Voltar ao início

O que é Ethereum 2.0 e por que foi desenvolvido?

O que é Ethereum 2.0 e por que foi desenvolvido?

Com o lançamento em 2020, a Ethereum 2.0, rede pública da segunda maior criptomoeda em valor de mercado, marca uma atualização há muito esperada por sua comunidade.

Santiago Juarros
Content Analyst
1/2/21

O fato ganhou popularidade entre os entusiastas da tecnologia de blockchain, devido a promessa de um novo paradigma de como uma blockchain pode operar. Saiba do que se trata a Ethereum 2.0, e prepare-se para a próxima fase de desenvolvimento das  Blockchains.

O que é Ethereum 2.0?

Ethereum 2.0, também conhecido como Eth2 ou “Serenity”, é uma atualização da blockchain Ethereum. A atualização visa aumentar a velocidade, eficiência e escalabilidade da rede, o que está ligada à capacidade de suportar o número crescente de transações, na medida que há o aumento de demanda, além de manter sua natureza descentralizada.

A Ethereum surgiu com o propósito de ser uma blockchain universal, podendo ela abranger todas as aplicações descentralizadas, das quais os usuários desejassem se conectar para utilizar e explorar os benefícios da rede. Para um melhor entendimento, a Ethereum é como se fosse a rede mundial de computadores, onde vários sites são hospedados. Só que no caso dessa tecnologia, ao invés de armazenar sites, uma única Blockchain é usada tanto para operar aplicações descentralizadas, quanto para o arquivamento de seus registros.

Com a existência dessa “hospedagem” de ativos digitais descentralizados e informações, se torna muito mais simples criar outros ativos da mesma natureza, como também desenvolver outros recursos descentralizados.

Uma vez que esse espaço virtual abrange todas essas possibilidades, a pergunta a seguir foi: como a Ethereum suportará todas essas operações e informações?

o que é Ethereum 2.0?

Diante desse questionamento, é necessário afirmar que a Eth2 não é uma ideia nova para a sua comunidade de usuários (visto que a mesma conhecia a demanda acima citada). A possibilidade de sua mudança no mecanismo de consenso subjacente* da Ethereum, sendo esse necessário para lidar com as restrições de uma blockchain, existe desde o início da referida tecnologia.

*Um consenso no qual se precisa chegar antes que o livro-razão seja atualizado para garantir que apenas transações legítimas sejam registradas na cadeia. relacionado à validação de transações que estão sendo adicionadas ao livro-razão (DLT/blockchain).

Na prática, quais as diferenças entre o Ethereum 2.0 e o Ethereum?

Enquanto o Ethereum 1.0 usa um mecanismo de consenso conhecido como Proof of Work (PoW), o Ethereum 2.0, por sua vez, utiliza um mecanismo denominado Proof of Stake (PoS). Assim, o Eth2 é a mudança entre esses esquemas de validação das transações dessa blockchain.

Para um entendimento prático, quanto a suas funcionalidades em uma Blockchain, em uma rede de Proof of Work, suas operações possuem um elevado custo. Como as redes atuais de criptomoedas são enormes, para minerar, ou seja, adicionar registros de transações dessa moeda virtual, são necessárias máquinas cada vez mais potentes, logicamente dependentes de um grande gasto de energia elétrica para a funcionalidade. Por isso, as redes geralmente pertencem a grandes investidores.

Devido a não utilização de mineração, o custo do Proof of Stake, representando uma inovação tecnológica para a blockchain, é bem inferior, o que permite investimentos de menor montante para quem deseja ser um validador, que nesse sistema de operação é como um banqueiro que verifica todas as transações recebidas. As redes, dessa forma, tendem a menor centralização. Além disso, o impacto ambiental é visivelmente menor.

Desenvolvimento do Eth2

Em vista da dimensão e complexidade do processo de transição, a Ethereum 2.0 vem sendo lançada em várias fases, com a primeira atualização realizada no final de 2020. As fases mais importantes são as três primeiras. Essas fases estão implementando os vários componentes do Eth2 de maneira escalonada.

Tais implementações levam muito tempo para serem construídas de maneira adequada, tendo em vista que a introdução de alterações de maneira gradual reduz muito o risco técnico. A filosofia "a pressa é inimiga da perfeição" é prudente para uma rede criptográfica que vale bilhões de dólares.

Dado o panorama da forma como as mudanças vêm sendo feitas no Eth2, levará muitos anos para que a atualização, em toda sua complexidade, seja concluída. Ainda assim, o que se viu até agora confirma que o lançamento inicial é um novo marco para o ecossistema da rede e principalmente para os usuários de criptomoedas.

Quer se aprofundar na Ethereum e conhecer por completo toda a rede e a moeda? Então acesse nosso Guia da Ethereum agora e comece os estudos.