A infraestrutura cripto da Web3
Saiba a importância da tecnologia blockchain na Web3, a participação dos tokens fungíveis e não fungíveis na internet descentralizada, e veja o uso das criptomoedas na Web3.
Guias
A Web3 é uma internet contemporânea das redes blockchain, dos sistemas tokenizados e das criptomoedas, e é uma internet onde as ações e os conteúdos podem ser validados e processados sem a necessidade de terceiros, utilizando as ferramentas do universo cripto.
Uma blockchain é uma rede de computadores descentralizada, onde os seus membros compartilham recursos (como armazenamento e poder computacional). É como se fosse um livro contábil digital, onde as transações de uma criptomoeda são documentadas e outras ações são registradas. A blockchain e os seus registros são protegidos por criptografia (daí que vêm as criptomoedas) e estão interconectados, a ponto de ser inviável alterar um registro feito na rede.
Essas redes funcionam como um grande computador descentralizado, cujo uso é baseado em diferentes “programas” chamados de smart contracts (contratos inteligentes). E a estrutura de um protocolo determina o funcionamento de uma rede, serviço ou produto na blockchain.
A segurança da rede também é definida pela mineração. Há diversas formas de minerar, sendo uma delas quando o usuário "empresta" poder computacional para validar os processos de cada transação e registro da rede.
A validação de uma transação é dada pela própria rede, mas a mineração ajuda a proteger o ecossistema ao recompensar os mineradores com incentivo econômico, pois eles são pagos em criptomoedas por validar cada bloco gerado na rede.
De modo tradicional, um token é um objeto físico ou digital que tem valor em seu contexto ou comunidade, mesmo que sua própria materialidade não contenha esse valor. Alguns exemplos de token são as fichas de cassino ou as notas de dólar.
Diferente do tradicional, o token do mercado cripto é usado para representar coisas diferentes dependendo de cada projeto: desde uma quantia em dinheiro ou uma taxa de participação em um projeto, até mesmo um personagem ou item de um jogo. Um token também pode ser uma peça de propriedade em uma música ou uma participação no desempenho de um pool de liquidez.
Existem tokens fungíveis (idênticos e substituíveis) e tokens não fungíveis (únicos e insubstituíveis). Alguns tokens são criptomoedas, já outros podem ser de utilidade, de comunidade ou de segurança.
As criptomoedas são tokens que funcionam em uma blockchain e que cumprem a função de moeda: ou seja, são formas de dinheiro digital que são válidas nas comunidades cripto e nos mercados tradicionais de produtos e serviços.
Suas transações são protegidas com criptografia, o que as torna bem mais difíceis de quebrar e os usuários conseguem operar com mais privacidade. Além disso, com essas moedas, o valor transferido mantém o anonimato do usuário para o restante da rede, que é descentralizada e não é controlada por nenhum governo ou empresa.
As criptomoedas servem como uma reserva de valor ou como forma de pagamento para efetuar transferências. Nesse sentido, elas são a coisa mais próxima do “dinheiro digital”, uma forma perfeita de dinheiro para a era da Web3 descentralizada.