Voltar ao início

Bitcoin tem lastro?

26/10/20

Se você chegou até aqui, provavelmente já notou que um dos argumentos mais utilizados pelos que não apoiam a criptomoeda é que ela não possui lastro. Será que isso é verdade? E por que isso seria tão importante?

Antes de respondermos essas perguntas, é fundamental entendermos o que é o lastro e sua aplicação no mercado financeiro.

O que é lastro?

Ao procurarmos no Dicionário Online de português, encontramos a definição de lastro como “Depósito em ouro que servia como garantia ao papel-moeda.” 

Antigamente, cada país só podia emitir um montante de notas de papel que equivalesse o valor de suas reservas de ouro. A esta relação entre o total de dinheiro em papel circulante e a quantidade de ouro, dá-se o nome de lastro.

As moedas governamentais ainda são lastreadas em ouro?

O sistema de lastrear a reserva de moeda do governo com as reservas do metal precioso,  também conhecido como “padrão-ouro”, teve seu fim, principalmente, por causa das guerras. Para financiar munições, frentes de ataque e de defesa; por vezes emitia-se mais dinheiro do que o padrão-ouro permitiria.

Após a segunda guerra mundial, um acordo fez com que o padrão-ouro fosse substituído por um “padrão dólar-ouro”, onde muitos países fixaram suas taxas de câmbio em relação ao dólar dos Estados Unidos.

No ano de 1971, o padrão dólar-ouro foi abandonado pelo Estados Unidos, por causa das consideráveis despesas e necessidades de financiamento que surgiram com a Guerra do Vietnã.

Atualmente, as moedas governamentais não possuem um lastro bem definido como era feito com o ouro. Basicamente a moeda estatal passou a ter valor simplesmente pela confiança que o povo tem em um banco central, no governo e seus políticos

Mas, afinal, o Bitcoin tem lastro?

Se você quer saber se a emissão de bitcoins tem a ver com reservas de ouro ou metais preciosos, a resposta é não. O protocolo Bitcoin também não depende da aprovação de governos e não precisa de um banco central para controlá-lo.

Bitcoin tem as características essenciais para ser chamado de dinheiro, como a durabilidade, portabilidade, a escassez, a divisibilidade e o seu reconhecimento. A confiança da comunidade na moeda vem pela previsibilidade, descentralização e  imutabilidade de seu código

No sistema BTC, não é possível emitir mais moedas do que o seu código tem programado. Nenhuma guerra ou partido político pode mudar a forma de emissão dessa criptomoeda. A garantia, ou o lastro, que o bitcoin possui é seu próprio código, suportado e apoiado pela comunidade

Exchange de criptomoedas: o lugar onde o preço de Bitcoin é formado
Os exchanges de criptomoedas são lugares onde os preços são formados

Como o preço é calculado se não há lastro?

A lei de oferta e procura é o que move o mercado das moedas digitais. A emissão controlada de bitcoins e uma crescente adoção da moeda é o que fez seu preço subir

Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas se interessam pelas criptomoedas. Com mais pessoas entrando no mercado e uma emissão limitada de bitcoins, o preço tende a subir de forma natural. E é por esse motivo que o preço ainda pode subir consideravelmente, caso a popularidade dos ativos digitais continue a aumentar.

Agora que você já entende mais sobre o funcionamento do bitcoin e como o seu preço é calculado, você pode contar com a Ripio para comprar suas criptomoedas com segurança e preço justo!