Voltar ao início

Como as criptomoedas podem facilitar viagens internacionais?

16/4/21

Ao se pensar em viajar para outro país, há muitas coisas a considerar: hospedagens, vistos, locomoção, etc. Entre as várias necessidades, dentre as quais um brasileiro encontra em uma viagem internacional, está, seguramente, o câmbio de moedas, ou seja, a troca entre a moeda local por valores correspondentes em moeda estrangeira.

Se a pessoa possui alguma criptomoeda, provavelmente não terá problemas para levar seus fundos consigo para outro país. Isso ocorre devido à natureza descentralizada desses ativos digitais. Eles não são emitidos por nenhum governo específico e funcionam exclusivamente de forma independente em suas próprias redes.

Devido ao contínuo preço alto do dólar e a falta de definição na política do Brasil, as taxas de trocar o Real por outra moeda são geralmente altas. Outro fator que pode demandar mais trabalho para quem precisa adquirir moeda estrangeira para viajar, é a falta de casas de câmbio com uma variada oferta de moedas diferentes.

Como as criptomoedas podem facilitar viagens internacionais?

Benefícios das criptomoedas para o viajante internacional

Diante das dificuldades existentes, ao se fazer uma viagem ao exterior, possuir criptomoedas facilita ao viajante, não apenas pelos custos baixos de transação, mas também, o fato de que, muitas vezes, as criptomoedas favorecem os pagamentos diretos, o que reduz o custo dos serviços de terceiros.

Outros benefícios do uso de criptomoedas, para viajantes internacionais, incluem:

Pagamentos instantâneos

De forma muito mais ágil, quase instantaneamente, as transações podem ser concluídas. A praticidade também está no fato de não haver necessidade de fazer uma visita ao banco, pois os fundos podem ser enviados diretamente de e para sua carteira digital.

Riscos de fraude reduzidos

A blockchain de criptomoedas, como o Bitcoin, é transparente, o que significa que todos na rede podem ver o caminho feito por essa moeda digital.

Segurança

Uns lugares mais, outros bem menos, apresentam riscos à segurança de um viajante internacional. A possibilidade de assaltos, furtos, mesmo no local de hospedagem, perdas e extorsão pode ser minimizada, em determinadas situações, carregando um menor volume de dinheiro impresso, ou mesmo cartão de crédito.

Acessibilidade irrestrita, independente de dias e locais na viagem

Desde que haja uma conexão de Internet estável, o viajante pode acessar facilmente sua moeda digital a qualquer momento, independente do funcionamento de bancos ou casas de câmbio.

Dicas para viajantes com dinheiro digital

Plataformas como o CoinMap apresentam locais que aceitam criptomoedas ao redor do mundo, assim, a pessoa em viagem pode traçar sua rota baseada na possibilidade de uso de suas criptomoedas.

E se o extrangeiro estiver preso em uma situação em que ninguém está aceitando seus pagamentos de criptomoeda, e ele não tiver dinheiro impresso? A melhor opção é rastrear e encontrar os caixas eletrônicos de criptomoeda no perímetro no qual a pessoa se localiza, o site Coin ATM Radar pode te ajudar nessa busca.

Conheça a melhor forma de guardar dólares para viajar
Conheça a melhor forma de guardar dólares para viajar

Países contrários ao uso de criptomoedas

Por outro lado, embora mais empresas em todo o mundo parecem aceitar pagamentos em criptomoedas, nem todos os governos veem os benefícios potenciais dessas moedas digitais. Na verdade, alguns países permanecem céticos sobre essas moedas e ainda não aceitam transações com elas. Determinadas nações baniram completamente o dinheiro digital, enquanto outras tentaram cortar qualquer apoio do sistema bancário e financeiro essencial para seu comércio e uso. É por isso que é crucial saber se o país ao qual se pretende viajar aceita esses ativos digitais ou não.

De qualquer forma, independente do seu destino aceitar moedas digitais, é sempre bom mantê-las em um local seguro e prático. Por isso, a Ripio oferece uma carteira digital totalmente intuitiva e protegida, para que a experiência da sua viagem fique completa.