Voltar ao início

Como comprar Bitcoin de forma segura

Como comprar Bitcoin de forma segura

Pensando em comprar Bitcoins mas não sabe como? Confira o passo a passo e saiba como comprar Bitcoin em 5 etapas.

Santiago Juarros
Content Analyst
12/9/22

Como comprar Bitcoin? Confira o passo a passo na prática

Se você está interessado em saber como comprar Bitcoin (BTC), a gente já te adianta: não tem muito segredo. No entanto, também precisamos te dizer que é preciso saber como negociar em segurança e fazer valer o seu investimento.

Tudo pronto? Esperamos que faça uma boa leitura para compreender a mais popular entre as criptomoedas do mercado. Saiba como começar a investir e quais os cuidados você deve ter quando começar a comprar BTC.

O que é Bitcoin?

Se você está chegando agora no mundo das criptomoedas, vamos lembrar alguns conceitos sobre o que é Bitcoin e como funciona esta criptomoeda. Agora, se você já está mais por dentro sobre o tema, pode ir direto para o próximo tópico para saber como comprar e vender essa moeda.

O BTC é uma moeda virtual utilizada via internet para realização de pagamentos, recebimentos, trocas e serviços. Essa cripto funciona em uma rede blockchain, tecnologia que armazena dados criptografados de todas as operações da criptomoeda no mundo, garantindo a segurança das informações.

Todo esse trabalho é feito de forma descentralizada, ou seja, o Bitcoin é diferente de outras moedas fiduciárias, como real e dólar, por não ser emitido e nem controlado por órgãos centrais. 

Há três formas de se obter BTC:

  • Aceitando a moeda como forma de pagamento em seu negócio;
  • Minerando;
  • Comprando de alguém ou de alguma exchange.

Novas unidades da moeda são criadas por um processo chamado de mineração. Para isso, é preciso ter um computador com um excelente hardware. Muitos optam por utilizar uma exchange para comprar BTC e outras criptomoedas, pois o processo de mineração pode ser oneroso demais para quem quer começar a investir.

Como comprar Bitcoin no Brasil?

A primeira coisa que você precisa saber é que, considerando que o BTC é uma moeda descentralizada e independente de governos ou instituições bancárias, as suas transações são feitas de duas formas: direta (o chamado método peer-to-peer) ou por intermédio de plataformas especializadas.

A exchange torna possível que você compre Bitcoin e outras criptomoedas e também faça a venda das suas moedas digitais na plataforma. Esse método é mais acessível e intuitivo, uma vez que a negociação direta exige um conhecimento avançado em redes de código aberto e programação. 

Por isso, vamos focar na maneira mais prática de comprar BTC no país: 

1. Escolha a exchange

As exchanges de criptomoedas funcionam da mesma forma que as alternativas do mercado tradicional,ou seja, elas permitem a negociação de compra e venda de ativos sob uma plataforma intuitiva e de fácil acesso. No caso das criptomoedas, as exchanges permitem as seguintes atividades:

  • Comprar e vender Bitcoin e outras criptomoedas;
  • Depositar e sacar dinheiro da carteira de BTC;
  • Suporte de dúvidas e conteúdo informacional;
  • Integração com diversas instituições financeiras.

Há diversas exchanges disponíveis no mercado brasileiro e antes de ingressar em uma delas, lembre-se de checar a reputação da empresa e verificar se há mecanismos de segurança. 

2. Abra sua conta

Depois de escolher a exchange, é hora de abrir a conta na plataforma. O processo de cadastro costuma ser parecido entre uma plataforma e outra: você deve informar seus dados pessoais e a conta do banco que será atrelada para a transferência de reais.

A validação dos dados é feita com a criação de um login e senha forte, e a solicitação de algumas palavras de segurança. A abertura de conta costuma ser gratuita e você só precisa informar seus dados para começar a negociar. 

3. Envie dinheiro para a conta

Depois de validada a conta, é preciso enviar saldo em reais para começar a negociar. Sendo assim, integre sua conta corrente à exchange para fazer as transferências. Depois disso, basta utilizar o saldo em reais para comprar criptomoedas. 

