NFT, cultura e entretenimento descentralizados
As características dos tokens não fungíveis. As usabilidades do NFT na Web3, no metaverso e nos jogos em blockchain. Saiba mais sobre os marketplaces: as lojas onde os NFTs são comprados.
Guias
O NFT é um token não fungível que representa um ativo digital único e exclusivo, cuja principal utilidade é atribuir propriedade e diferenciar todos os tipos de pacotes de dados registrados na blockchain, como terrenos, propriedades de uma empresa, músicas, imagens ou personagens de jogos. Por esse motivo, no ecossistema cripto, a importância dos NFTs não é apenas econômica, mas também cultural.
Diferente das criptomoedas, que são tokens equivalentes e substituíveis (ou seja, fungíveis), os NFTs são únicos e identificáveis: mesmo havendo dois com o mesmo valor e aparência, cada um é diferente em seu conteúdo e um não pode substituir o outro.
Uma pintura, por exemplo, não é fungível: não há duas iguais, já que mesmo fazendo uma réplica exata, a cópia não será a pintura original e nem valerá o mesmo. Uma arte NFT, ou “arte criptográfica”, adiciona uma camada extra de informações imutáveis sobre a originalidade e a singularidade da obra, o que também traz direitos autorais garantidos ao seu criador e aos seus proprietários.
Os NFTs também estão relacionados com o entretenimento, não apenas como colecionáveis ou como área de interesse marcante pelo aspecto gráfico que a maioria possui, por exemplo, mas também na forma de personagens ou como itens em jogos, permitindo que os gamers se sintam parte daquele mundo e recebam recompensas por seu desempenho, suas horas de jogo, sua habilidade ou criatividade.
Por outro lado, os NFTs são fundamentais para o metaverso. Nesse ambiente digital fortemente conectado, as criptomoedas, as economias tokenizadas e os NFTs podem servir a muitos propósitos. Um token não fungível pode ser exibido no metaverso ou utilizado como avatar, personagem ou mascote, e há muitos outros projetos do metaverso que vendem terrenos digitais no formato de NFTs.
À medida que mais indústrias culturais e criativas entram no mundo NFT, os marketplaces se tornam um lugar cada vez mais interessante para comercializar a produção artística e de entretenimento. Os marketplaces de NFTs são lojas digitais onde os ativos cripto são negociados por criptomoedas.
Nessas lojas, os artistas e criadores de NFTs podem publicar, distribuir e vender as suas obras definindo as condições e determinando um preço. O processo é mediado por smart contracts, portanto, essas condições são sempre respeitadas e protegem o uso da obra nos termos estabelecidos pelo artista.
Comprar uma obra de arte, uma música ou uma peça de merchandising de um artista é tão fácil em um marketplace NFT quanto em sites tradicionais. Os catálogos são de fácil navegação, com interfaces simples e amigáveis, onde as informações são muito claras. A única coisa que muda é a forma de pagamento: não sendo por cartões ou transferências de dinheiro, mas em pagamentos com tokens por meio das interações com as carteiras Web3, como o Ripio Portal.
Os jogos NFT são frequentemente incluídos na categoria de play-to-earn, onde o usuário tem uma recompensa pela sua lealdade e desempenho, em vez de apenas estar em uma determinada classificação. Isso incentiva jogos como o Axie Infinity, que tem uma enorme quantidade de personagens e itens para escolher. Projetos desse porte costumam ter o seu próprio marketplace.