Hoje, qualquer pessoa interessada em investir e comprar criptomoedas pode adquirir Bitcoin (BTC), por exemplo, de forma descomplicada. Um dos primeiros passos é saber utilizar um conversor de Bitcoin para real, especialmente se você tem a intenção de ganhar dinheiro com a valorização dessa cripto.
Porém, antes de ingressar nesse processo, é importante que você entenda como a conversão da criptomoeda para o real é feita. A grande questão relacionada à conversão da moeda virtual em dinheiro é o custo, já que para realizá-la é preciso ter em mente que será necessário pagar algumas taxas.
Ficou curioso para entender esse processo? Então, confira o texto a seguir e saiba como converter BTC em real de forma simples e prática.
Qual o valor de 1 BTC em real?
Estabelecer um preço exato para o BTC (e todas as outras criptomoedas) é uma tarefa complicada, uma vez que são ativos altamente voláteis e que mudam a cada movimentação do mercado.
O preço da criptomoeda varia de acordo com a lei da oferta e da demanda, processo semelhante à forma que a precificação de produtos acontece no geral. Assim, o valor da cotação do BTC será a quantia descrita nas ordens de venda que estão sendo executadas naquele momento.
Imagine que a cotação do ativo seja de R$ 12 mil em um determinado momento: isso significa que, de um lado, existem vendedores pedindo esse valor nas ordens de venda, e, do outro lado, há compradores aceitando a negociação.
Portanto, não existe algo como “o real valor do Bitcoin”, assim como não existe o real valor de um imóvel, por exemplo.
Vale lembrar que o BTC é um recurso limitado, diferentemente das moedas centralizadas, que podem ser emitidas de acordo com a determinação dos governos. Especialistas estimam que a produção do BTC se encerrará definitivamente por volta de 2140. E essa escassez é uma das responsáveis pela sua valorização.
Quanto custa para transformar BTC em real?
Antes de escolher a exchange com a qual você utilizará um conversor de BTC, é possível fazer estimativas por meio de um conversor de moedas. Assim, você terá uma previsão do quanto deverá receber (desconsiderando eventuais taxas) e saberá se a troca vale a pena ou se é melhor aguardar uma nova alta.
Um conversor de moedas virtuais nada mais é que um site ou aplicativo que permite você acompanhar em tempo real a cotação da moeda em questão.
Os prazos e taxas para converter BTC em real dependem da forma que você está realizando a operação. Isso porque os custos dependem de alguns fatores, como qual exchange você usa e com que velocidade a transação é processada.
Por que a velocidade da transação influencia na taxa?
Por operar com base em uma blockchain, o BTC exige que uma cadeia de nós seja formada por informações sobre as transações que são feitas com a moeda. Para que esses nós se integrem à blockchain do Bitcoin, eles dependem da ação dos mineradores.
Como há muitas transações ocorrendo ao mesmo tempo, os mineradores costumam priorizar as transações cujas taxas de operação são maiores. Por conta disso, elas são processadas com maior rapidez. É por causa disso que há uma variação tão grande nas taxas aplicadas, já que elas variam conforme a velocidade de transação desejada.
Calculadora online para conversão de Bitcoin
Para saber o preço exato de uma criptomoeda no momento da compra, você pode utilizar uma calculadora de conversão. Essa opção de ferramenta está disponível nas principais exchanges e plataformas de negociação cripto do mercado, e podem ser utilizadas antes de você realizar a operação de compra e venda.
A calculadora de conversão ajuda o investidor a planejar os gastos com a compra de um ativo, já com as taxas de administração inclusas e o câmbio atualizado da cripto desejada.
A Ripio disponibiliza uma calculadora de criptomoedas prática e intuitiva para todos os usuários da plataforma.
Documentos necessários para converter BTC em real
A documentação exigida para a negociação de criptomoedas é bem simples e tende a não variar muito de plataforma para plataforma. Na Ripio, por exemplo, a utilização dos serviços de saque e aumento dos limites depende de apenas três itens, sendo eles:
- Um documento de identificação escaneado;
- Um comprovante de endereço;
- Dados bancários vinculados ao CPF do titular.
Conversor de BTC para real: quatro passos para a conversão
Após se informar sobre as taxas e reunir os documentos necessários para o câmbio, você finalmente está pronto para solicitar o câmbio das suas unidades/frações de BTC para reais. Vamos lá?
Primeiramente, você precisa utilizar uma plataforma que permite transferir esses valores para uma conta bancária. Geralmente, esse tipo de ferramenta possibilita a consulta do saldo em reais e em criptomoedas, e a negociação de compra e venda.
Vale destacar também que existem plataformas para comprar criptomoedas que permitem transferir valores para a transação por meio de cartões de crédito. Por isso, apesar dos passos serem geralmente parecidos, podem haver variações e possibilidades extras que valem a pena serem avaliadas individualmente. Confira o passo a passo a seguir:
Acesse a sua carteira de Bitcoin
Para trocar o BTC por dinheiro, o primeiro passo é acessar a sua carteira virtual e verificar o saldo disponível. Essa informação é atualizada diariamente em virtude da variação na cotação da moeda. Por isso, lembre-se de avaliar no ato da transação se o câmbio realmente faz sentido.
