Voltar ao início

O que são carteiras com assinaturas múltiplas (multisig)?

O que são carteiras com assinaturas múltiplas (multisig)?

Uma breve introdução sobre o multisig, como funciona, vantagens e desvantagens.

Santiago Juarros
Content Analyst
5/2/21

“Segurança em primeiro lugar” é o ditado mais importante a seguir quando falamos em criptomoedas. Hoje iremos abordar um tema muito interessante no mundo cripto e apresentar uma forma de evitar riscos e aumentar a segurança de bens com a tecnologia blockchain, utilizando carteiras com assinaturas múltiplas.

Antes de mais nada, vamos entender como são as carteiras (endereços) com assinaturas múltiplas?

As carteiras multisig são excelentes para gerenciar uma conta conjunta, ou uma conta de empresa, ou adicionar uma camada extra de segurança para a sua carteira.

Vamos realizar uma analogia simples, como se a carteira multisig fosse um cofre:

  • Imagine um cofre de segurança com duas fechaduras e duas chaves. 
  • O Pedro tem a chave 1 e a Ana a chave 2. 
  • Para abrir o cofre precisamos que o Pedro e a Ana, com suas respectivas chaves estejam presentes.
  • Dessa forma, um não consegue ter acesso ao cofre sem o outro. 

Simples a ideia, não é mesmo? O conteúdo dentro de uma carteira com assinaturas múltiplas só pode ser acessado com 2 ou mais assinaturas. Criando uma camada extra de proteção para a carteira.

Wallet multisig

As assinaturas ou chaves no mundo cripto, são o seu acesso para a carteira. Toda carteira tem uma chave pública (em que são os dados que uma pessoa pode transferir os bitcoins para a sua carteira) e uma chave privada, que é única para você. 

Novamente em uma analogia simples:

  • A chave pública seria como os seus dados bancários, em que você compartilha com alguém para realizar um depósito ou pagamento.
  • A chave privada é a senha da sua conta.
  • A chave privada é a forma em que você acessa a carteira, e ela se parece com algo mais ou menos assim “E9873D79C6D87DC0FB6A5778633389F4453213303DA61F20BD67FC233AA33262” . 

Imagine se todas as suas senhas de bancos, telefone, contas fossem dessa maneira? Muito mais seguro que utilizar a sua data de nascimento, não é mesmo? 

Agora, vamos mostrar a versatilidade das carteiras multisig e suas aplicações em casos reais:

Elas podem ser configuradas de diversas formas, em que você pode definir a quantidade de assinaturas ou chaves necessárias para realizar a transação, por exemplo: 

1 chave de 2: Abertura de uma conta-conjunta - Um casal que tem uma conta-conjunta e com confiança mútua. Ambos têm acesso aos fundos, cada um com a sua chave própria.

2 chaves de 3: Aumento de segurança - Caso você tenha uma carteira 2 de 3, e mesmo que uma das chaves seja roubada ou perdida, o conteúdo ainda estará seguro, e o ladrão não terá acesso. 

  • Um ponto importantíssimo é guardar as chaves em locais diferentes e de preferência offline.

4 chaves de 6: Gerenciamento de caixa empresarial - Uma empresa composta por 6 diretores quer garantir que o uso do seu caixa é utilizado democraticamente:

  • Os diretores criam uma carteira com assinaturas múltiplas 4 de 6, em que esta carteira é composta pelo caixa da empresa.
  • Cada diretor tem acesso a uma das seis chaves.
  • Dessa forma, garantindo que um único indivíduo não fará mal uso do caixa, e decisões financeiras só serão executadas com o acordo mínimo de 4 diretores.

2 chaves de 3: Depósito de garantia ou sistema de arbitragem - Caso exista uma transação entre 2 pessoas e uma terceira parte como "árbitro" para julgar a transação. 

  • Ana contrata os serviços de Pedro. 
  • Ana quer ter a garantia que o serviço será realizado, e Pedro não quer “levar calote”.
  • Dessa forma, eles criam uma carteira com assinaturas múltiplas 2 de 3, onde cada um recebe uma chave com uma terceira pessoa para validar a prestação do serviço. 
  • Ana deposita os fundos na carteira, que ficam seguros até que o serviço seja realizado, garantindo a proteção a ambos os lados. 
  • Quando o serviço for realizado de acordo com o combinado, a terceira pessoa age como um árbitro, validando a operação.
  • O árbitro, junto ao Pedro, abrem a carteira, finalizando a transação.

Basicamente, todos os exemplos mostrados são possíveis atualmente com o intermédio de uma instituição financeira ou um mediador cobrando altas taxas e podendo levar até dias para a conclusão das transações. 

Com a rede bitcoin, tudo isso pode ser programado e garantido direto na rede, reduzindo drasticamente custos e acelerando o tempo das transações.

A Ripio está aqui para te auxiliar a entender todo este mundo de Blockchain e as carteiras com assinaturas múltiplas. Fique ligado em nosso blog para aprender muito mais!