Voltar ao início

Conheça SHIB, a criptomoeda meme

28/7/22

Agora você pode obter Shiba Inu (SHIB) na sua conta da Ripio, uma das famosas criptomoedas do universo dos memecoins, que são tokens que surgiram a partir de alguns memes e comunidades da internet. Apesar dessa origem em um meme, não devemos fazer piada com a SHIB -  é um projeto que deve ser levado a sério, já que o token está classificado entre as 15 maiores criptomoedas por capitalização de mercado.

Ao contrário das criptomoedas BAT ou UNI, que são tokens que têm objetivos e usos muito claros, a ideia de uma "memecoin" está associada a moedas digitais que não têm uma utilidade óbvia ou um projeto revolucionário por trás, mas que se originam de piadas da internet, surgindo até mesmo de uma ironia sobre alguma notícia ou tendência nas redes sociais. A Shiba Inu tem crescido muito com declarações de personalidades influentes do mercado, como Vitalik Buterin (criador da criptomoeda Ethereum) e Elon Musk (CEO da Tesla e da SpaceX).

Entretanto, conforme a importância da SHIB crescia no mercado cripto, novos projetos foram aparecendo, como a exchange descentralizada (DEX) ShibaSwap, o programa de apoio aos artistas visuais Shiba Inu Incubator, e até mesmo os Shiboshis, os NFTs da comunidade SHIB.

SHIB, DOGE e outros

Shiba Inu (SHIB) é um token criado em agosto de 2020 de forma anônima na rede Ethereum, no auge da Dogecoin, e tem o mesmo símbolo da DOGE: o cachorro da raça shiba inu asiático, muito utilizado como meme na internet. Além disso, a SHIB é chamada também de “Doge Killer" (o assassino de Doge), se autodenominando o token que iria assumir a capitalização de mercado da DOGE e superá-la, o que aconteceu por um tempo.

Na verdade, existem várias moedas baseadas no cachorrinho fofo que surgiu com o meme como: Baby Dogecoin, Jindo Inu, Alaska Inu, Alaskan Malamute Token, Akita Inu, Up Dog ou Baby Shiba, entre muitas outras. Algumas são consideradas scams ou golpes, e outras são simplesmente “memecoins”.

A grande diferença é que as “memecoins” não procuram confundir um investidor que não possui muito conhecimento do mercado. Essas criptomoedas anunciam claramente seus objetivos e projetos, mesmo que não os tenham. No caso da SHIB, seu fundamento está resumido em seu white paper que se resume a: “Somos uma comunidade que veio do zero e que adora os cães Shiba inu”. 

Ao investir em um novo token, sempre procure o white paper do projeto: um documento onde encontramos as características da moeda, como sua economia está desenhada (tokenomics) e quais são os lucros de seu token e as utilidades que são geralmente detalhadas lá.

Ingresse no mundo de NFT e o ecossistema DeFi

Elas não são só "memecoins", mas são tokens baseados em sua comunidade. E assim como qualquer outra criptomoeda, sofrem oscilações em seu preço. A comunidade que se autodenomina “Shiba Army”, são holders de SHIB, e reagem às notícias que envolvem as criptomoedas, a tecnologia, a internet, as redes sociais e questões de arte e cultura.

É que, além das memecoins, SHIB foi encontrando sua própria narrativa em torno do amor pelos cachorros, sustentada por um programa de arrecadação de doações para auxiliar shiba inus em situação de risco. E, ao mesmo tempo, o token se aproximou da comunidade artística com projetos e entrou no mercado de NFTs.

Existe até mesmo um pequeno ecossistema DeFi (finanças descentralizadas) em torno do ShibaSwap, que é uma exchange descentralizada (DEX) equivalente ao UniSwap, mas com seus próprios termos ‘caninos’ para ações dentro da DEX, como fornecer liquidez (cavar/dig), fazer staking (enterrar/bury) ou negociar tokens (remover/fetch). E você sabe como é chamado o token de recompensa por fornecer liquidez? BONE, que em português significa osso. 

Se esses conceitos ainda não são familiares para você, pode verificar este mini-guia DeFi, onde explicamos detalhadamente cada um desses termos.

Comprar SHIB em reais

‍Shiba Inu está agora disponível em nossa plataforma web e no aplicativo. Lembre-se que para comprar a criptomoeda na Ripio é necessário ter uma conta ativa e um saldo disponível em reais.

Além de comprar e vender SHIB, você também poderá receber e enviar este token de sua carteira.

  1. Se você não possui uma conta Ripio, basta se cadastrar ou baixar o aplicativo para Android ou iOS.
  2. Ativar sua conta.
  3. Faça um depósito por transferência bancária via PIX.
  4. Na sua carteira tem a opção de comprar, basta inserir a quantidade de SHIB que deseja e seguir as instruções para confirmar a compra.

Lembre-se de que, além de holdear SHIB, você também pode convertê-lo em moeda fiduciária ou tradear em exchanges por outros tokens e criptomoedas.

‍Você tem alguma dúvida sobre como comprar Shiba Inu (SHIB) na Ripio? Escreva para nós.