Voltar ao início

O que são stablecoins?

26/10/20

Para um investidor do mercado de criptomoedas, a palavra stablecoin não é desconhecida.
Você sabe o que é e como funciona uma stablecoin? Em nosso artigo, você aprenderá o fundamental sobre esse tema!

Pontos fortes e fracos das principais criptomoedas

As moedas digitais trouxeram uma revolução no sistema monetário, já que cada um de seus usuários possui controle total de seus valores, sem a dependência de bancos ou intermediários. A maior parte das criptomoedas também não estão ligadas a governos e órgãos centralizadores.

Mas nem tudo são flores no mundo dos ativos digitais. Num mercado aberto, especulativo e com pouca regulamentação; durante um mesmo dia o preço pode sofrer variações severas. Damos o nome dessas variações de preço de volatilidade, que faz com que este seja um um mercado de alto risco.

Por que a volatilidade é problema para alguns setores?

É verdade que a volatilidade traz muitos investidores ousados para o mercado de criptoativos, mas a variação brusca de valor deixa a adoção em larga escala de moedas digitais um pouco mais complicada.

Como seria possível usar uma criptomoeda para comprar um cafezinho se amanhã a cotação dela está sujeita brusca queda ou valorização? Para um comerciante ou mesmo o cliente, a forte variação de preço traz insegurança e um risco desnecessário para a situação comentada aqui.

Para investidores mais conservadores ou para momentos em que é necessário resguardar capital, a volatilidade acentuada também incomoda e uma solução precisava ser encontrada. É aqui que as stablecoins entram!

Tipos de stablecoins

O que é uma stablecoin? 

Stablecoins, ou uma moedas estáveis,  são criptomoedas que possuem seu preço atrelado a um outro ativo mais tradicional e menos volátil. É comum que o ativo escolhido para que essas moedas sejam pareadas seja uma moeda fiduciária, como o dólar americano. 

Também existem casos como o da Paxos Gold, que é uma criptomoeda lastreada em ouro. Isso significa que o preço de sua unidade flutua de acordo com o preço do ouro. 

Podemos ainda citar o caso da DAI, que apesar de sua paridade com o dólar, usa como respaldo uma outra criptomoeda chamada Ethereum. Interessante, não é?Agora que já entendemos o que é uma criptomoeda estável, é hora de conhecermos melhor uma delas, o USDC.

O que é uma stablecoin?

USD Coin

A USD Coin, também conhecida como USDC, é uma stablecoin desenvolvida por duas reconhecidas empresas do mundo cripto. Como já seria esperado, cada unidade dessa criptomoeda vale um dólar americano. Para cada unidade de moeda emitida, um dólar é depositado em uma conta como garantia, de forma auditada.

USDC ou USD Coin

Exemplos de outras stablecoins

O mercado de criptomoedas possui ainda muitas outras criptomoedas estáveis que valem a pena ser mencionadas. A mais famosa dela é o Tether, chamada também de USDT. Ainda podemos citar a True USD (TUSD) e a Gemini Dollar (GUSD), que se apresenta como uma stablecoin que funciona de acordo com a Lei Bancária de Nova York, além de ser licenciada pelo Estado de Nova York.

Viu como entender o funcionamento de uma stablecoin é bem mais simples do que parece?

Para continuar a aprender mais sobre o universo das criptomoedas, continue acompanhando o nosso blog!