Voltar ao início

Dogecoin, a criptomoeda que nasceu de um meme

Dogecoin, a criptomoeda que nasceu de um meme

Embora tenha como mascote o cachorro japonês usado em vários memes, foi além de uma piada e já está entre os 15 tokens com maior capitalização.

Santiago Juarros
Content Analyst
8/2/21

Dogecoin é uma moeda baseada em blockchain, desenvolvida para a troca de valor entre pares, sem intermediários, que foi criada em 2013 pelo programador americano Billy Markus e pelo marqueteiro australiano Jackson Palmer.

A Dogecoin é um grande exemplo de moeda que rompe paradigmas ao mesclar mundos tão diferentes da internet, é uma união bem sucedida dos memes com a disrupção da criptomoedas.

Seu símbolo e mascote é um shiba inu (ou shiba ken), um cão japonês da mesma raça daquele que protagoniza dois dos memes mais memoráveis: o do cão confuso e o do "cão forte" contra o "cão fraco".

Dogecoin adotou como mascote um shiba inu, o cachorro japonês do meme.

O Debate em torno da Dogecoin

Pela graça de sua origem, Dogecoin conseguiu desenvolver uma comunidade crescente, amigável e solidária, especialmente nos grupos e canais sobre blockchain no Reddit e no Twitter.

Esse ímpeto acabou ecoando além das mídias sociais e gerou apoio público para a moeda: do roqueiro Gene Simmons ao magnata do espaço, Elon Musk, à ex-atriz pornô Mia Khalifa, diversas personalidades reconhecidas mundialmente promoveram a Doge.

No entanto, essa exposição e o sentimento de que é a "criptomoeda da piada" também gera oposição e suspeita em outra parte da comunidade cripto.

Ressalta-se ainda que o alvoroço de personalidades conhecidas por essa moeda tem a ver com especulação pessoal, já que o baixo preço da Dogecoin permite comprar grandes quantidades e assim obter expressivos lucros com aumentos de preço.

O token criado em 2013 é destinado à transferências bancárias de valores baixos.

Muito mais que o acaso

Na prática, Dogecoin provou ser uma ferramenta funcional para transferência de pequenas quantidades de valor (na verdade é inspirado no Litecoin ao invés do Bitcoin), e apesar de seu crescimento recente, ela mantém um preço por unidade abaixo de 5 centavos de dólar.

Com uma capitalização de quase 7 bilhões de dólares, longe de ser uma piada, a Dogecoin se consolidou entre as 15 maiores criptomoedas do mercado.