Voltar ao início

Como operar Day Trade? Tire suas dúvidas!

Como operar Day Trade? Tire suas dúvidas!

Tire suas dúvidas sobre como operar Day Trade e como funciona essa modalidade de investimento no setor de Bitcoins.

Santiago Juarros
Content Analyst
16/9/22

Quem se interessa pela Bolsa de Valores, com certeza já deve ter visto tutoriais e dicas de como operar Day Trade. Afinal, essa é uma das modalidades que mais tem atraído a atenção de investidores audaciosos ultimamente.

Basicamente, o Day Trade consiste em operações de compra e venda de ações realizadas no mesmo dia, aproveitando as oscilações de preços em poucas horas ou minutos.

Se você não sabe como operar Day Trade e nem quais as vantagens dessa modalidade, continue lendo este artigo. Traremos também informações sobre como funciona o Day trade de Bitcoins!

O que é Day Trade?

Day Trade é uma estratégia de operação avançada usada por investidores experientes e de perfil arrojado. Ela consiste em comprar e vender um ativo no mesmo dia, buscando lucrar com as oscilações de preço que acontecem dentro de um dia ou até de alguns minutos.

Na média de trades diários, o investidor ganha dinheiro por vender ativos com um valor maior do que ele pagou na compra.

Porém, para ter bons resultados, é indispensável que a pessoa tenha muita experiência, conhecimento de mercado, prática, tempo disponível e tolerância ao risco.

Há algum tempo, os Day Traders eram, basicamente, profissionais ligados à corretoras de ações e que tinham muito conhecimento técnico sobre o mercado.

Mas, com a democratização de acesso que a internet trouxe, é cada vez mais comum encontrarmos traders que são pessoas físicas independentes de instituições e que aprenderam como operar no mercado.

Como operar Day Trade?

O funcionamento do Day Trade é simples: comprar ativos na baixa e vender na alta. Contudo, definir quando é o momento de baixa e quando é o momento de alta, com um tempo tão curto, é o grande desafio do trader.

Para isso, ele realiza algumas ações, como:

  1. Análise técnica baseada na cotação, volume de transações, médias móveis, padrões indicados por gráficos etc.;
  2. Análise dos fundamentos da empresa, considerando quais ações são mais seguras para operar;
  3. Definição de uma estratégia sobre como agir e quando é o momento de parar.

Vantagens do Day Trade

Pessoa segurando celular e mexendo no computador, ambos com gráficos relativos a investimentos, enquanto descobre como operar Day Trade.
Saber como operar Day Trade é essencial se você quer ter a possibilidade de explorar oportunidades de curta duração e aproveitar a volatividade do mercado.

Não é à toa que cada vez mais pessoas têm se perguntado como operar Day Trade, uma vez que essa modalidade oferece muitas vantagens, como:

  • Possibilidade de explorar oportunidades de curta duração;
  • Menor exposição ao risco de mercado;
  • A alavancagem permite investir até 10 vezes o capital alocado, sem pagar nada a mais por isso (esse capital não precisa ser dinheiro e pode estar investido em títulos públicos, CDBs ou em ações – o que permite seu dinheiro render em dois lugares diferentes ao mesmo tempo);
  • Aproveitar janelas de oportunidade que seriam impossíveis de serem exploradas em operações com durações maiores;
  • A agilidade também impede que os investidores sejam pegos de surpresa por acontecimentos que ocorreram enquanto o mercado estava fechado;
  • Possibilidade de trabalhar de casa (ou de qualquer outro lugar do mundo);
  • Possibilidade de misturar técnicas e estratégias de investimento.

Desvantagens do Day Trade

É claro que, como tudo na vida, o Day Trade também conta com alguns aspectos negativos que precisam ser considerados, como:

  • Possibilidade de perder bastante dinheiro, caso você não tenha conhecimento, prática e autocontrole;
  • Necessidade de estar o tempo todo acompanhando o pregão, para identificar oportunidades e ameaças (não sendo uma atividade recomendada para quem tem pouco tempo disponível);
  • Necessidade de prática e estudo frequente..

Como funciona o Day Trade de Bitcoin?

Assim como no mercado financeiro tradicional, também tem como operar Day Trade com Bitcoins. Nesse caso, o trader de criptomoedas buscará realizar compras e vendas de Bitcoin em um curto prazo, sem incorrer nas variações de preços que ocorrem enquanto ele não está observando o mercado.

A grande vantagem é que essa modalidade reduz o risco, pois o operador estará sempre observando o mercado e poderá parar de atuar quando o trade estiver dando errado, em um movimento conhecido como “stop loss”.

