Voltar ao início

Como as criptomoedas podem facilitar viagens internacionais?

Como as criptomoedas podem facilitar viagens internacionais?

Descubra as principais oportunidades no uso de moedas virtuais em viagens pelo mundo.

Santiago Juarros
Content Analyst
16/4/21

Ao se pensar em viajar para outro país, há muitas coisas a considerar: hospedagens, vistos, locomoção, etc. Entre as várias necessidades, dentre as quais um brasileiro encontra em uma viagem internacional, está, seguramente, o câmbio de moedas, ou seja, a troca entre a moeda local por valores correspondentes em moeda estrangeira.

Se a pessoa possui alguma criptomoeda, provavelmente não terá problemas para levar seus fundos consigo para outro país. Isso ocorre devido à natureza descentralizada desses ativos digitais. Eles não são emitidos por nenhum governo específico e funcionam exclusivamente de forma independente em suas próprias redes.

Devido ao contínuo preço alto do dólar e a falta de definição na política do Brasil, as taxas de trocar o Real por outra moeda são geralmente altas. Outro fator que pode demandar mais trabalho para quem precisa adquirir moeda estrangeira para viajar, é a falta de casas de câmbio com uma variada oferta de moedas diferentes.

Benefícios das criptomoedas para o viajante internacional

Diante das dificuldades existentes, ao se fazer uma viagem ao exterior, possuir criptomoedas facilita ao viajante, não apenas pelos custos baixos de transação, mas também, o fato de que, muitas vezes, as criptomoedas favorecem os pagamentos diretos, o que reduz o custo dos serviços de terceiros.

Outros benefícios do uso de criptomoedas, para viajantes internacionais, incluem:

Pagamentos instantâneos

De forma muito mais ágil, quase instantaneamente, as transações podem ser concluídas. A praticidade também está no fato de não haver necessidade de fazer uma visita ao banco, pois os fundos podem ser enviados diretamente de e para sua carteira digital.

Riscos de fraude reduzidos

A blockchain de criptomoedas, como o Bitcoin, é transparente, o que significa que todos na rede podem ver o caminho feito por essa moeda digital.

Segurança

Uns lugares mais, outros bem menos, apresentam riscos à segurança de um viajante internacional. A possibilidade de assaltos, furtos, mesmo no local de hospedagem, perdas e extorsão pode ser minimizada, em determinadas situações, carregando um menor volume de dinheiro impresso, ou mesmo cartão de crédito.

Acessibilidade irrestrita, independente de dias e locais na viagem

Desde que haja uma conexão de Internet estável, o viajante pode acessar facilmente sua moeda digital a qualquer momento, independente do funcionamento de bancos ou casas de câmbio.

Dicas para viajantes com dinheiro digital

Plataformas como o CoinMap apresentam locais que aceitam criptomoedas ao redor do mundo, assim, a pessoa em viagem pode traçar sua rota baseada na possibilidade de uso de suas criptomoedas.

E se o extrangeiro estiver preso em uma situação em que ninguém está aceitando seus pagamentos de criptomoeda, e ele não tiver dinheiro impresso? A melhor opção é rastrear e encontrar os caixas eletrônicos de criptomoeda no perímetro no qual a pessoa se localiza, o site Coin ATM Radar pode te ajudar nessa busca.

Conheça a melhor forma de guardar dólares para viajar

Países contrários ao uso de criptomoedas

Por outro lado, embora mais empresas em todo o mundo parecem aceitar pagamentos em criptomoedas, nem todos os governos veem os benefícios potenciais dessas moedas digitais. Na verdade, alguns países permanecem céticos sobre essas moedas e ainda não aceitam transações com elas. Determinadas nações baniram completamente o dinheiro digital, enquanto outras tentaram cortar qualquer apoio do sistema bancário e financeiro essencial para seu comércio e uso. É por isso que é crucial saber se o país ao qual se pretende viajar aceita esses ativos digitais ou não.

De qualquer forma, independente do seu destino aceitar moedas digitais, é sempre bom mantê-las em um local seguro e prático. Por isso, a Ripio oferece uma carteira digital totalmente intuitiva e protegida, para que a experiência da sua viagem fique completa.