Voltar ao início

dApps, os aplicativos descentralizados

dApps, os aplicativos descentralizados

dApps são aplicativos descentralizados com suas próprias redes, uso de tokens e criptomoedas, e benefícios para os usuários que os utilizam.

As criptomoedas e os tokens não são as únicas ferramentas do mercado cripto. A tecnologia blockchain permite a criação de todo tipo de desenvolvimento computacional, incluindo os dApps. Os aplicativos descentralizados são semelhantes aos aplicativos tradicionais, embora funcionem de forma descentralizada e foque mais nas possibilidades do usuário do que no modelo de negócios da empresa que os cria. Seguindo a filosofia cripto, a sua operação busca ser mais segura, privada, direta e transparente para os usuários.

Os dApps operam em blockchains e usam seus sistemas de validação de identidade e propriedade, como os protocolos de consenso ou o uso de endereços e chaves cripto. Os maiores projetos possuem sua própria rede, enquanto os outros produtos e serviços emergentes da Web3 rodam em alguma blockchain base, como Ethereum, Solana, Fantom ou Polygon, entre outras.

Esses aplicativos se juntam aos projetos de cripto dedicados à Web3, como criptomoedas e tokens, protocolos DeFi, agregadores de liquidez, exchanges descentralizadas, coleções NFT, experiências mataverso, jogos play-to-earn e sistemas tokenizados. 

dApps, os aplicativos descentralizados

Benefícios dos aplicativos descentralizados 

Grande parte dos projetos do mercado cripto, assim como os aplicativos descentralizados, possuem um documento chamado "whitepaper", que explica o que é e para que serve tal projeto. Além disso, os dApps contam com a rede blockchain, que é rastreável e registra dados mínimos, sendo muito útil para se obter informações sobre status de um token ou um outro projeto por meio de uma pesquisa simples em um navegador, como o EtherScan. Essa rastreabilidade significa que você pode verificar o movimento de um ativo cripto ou acessar o “livro aberto” de muitos outros serviços da Web3. 

Enquanto um aplicativo padrão é criado e controlado por uma empresa que pode alterar seus termos e condições a qualquer momento, nos dApps, grande parte do processo é visível e aberto. Você não precisa confiar cegamente em pessoas ou empresas, já que os aplicativos descentralizados podem ser auditados, pois seu código-fonte é aberto e está disponível para o público saber como funcionam e o que fazem com os seus dados. 

Muitos dApps adicionam uma camada de descentralização e dão propriedade e autoridade aos seus usuários sobre o conteúdo que produzem e o software que usam. E isso pode ser feito de várias formas, como: 

  • Integrando e servindo suas comunidades;
  • Dando tokens como airdrops;
  • Facilitando para que os usuários monetizem o seu tempo e conteúdo na plataforma;
  • Gerando votos com base em tokens de governança. 

Além disso, do ponto de vista dos desenvolvedores, das empresas e dos entusiastas, poder criar um aplicativo descentralizado que roda em blockchains abre um mundo de oportunidades.