Voltar ao início

Axie Infinity: o que é e como funciona?

Axie Infinity: o que é e como funciona?

Já imaginou ganhar dinheiro com um videogame sem ser um gamer? Confira aqui o que é o Axie Infinity e como ele funciona!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

Já imaginou poder ganhar dinheiro por meio de um jogo, mas sem necessariamente ser um gamer profissional? Por incrível que pareça, isso é possível no universo cripto por meio do Axie Infinity, jogo que vem revolucionando a indústria dos games. 

O jogo utiliza a tecnologia blockchain para criar uma economia digital, na qual você pode trocar as moedas internas por dinheiro real. Além disso, dá para negociar o criptoativo AXS diretamente entre outros usuários, como qualquer cripto do mercado. 

Ficou interessado? Fique ligado no texto de hoje que responderemos às principais dúvidas sobre o assunto!

O que é Axie Infinity?

Lançado em 2018, o Axie Infinity funciona em modelo play-to-earn (jogar para ganhar). Ele é baseado na tecnologia blockchain, o que significa que o jogo funciona de forma descentralizada, e, ainea, ele oferece pagamentos em cripto. 

O jogo é definido como uma mistura de Pokémon com Tamagochi, em que você treina criaturas, chamadas de Axies, para as batalhas. Além disso, é possível caçar, reproduzir, comprar e vender os Axies, que são também os NFTs (tokens não fungíveis) do jogo — portanto, esses ativos têm valor de mercado.

De modo geral, o intuito do jogo é gerar valor com o seu Axie. Além deles, o game também tem características únicas, como habilidades, terrenos, acessórios, etc. Tanto os Axies como os outros itens do jogo têm valor e podem ser trocados por Ether (ETH), que, por sua vez, pode ser trocado por dinheiro.

Como funciona o jogo?

O Axie Infinity funciona da seguinte maneira: você precisa de pelo menos um conjunto de três Axies para poder batalhar tanto online como offline. 

É possível enfrentar outro jogador que também tenha três Axies ou controlar os bichinhos por meio de inteligência artificial (AI). As recompensas são maiores quando você joga com outros jogadores, mas as batalhas contra a AI são mais fáceis.

Cada Axie possui quatro atributos, sendo eles: vida, velocidade, habilidade e moral. Esses atributos têm funções próprias, determinadas por meio das partes do corpo e acessórios de cada um, como olhos, orelhas, boca, chifre, costas e cauda.

Os personagens têm recursos que podem ser explorados ao longo da batalha. Escolher os Axies de forma estratégica dá mais chances de derrotar o adversário — por isso, é importante entender a dinâmica do jogo para conseguir calcular o dano contra o adversário. Para isso, é importante entender a classe da carta de ataque e fazer a comparação com a classe do Axie do inimigo que está defendendo.

O que é AXS?

O AXS é o token nativo do jogo, que está hospedado na blockchain Ethereum. A cripto dá poder de participação aos jogadores, além de servir como moeda de troca dentro do universo do game.

Com ele, o jogador pode participar das decisões do jogo, votando sobre os mais variados temas relacionados a ele. Além disso, o token também serve como meio de pagamento e para staking. 

Ainda, ele pode ainda ser utilizado em uma estratégia de investimentos como forma de diversificar a carteira ep ara isso você não precisa necessariamente jogar o Axie Infinity. O token é vendido como qualquer outra criptomoeda de maneira direta (P2P) ou por meio de exchanges especializadas.

Como negociar AXS?

É possível negociar AXS sem precisar jogar. Para isso, você deve se informar na exchange de sua escolha sobre a possibilidade de transacionar a criptomoeda pensando na valorização dela e levando em consideração o mercado de jogos baseado em blockchain

Vale lembrar que o AXS possui características diferentes de criptos como Bitcoin (BTC) e Polkadot (DOT), pois serve como token de governança. O crescimento do jogo impulsionou a criptomoeda no mercado com valorização significativa: em 2021, a AXS teve alta em média de 7,16 mil %.

Como ganhar dinheiro jogando Axie Infinity?

Ao jogar Axie Infinity é possível ganhar dois tipos de tokens nativos do jogo: o Axie Infinity Shards (AXS) e o Small Love Potions (SLP). 

O AXS serve como um token de governança, permitindo que os seus detentores participem do desenvolvimento do jogo, como apontamos anteriormente. Já o SLP é o utilizado internamente para criar outros Axies com habilidades e características únicas a partir da reprodução de dois Axies já existentes. 

Como há demanda por novos Axies, há também por SLP. Isso quer dizer que existem jogadores dispostos a comprar os seus SLPs, e as transações de compra e venda podem ser feitas por meio de plataformas autorizadas.

Conforme for aprimorando as habilidades dos Axie e acumulando SLPs, o jogador pode enviar as suas moedas para uma plataforma que as aceite, podendo posteriormente trocar SLP por outras criptos ou por moedas fiduciárias. 

O que fazer para jogar Axie Infinity?

Ficou interessado em jogar? Então, o primeiro passo é montar um time inicial com três Axies. Você pode escolher entre diversas opções de animais e habilidades diferentes. Existem classes de réptil, planta, água, pássaro, mecânico, inseto etc. O cadastro e a compra dos personagens é feita pelo site oficial do jogo.

Confira o passo a passo:

  1. Crie uma conta na Ronin, a wallet (carteira) do jogo;
  2. Crie uma conta no Ripio Portal, a carteira Web3 da Ripio que permite enviar e retirar fundos do mundo Axie. Dessa forma, será possível enviar fundos da sua carteira para o marketplace (loja) do Axie Infinity e vice-versa;
  3. Acesse o marketplace do Axie Infinity com o seu usuário e senha da Ronin;
  4. Envie ETH para a sua conta do Ripio Portal e transfira para a carteira Ronin. Essa função de ponte feita pela Ripio Portal é necessária, pois a rede Ethereum e a Ronin possuem duas blockchains diferentes, sendo necessário um elo de comunicação entre ambas;
  5. Após fazer essas transações, compre os Axies dentro do marketplace. Você deve montar seu grupo de pelo menos três Axies para poder batalhar;
  6. Baixe o jogo pelo site oficial do Axie Infinity da versão específica do seu dispositivo (Windows, Mac, Android ou iOS);
  7. Entre no aplicativo do programa, faça o login, sincronize os Axies comprados anteriormente, monte seu time e comece a jogar!

Saiba mais: Como usar Ripio Portal para explorar a Web3

Tem como jogar sem pagar?

Nem todo mundo tem o valor ou quer arriscar de cara entrar no mundo Axie. Para resolver esse problema, foi desenvolvido um modelo de negócio chamado Scholarship (bolsa de estudo). 

O dono de uma Scholarship é alguém que joga há mais tempo e possui vários Axies. Essa pessoa, então, aluga os seus bichinhos para outros jogadores em troca de uma comissão (em média, 50% dos ganhos) em SLP. 

Embora também seja cobrada uma taxa adicional, esse é um modelo que vale a pena para quem está se familiarizando com o jogo.

Vale a pena investir em AXS?

É fato que os jogos com tecnologia blockchain são uma tendência. Contudo, sabemos que o mercado de criptomoedas tem muitas oscilações, tornando difícil fazermos previsões. O importante é estar atento às inovações e atualizações do Axie Infinity para saber se elas serão bem aceitas pelos usuários, bem como à quantidade de transações de AXS no mercado.

Lembre-se que qualquer cripto é altamente volátil, o que exige planejamento e uma boa dose de paciência para lucrar no longo prazo.