Voltar ao início

O que é o HODL de criptomoedas?

30/3/21

Se você é um investidor, não importa se no mercado financeiro tradicional, em imóveis ou em criptomoedas, você deve ter a sua estratégia para gerenciar os seus ativos.

Uma das estratégias mais conhecidas, e também mais simples de aplicar, é investir em ativos de alto potencial e mantê-los em sua carteira a longo prazo, contando que o seu valor vai aumentar com o passar dos anos, sem se preocupar com oscilações diárias.

Mas você deve estar se perguntando, o que uma estratégia de investimento tem em relação a essa estranha expressão HODL?

O que é HODL?

HODL é um erro ortográfico em inglês da palavra HOLD, que significa segurar. A estratégia financeira mencionada acima é também conhecida como Buy-and-Hold (Comprar e Segurar).

Ou seja, caso você invista em um ativo, acreditando em seu potencial e irá mantê-lo em sua carteira pelos próximos anos, você é um HODLer!

Mas, por que um erro ortográfico se tornou uma expressão?

O termo HODL foi mencionado pela primeira vez em 2013 em um fórum de conversação sobre Bitcoin, o Bitcointalk.

Naquela época, o preço do bitcoin havia aumentado exponencialmente de apenas $15 dólares em Janeiro de 2013 para $1,100 dólares no começo de Dezembro, onde em 18 de Dezembro o preço caindo despencou para $438, deixando muitos investidores que compraram a moeda no auge dos $1,100 com um grande prejuízo.

Um desses investidores, que estava altamente no prejuízo e provavelmente sobre a influência de álcool, escreveu no fórum que ele não servia para ser trader, que iria começar a HODLAR os Bitcoins.

o que é HODL?

A partir desse momento, muitos acharam graça na expressão, que se tornou uma sensação no universo cripto.

Atualmente, as pessoas que defendem o HODL, são investidores que entenderam todo o potencial da tecnologia Blockchain e das criptomoedas, em especial do Bitcoin, e não apenas no seu potencial de ganhos a curto-prazo.

Mas afinal, vale a pena HODLar qualquer criptomoeda?

A resposta curta é: não!

Entretanto, ao mesmo tempo, é bem mais fácil realizar um investimento com o horizonte a longo prazo do que ficar acompanhando gráficos e flutuações diárias.

Cada investidor tem suas próprias estratégias e perfil de risco, idealmente, como um investidor em cripto você deve estudar bem cada projeto e apenas comprar moedas que você entende seu propósito.

Existem diversos investidores que dizem que HODL não é nem uma estratégia, e sim uma filosofia, pois acreditam que as criptomoedas vão substituir o dinheiro como conhecemos atualmente, logo estão se preparando para o futuro.

As vantagens de “holdar” uma criptomoeda são:

  • Uma simples estratégia de investimento.
  • Evita preocupações no curto prazo de oscilações diárias.
  • Não é necessária uma análise técnica complexa.

As desvantagens de “holdar” uma criptomoeda são:

  • Caso o projeto que você invista não evolua conforme o esperado, o seu dinheiro ficará parado apenas desvalorizando.
  • Ao mesmo tempo que você evita perdas não se preocupando em oscilações diárias, pode acabar ficando de fora de grandes oportunidades de lucros no curto prazo.

Na realidade:

  • Muitas pessoas conseguem realizar lucros fenomenais a longo prazo, como ao mesmo tempo outras acabam perdendo seu tempo e dinheiro.
  • Não existe a fórmula correta de investimento e cada investidor deve não apenas investir seu dinheiro em ativos digitais, mas também em conhecimento para saber como investir de maneira correta para maximizar seus lucros. 

Uma coisa é clara, optar pela estratégia de longo prazo é uma forma de reduzir sua exposição ao risco, mas investindo em projetos com uma boa base, e claro, diversificando o seu portfólio, ou seja, investindo em mais de um projeto e tendo uma variada quantidade de criptomoedas em sua carteira.

Atualmente existem milhares de criptomoedas e projetos em blockchain. Não é necessário investir todo o seu dinheiro em apenas uma moeda, você pode comprar quantas quiser, dessa forma caso um dos projetos que você investiu não dê certo, será apenas uma pequena parcela do seu investimento.

Agora nos conte, você já é um “holder” de Bitcoin ou gostaria de ser? A Ripio pode te ajudar na compra de seus criptoativos e a iniciar a sua jornada nesta filosofia.

Para saber mais sobre o universo de criptomoedas, acesse o launchpad da Ripio e se torne um investidor diferenciado!