Voltar ao início

Solana (SOL): conheça tudo sobre essa moeda digital

Solana (SOL): conheça tudo sobre essa moeda digital

Saiba mais sobre Solana (SOL), a moeda digital que promete velocidade e baixo custo, que conta com seu próprio blockchain

Luana Miyuki
Content Analyst
8/12/22

Quando o assunto é mundo cripto, poucos projetos chamaram mais a atenção do mercado nos últimos tempos do que a Solana. Cripto queridinha do mercado em 2021, ela perdeu força em 2022, mas ainda promete ser uma revolução para o setor financeiro no longo prazo.

A Solana é mais uma das chamadas “Ethereum killer”, criptos projetadas para corrigir falhas da Ether e ainda expandir as suas funcionalidades. Assim como a moeda “mestre” desse universo, a SOL é reconhecida como uma das mais promissoras para as próximas temporadas.

A SOL, token atrelado ao projeto, viu o seu preço subir mais de 10.000% ao longo de 2021! Isso acontece porque se trata de uma blockchain descentralizada que serve como base para a criação dos dApps (aplicativos descentralizados). 

Mas, afinal, será que ainda vale a pena apostar na Solana? Acompanhe o texto a seguir e entenda como essa rede e seu token estão dando o que falar no universo cripto.

O que é Solana?

Criada em 2017 pelo engenheiro Anatoly Yakovenko, a Solana só foi ganhar o mercado de vez em março de 2020. O projeto por trás dessa cripto envolve a criação e a otimização de dApps, ferramentas que são autoexecutáveis por meio de smart contracts (contratos inteligentes).

O lançamento do projeto  foi impulsionado pela consolidação da rede Ethereum, que hoje é utilizada como base para diferentes protocolos em blockchain. Hoje, a Solana é utilizada por vários outros projetos paralelos, como o Phantom (XPH) e o Audius (AUDIO), além de estar integrada à Chainlink (LINK).

A Solana logo ganhou o mercado e teve inúmeras altas desde o seu lançamento. Em 2021, o seu token nativo SOL registrou um desempenho impressionante no mercado. 

Confira também a live do Cripto Morning no Youtube sobre o assunto!

Diferenciais da Solana

Uma das principais características do protocolo Solana é  utilizar o mecanismo Proof-of-Stake (PoS) para verificar suas transações, gerenciar o seu estoque de moedas e criar novos ativos. Para participar deste sistema, os usuários devem ter o token SOL sob custódia (staking) na rede. 

Como a mineração via PoS consome menos energia do que concorrentes, como o Bitcoin, a Solana logo se consolidou como uma alternativa ágil e barata no mercado cripto. Hoje, esse ecossistema permite a criação tanto de criptos quanto de ativos digitais para jogos – como os NFTs e os tokens do metaverso

Quais são as funcionalidades da Solana?

Esse ecossistema é uma alternativa rápida e otimizada para os desenvolvedores de aplicativos descentralizados. Além de ter capacidade de transações de baixo custo, a Solana permite a criação de novos tokens e de contratos inteligentes.

Utilizando a tecnologia de smart contracts para validar as suas transações, a rede permite a integração de NFTs e tokens alternativos, fazendo com que comunidades de nicho busquem o sistema para desenvolver os seus protocolos. Ela é utilizada, por exemplo, pelos criadores de jogos play-to-earn e tokens do metaverso. 

Outra funcionalidade conhecida  é o fato de permitir a migração de protocolos dApps e DEX (exchanges descentralizadas). Nesse caso, desenvolvedores e usuários de redes mais consolidadas, como Ethereum e Cardano, podem utilizar a Solana como uma alternativa mais barata e rápida.

Alta performance

A Solana é uma plataforma que oferece recursos semelhantes à rede Ethereum, mas com  escalabilidade e rendimento mais ágeis.

Enquanto o tempo de bloco da Solana é de 400 milissegundos, o da Ethereum pode levar até 15 segundos e o do Bitcoin, 10. Ou seja, o ecossistema se destaca por oferecer a oportunidade de transações mais rápidas com taxas baixas.

O que é o token SOL?

Além de ser um protocolo que integra diversos tipos de serviços, a Solana também tem um ativo para chamar de seu. O SOL é o token nativo da plataforma, que serve para transações dentro da rede blockchain e como ativo de investimento para quem deseja explorar a cripto. 

Por ser um dos projetos-base para os dApps, a Solana se tornou um dos projetos mais valiosos do mercado. Por conta do seu potencial, o ativo SOL alcançou o top 10 das criptomoedas em 2021, com um valor de mercado de R$ 146 bilhões.

O SOL funciona como um token de utilidade, o que significa dizer que ele é obrigatório para o bom funcionamento da rede. É dele que saem as cobranças de taxas do ecossistema, bem como o pagamento de transferências e outros contratos. 

Quais são as vantagens de investir em Solana (SOL)?

A Solana se destacou no mercado por conta das suas funcionalidades. Sendo um potencial do mercado DeFi (finanças descentralizadas), o investimento em tokens SOL pode ser uma boa oportunidade de explorar esse campo tão extenso do universo cripto. Conheça as principais vantagens da Solana: 

  • Alto rendimento: transações rápidas e baratas são o maior destaque da Solana, que também apresenta uma plataforma simples e intuitiva para os usuários;
  • Multifuncionalidade: a rede permite a criação e o desenvolvimento de diferentes tipos de produtos cripto, como dApps, tokens de games, NFTs etc.;
  • Escassez: como os ativos são escassos, o investimento em SOL tende a se valorizar no longo prazo;
  • Diversificação para a carteira: sendo uma das criptomoedas de melhor potencial em 2021, a Solana se destaca como uma das criptos mais valorizadas do mercado.