Voltar ao início

Move-to-earn, como ganhar dinheiro se exercitando

Move-to-earn, como ganhar dinheiro se exercitando

Move-to-earn, como ganhar dinheiro se exercitando

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
26/9/22

Muitos jogadores ganharam dinheiro em 2021 se divertindo no play-to-earn, a modalidade “jogue para ganhar” popularizada pelo Axie Infinity e pelo Defi Kingdoms. Já em 2022 é a vez de lucrar enquanto se exercita, usando os projetos de criptomoedas move-to-earn, ou “mova-se para ganhar”.

Como veremos a seguir, o move-to-earn é um segmento em rápido crescimento no mercado das criptomoedas, que permite aos usuários rentabilizar enquanto praticam atividades físicas.

Como funciona o play-to-earn e o move-to-earn?

Play-to-earn é a classificação dos jogos que remuneram o usuário segundo o seu desempenho. Nessa modalidade, os participantes controlam itens monetizáveis, como personagens, territórios, armas, escudos e similares. Isso foi possível com a tecnologia de NFT (token não-fungível), os ativos digitais únicos.

Assim como nos jogos play-to-earn, o move-to-earn também usa os NFTs e oferece rendimentos em criptoativos para os seus jogadores. O diferencial é que esse modelo conecta os usuários com o mundo real, possibilitando lucros através de atividades físicas. As recompensas usam a tecnologia dos aplicativos e dos dispositivos móveis com diferentes tipos de sensores e rastreadores.

É preciso investir antes para usar o move-to-earn?

Sim. É preciso adquirir um NFT do jogo escolhido para começar a usar o move-to-earn, pois os tokens não-fungíveis compõem os personagens virtuais que serão rastreados durante a atividade física.

Como funciona o move-to-ern STEPN (GMT)?

O STEPN é um aplicativo descentralizado relacionado à atividade física que foi construído na blockchain da Solana (SOL), portanto, ele aproveita o banco de dados e a capacidade computacional dessa criptomoeda.

O jogo permite que os usuários comprem NFTs de tênis virtuais, que rentabilizam criptoativos ao percorrer distâncias no mundo real. Para que a sua atividade física seja recompensada, é preciso estar com o sistema de rastreamento (GPS) do seu dispositivo móvel ligado.

O aplicativo move-to-earn STEPN tem dois criptoativos (tokens):

  • Green Satoshi Token (GST): o criptoativo de recompensa pelas atividades físicas diárias dos usuários;
  • Green Metaverse Token (GMT): token de governança, que dá direito ao voto na participação das diretrizes do jogo.

Para muitos, o game é um incentivo para sair do sedentarismo. Desse modo, o jogador de STEPN ganha dinheiro enquanto investe na sua própria saúde ao praticar uma atividade física.

Como ganhar dinheiro usando o STEPN (GMT)?

O usuário precisa comprar um tênis NFT do jogo, ligar o GPS do aparelho móvel e praticar a atividade física. Quando o usuário caminha ou corre, o tênis perde energia, que se esgota em 5 minutos. No entanto, a energia do tênis é recarregada automaticamente após 12 horas. Deste modo, é possível ganhar dinheiro usando STEPN apenas para correr ou caminhar por até 10 minutos por dia.

Além disso, a plataforma permite que os seus usuários atualizem e melhorem os atributos de seus tênis, aumentando ainda mais as recompensas.

Outra forma de ganhar dinheiro usando STEPN é encontrando caixas de “tesouro” no aplicativo enquanto pratica a atividade física.

Por fim, também é possível obter ganhos alugando ou vendendo os tênis NFT para outros jogadores no mercado (marketplace).

Como funciona o Step App (FITFI)?

O Step App (FITI) é outro aplicativo move-to-earn voltado para o fitness, mas ele foi desenvolvido na rede da criptomoeda Avalanche (AVAX). Da mesma forma que o STEPN, as recompensas ocorrem através da prática esportiva.

O destaque da plataforma do Step App fica por conta de oferecer realidade aumentada, recurso que promove uma experiência mais imersiva ao jogador. Além disso, os usuários e seus avatares do metaverso avançam juntos ao completarem missões diárias de exercícios físicos e ao realizarem desafios no modo “jogador contra jogador”. Dessa maneira, o Step App consegue promover experiências sociais ao nível mundial.

Move-to-earn é seguro?

Apesar de exigir um investimento inicial para começar a ganhar e de ser uma tecnologia muito recente, o move-to-earn não se trata de uma pirâmide financeira.

O objetivo do move-to-earn é transformar o condicionamento físico em uma experiência social rentável. Por isso, os ganhos dependem exclusivamente da atividade física que cada jogador está disposto a fazer.

Os usuários têm ganhos diários limitados e a remuneração está diretamente relacionada ao preço dos tokens. Como esse mercado possui alta volatilidade, pode ocasionar perdas caso a cotação apresente uma queda maior que o rendimento obtido.

Antes de investir, estude bem o projeto e tenha especial atenção com promessas de altos retornos supostamente sem riscos.