Voltar ao início

O que é um nó?

O nome e o conceito de nó fazem referência à arquitetura de qualquer blockchain. Ao invés de seguirem a lógica de um servidor central, que recebe informações e as devolve aos clientes (modelo conhecido como cliente-servidor), as blockchains funcionam com sistemas de rede onde todos os participantes (ou nós) fazem algum trabalho para a rede.

A principal diferença entre os nós é se participam ou não da mineração da rede. Os nós mineradores “rodam” versões completas da blockchain (já fizeram download do cliente e de todo o histórico de transações), além de participar da mineração, fornecendo poder computacional para realizar transações.

O que é um nó?
Além dos nós de mineração, também existem os nós completos, que fortalecem as redes e participam da sua governança.

Por sua vez, os nós completos, embora tenham outras funções, não participam da mineração. Porém, desempenham muitos outros papéis: mantêm cópias atualizadas da blockchain e podem criar carteiras, possuindo total controle sobre suas criptomoedas.

A existência de nós completos também é uma maneira de fortalecer a rede, pois, quanto maior for o número de cópias da blockchain, mais robusta será a rede. Além disso, estes nós desempenham um papel fundamental dentro da governança da cadeia de blocos.