Outra variação dessa modalidade é o Swing Trade, quando o trader passa períodos um pouco maiores que um dia posicionado – em geral alguns dias ou semanas. Também existe a arbitragem, quando o trade acontece em uma janela de tempo ainda mais curta, de preferência alguns minutos ou menos de 1 hora.

Como a cotação das criptomoedas é muito flutuante, o Day Trade se torna uma oportunidade interessante. Por exemplo, vamos considerar que os gráficos estejam apontando uma queda no valor do Bitcoin. Apesar disso, dentro de um mesmo dia, existem pequenas oscilações que aumentam o preço da moeda, mesmo que, a longo prazo, não interfiram na tendência do ativo.

Se você operar no Day Trade, poderá aproveitar essas pequenas oscilações para ganhar dinheiro.

Como operar Day Trade de Bitcoin?

Achou a ideia interessante, mas não sabe como operar Day Trade de Bitcoin? Assim como o Day Trade de ações, essa é uma modalidade indicada apenas para os investidores que estão dispostos a correrem riscos e que possuem um alto nível de conhecimento do mercado das criptomoedas.

De qualquer forma, para operar no Day Trade existem alguns passos e análises que você precisará fazer. Veja algumas orientações essenciais.

Encontre uma boa Exchange

O primeiro passo é encontrar uma boa Exchange. Para qualquer investimento, é importante escolher uma corretora segura e de confiança. A BitcoinTrade foi a primeira corretora brasileira a ter o certificado internacional de compliance PCI DSS, sendo uma referência de segurança no mundo das criptomoedas.

Para atuar no Day Trade, é indispensável que a Exchange tenha taxas atrativas. A maioria das exchanges brasileiras cobra taxas que variam de 0,4% a 0,70% por ordem executada.

Além da taxa, é importante que você avalie também o spread – diferença entre compra e venda.

Saiba o que analisar

Essa é uma questão sensível, já que cada trader tem a sua preferência sobre como operar Day Trade. Muitos, contudo, indicam não usar várias estratégias simultâneas, ou ainda seguir vários influenciadores digitais. Quanto mais simples for a sua estratégia, mais fácil será encontrar padrões que funcionem.

Homem usando roupa social e relógio prateado segurando moeda de Bitcoin em suas mãos e se preparando para investir, agora que já sabe como operar Day Trade
Decidir como operar Day Trade de Bitcoin depende muito de quanto risco você está disposto a correr em seus investimentos.

Algumas análises que você pode fazer são:

  • Acompanhar os canais de notícia e sites específicos sobre o universo das criptomoedas, assim como o nosso blog e alguns fóruns sobre o setor (como o Bitcointalk);
  • Analisar a adição e remoção das criptomoedas das exchanges (caso queira fazer Day Trade com altcoins);
  • Prestar atenção nos forks;
  • Analisar as velas, forma mais comum de gráficos do setor, nos quais as velas verdes representam as compras nas quais o preço de abertura foi menor que o de fechamento e as vermelhas representam as vendas nas quais o preço de abertura foi maior que o de fechamento – as velas de sombra significam que o volume de compra e venda foi igual, mostrando uma indecisão do mercado. As velas apresentam padrões de continuação e reversão, com boa taxa de repetição;
  • Seguir a tendência analisando canais, sendo possível comprar na parte mais baixa durante um canal ascendente e lucrar com isso, apesar do potencial de lucro ser menor;
  • Usar indicadores, como o Índice de Força Relativa (RSI) que apresenta 3 linhas, duas são pontos sobre compra e sobre venda, e a terceira é a média do período, sendo usada para determinar a força da tendência e possíveis pontos de reversão. Outro indicador interessante é o MACD (Média Móvel de Convergência e Divergência), que mostra a direção e a força da tendência do mercado.

Use a alavancagem com sabedoria

A alavancagem permite alocar menos Bitcoins para cada trade, por exemplo, aportando 0,05 BTC para fazer um trade de 1 BTC. Porém, você poderá perder tudo caso a moeda se mova 5% contra seu preço inicial. Por isso, para entender como operar Day Trade, é importante ter sabedoria para saber quando a alavancagem é uma boa técnica.

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu o que é e como operar Day Trade de Bitcoin e outras altcoins. Tanto no mercado financeiro tradicional, como no universo das criptomoedas, contudo, operar no day trade exige bastante sangue frio, tolerância a riscos, capacidade financeira para aguentar as perdas e muito conhecimento técnico.

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.