Voltar ao início

DAO e governança: participação descentralizada

DAO e governança: participação descentralizada

Organizações autônomas descentralizadas na Web3. Governanças, participação, investimentos e propriedades coletivas. Deliberação dentro da on-chain versus off-chain.

As DAOs são uma forma de organização do ecossistema de criptomoedas. A sigla significa “Decentralized Autonomous Organization”, ou seja, organização autônoma descentralizada, que é um grupo de pessoas reunidas por uma causa, missão ou interesse comum, que usa ferramentas blockchain, como smart contracts e tokens, para debater, votar e financiar as suas ações. 

A internet e a interação Web3 é a área onde as DAOs deliberam e operam, com um formato que pode se assemelhar ao das cooperativas ou ONGs, mas com suas peculiaridades. As DAOs podem efetivamente dispensar estruturas hierárquicas e funcionar de forma descentralizada, recorrendo a sistemas de validação, votação e automação, por meio dos smarts contracts e das transações cripto. Muitas dessas organizações administram fundos coletivos usando essas mesmas ferramentas, que garantem que as condições dos acordos sejam cumpridas. 

Os membros de uma DAO podem contribuir com fundos em criptomoedas e fazer parte de uma propriedade coletiva. Houve até o caso de uma DAO tentando comprar a Constituição dos EUA e de outras que possuem prédios que administram coletivamente. 

As DAOs também aceitam doações ou podem realizar operações comerciais e investimentos coletivos. E como chegar a um acordo sobre o que é e como usar esses fundos? Através de votações, que podem ser realizadas sem qualquer órgão intermediário. 

DAO e governança: participação descentralizada

Em resumo, uma DAO é uma organização de pessoas que se reúnem em torno de um interesse comum ou uma missão. Ela é financiada por criptomoedas e coordena as suas ações por meio de um conjunto de regras transparentes escritas com código-fonte em smart contracts e que são publicadas e protegidas pela blockchain. Isso faz com que essa organização trabalhe de forma transparente e distribuída. 

Por outro lado, os projetos, as plataformas e os protocolos do ecossistema cripto podem ser gerenciados em on-chain ou off-chain, conceitos que coincidem, às vezes, com os modelos descentralizados e centralizados. 

Em outras palavras, on-chain é um tipo de governança que ocorre por meio dos mecanismos da própria blockchain — como os tokens de governanças e os smart contracts — que, na maioria das vezes, funcionam de forma descentralizada. As DAOs, por definição, são tratados dessa maneira. Por outro lado, off-chain é o modelo tradicional, em que uma pessoa ou um pequeno grupo lida com os tópicos do projeto de forma discricionária.