Antes de fazer o depósito, não se esqueça também de conferir como funcionam as taxas cobradas pela plataforma, para não correr o risco de não ter o dinheiro certo para comprar a quantidade de BTC que deseja. Boa parte das plataformas não cobram taxas na compra, apenas nos saques realizados. De qualquer forma, é importante conferir para evitar surpresas.

Outra questão importante é verificar o seu limite de transações na plataforma. Mais uma vez, este dado pode variar de acordo com a plataforma. Esse limite determina quanto você pode depositar e sacar em um determinado período de tempo, como um dia, uma semana ou um mês.

Quem quiser aumentar o limite operacional precisará comprovar que tem renda e patrimônio suficientes que justifiquem um limite maior, enviando à plataforma documentos como extrato bancário, comprovante de renda, de investimentos em aplicações financeiras, cópia da declaração de Imposto de Renda ou escrituras de imóveis.

Alguns cuidados para comprar Bitcoin com segurança

Assim como com o dinheiro físico, é necessário tomar alguns cuidados para investir com segurança em BTC e não ter problemas com fraudes ou até mesmo roubo da sua carteira de criptomoedas. Para evitar que isso aconteça, siga as dicas que separamos para você:

Faça cópias de sua carteira

Quando você compra Bitcoin, as suas moedas vão para uma carteira da plataforma. Além da plataforma, é possível utilizar carteiras independentes. Esse tipo de dispositivo tem a função de guardar o seu dinheiro e ainda permite que você realize transações, como envio e recebimento. 

Existem diversos tipos de carteiras de criptomoedas disponíveis, como as desktop, móveis (celular), hardware, online e em papel. Para proteger a sua carteira, uma opção é fazer várias cópias e de forma regular. Opte por mais de um local seguro para armazenar esses dados, como nuvem, outro computador, um HD externo, pen drive etc.

Proteja a sua identificação

Sempre resguarde sua identidade, dados e informações sobre seus processos, transações, compra e venda de criptomoedas. Desta forma, você dificulta consideravelmente o trabalho dos criminosos virtuais.

Sempre deixe ativado o 2FA na sua conta – esse passo a mais no login ou em operações de saque ajuda e aumenta a segurança. Evite também passar informações referentes à sua carteira,plataforma ou operadora de compra e venda de ativos virtuais.

Vantagens de investir em Bitcoin

Agora que você entendeu como funciona o mercado de Bitcoin e a compra de criptomoedas, descubra quais são os fatores que têm levado os brasileiros a investir no mercado cripto.

Custo das transações

Os custos ao realizar as operações de compra, venda e troca são bem inferiores aos praticados no mercado tradicional.

Ou seja, você consegue economizar com este tipo de operação, fazendo com que seu dinheiro tenha maior rentabilidade.

Descentralização do governo

Como dito anteriormente, a maior vantagem do BTC é o fato de não ser emitido e regulado por nenhum órgão federal, como Banco Central ou Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por exemplo. 

Desta forma, isso evita que, durante uma crise financeira do país, o governo confisque seu dinheiro. Além disso, as taxas costumam ser menores por conta da independência de um órgão centralizador.

Comercialização

O BTC pode ser utilizado em qualquer país do mundo, não sendo necessária a compra do dólar em casos de viagens ou compras internacionais, por exemplo. O Bitcoin já está sendo aceito como forma de pagamento no comércio online e, aos poucos, em lojas físicas.

Outra forma de trocar o BTC em dinheiro é por meio das casas de câmbio. Como ocorre com as moedas estrangeiras, essas empresas realizam a conversão para a moeda de seu interesse (real, dólar, euro).

Valorização futura

Muitos especialistas apostam na valorização das criptomoedas para os próximos anos, uma vez que seu mercado vem crescendo e a tecnologia blockchain é utilizada como base para diferentes tipos de aplicações.

Em 2021, de acordo com o Banco Central, os brasileiros investiram mais de R$ 23 bilhões em criptoativos no país. Só em agosto daquele ano foram negociados cerca de R$ 3 bilhões na compra de criptomoedas, número superior aos investimentos mais tradicionais.

Agora que você já sabe como comprar Bitcoin, que tal continuar por dentro de todas as informações sobre o mercado cripto?