Em alguns casos, para que essa transação seja feita, é exigido um saldo mínimo, que varia conforme a carteira utilizada. Como existem inúmeras carteiras disponíveis no mercado, é necessário avaliar quais são as regras e procedimentos adotados por aquela que você utiliza.
Verifique o quanto deseja transferir
Com as informações sobre o seu saldo em mãos, o próximo passo é a definição acerca da quantia que você deseja transformar em reais.
Vale lembrar que é necessário estar atento às regras quanto ao valor mínimo e ao valor máximo disponíveis para a transação. Essa informação também pode variar, por isso, atente-se às regras aplicáveis ao seu caso.
Acesse a sua conta
Após definir qual será o valor transferido, é necessário acessar a sua conta e selecionar a opção de depósito em dinheiro usando BTC. Vale destacar que nessa etapa da transação será cobrada uma taxa que tem diversas variantes e que também depende da carteira que você utiliza.
Preste atenção nos valores cobrados, e caso perceba que as taxas tornam a conversão pouco atraente, é válido cogitar aguardar uma nova alta para converter seu BTC em real.
Confirme a transação
Após preencher as informações solicitadas pelo site e informar o valor da transação, o dinheiro será transferido da carteira de BTC para a sua conta, de acordo com os parâmetros previamente definidos. Lembre-se que as transações feitas com a moeda não podem ser revertidas, então tenha cuidado para preencher todas as informações corretamente.
Vale pontuar que essa característica está ligada à própria tecnologia utilizada pelo Bitcoin e à segurança de suas operações, e que, apesar de poder parecer inconveniente à primeira vista, ela faz toda a diferença na segurança das suas transações.
Outras formas de resgatar BTC em real
Além da solicitação do pedido por meio da sua carteira de criptomoedas, há outras formas de transformar BTC em reais, como o Bitcoin ATM, as transações peer-to-peer (P2P) e os câmbios em empresas que aceitam BTC como forma de pagamento, conforme explicaremos abaixo.
Bitcoin ATM
Bitcoin ATM é uma espécie de caixa eletrônico, igual ao que utilizamos nas transações de instituições financeiras. A diferença é que essa máquina opera com a compra e saque das moedas virtuais diretamente da carteira do usuário usando moedas fiduciárias.
Se você é uma pessoa investidora que gosta de diversificar suas criptomoedas, temos uma boa notícia: alguns modelos de ATM oferecem opções de compra e venda de outras moedas virtuais além do BTC.
O processo de saque no Bitcoin ATM é bem simples: o usuário realiza a solicitação de saque, envia as moedas virtuais para a máquina e ela oferece o pagamento em espécie.
Vendas P2P
Outro meio de converter BTC em real é por meio de negociações de vendas feitas de pessoa para pessoa, chamadas geralmente de peer-to-peer (P2P).
Muitos usuários e detentores de cripto realizam negociações por intermédio de plataformas como o Mercado Livre e Paypal, sendo um processo relativamente intuitivo. Todavia, é importante destacar que esse tipo de método de compra e venda de moedas virtuais não é totalmente seguro.
Por isso, recomendamos que você só faça esse tipo de negociação se souber com certeza que se trata de um negócio confiável, e sempre prefira as plataformas especializadas de negociação.
Quais empresas aceitam Bitcoin como forma de pagamento?
Uma forma diferente de transformar a sua criptomoeda em “dinheiro” é utilizando-a para a compra de produtos ou serviços. Atualmente, muitas empresas têm aderido às criptomoedas como meio de pagamento, sem exigir intermediação para conversões. Assim, você pode comprar o que deseja sem precisar passar pelas inconveniências do câmbio.
As pioneiras dessa iniciativa foram as lojas virtuais, e até hoje são elas que se destacam quando o assunto é pluralidade de formas de pagamento. Entretanto, tem aumentado significativamente o número de estabelecimentos físicos que também aceitam BTC.
Para localizar onde estão esses estabelecimentos, acesse o site CoinMap. Nele, além de encontrar os locais que aceitam cripto como meio de pagamento, é possível conferir inúmeras informações sobre a temática. Outra forma de utilizar criptomoedas como forma de pagamento é através do Ripio Card.
Conclusão
Como visto, o conversor de Bitcoin é uma ferramenta prática para quem deseja negociar criptomoedas em reais.
A expansão e popularização do BTC têm garantido facilidade para comprar, vender e transformar essa criptomoeda em dinheiro. Isso demonstra que o investimento em cripto tende a ganhar cada vez mais adeptos, popularizando-se ainda mais pelo mundo. Um excelente sinal para quem sonha com uma valorização ainda maior dessa moeda.