Voltar ao início

Ripple XRP: o que é, valor e cotação

Ripple XRP: o que é, valor e cotação

Você sabe o que é a criptomoeda XRP? Descubra seu valor, cotação e o pagamento ripple.

Santiago Juarros
Content Analyst
23/9/22

O que é a criptomoeda XRP e qual a sua cotação?

O mercado de criptomoedas é muito vasto e prova disso são os mais de 20 mil ativos digitais existentes hoje. O segmento cresceu tanto que deixou de se centralizar no Bitcoin (BTC) e expandiu para outras aplicações e funcionalidades. Um dos protocolos mais promissores desse universo é o Ripple e o seu token nativo XRP.

O Ripple pode ser entendido como uma rede de pagamentos. Ele foi criado em 2004, mas começou a ganhar força somente em 2012. Esse protocolo utiliza a blockchain para substituir a tecnologia obsoleta dos bancos, principalmente quando o objetivo é processar pagamentos.

Ficou curioso? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona o Ripple e o seu token XRP, e se vale a pena investir.

O que é XRP?

Enquanto o Ripple em si é uma plataforma de pagamentos criada em redes blockchain, o XRP é o token nativo deste protocolo. Criada em 2012, essa altcoin atua de forma sólida e forte ao lado do BTC, da Ethereum (ETH) e outras criptomoedas, sendo uma das mais valiosas do mercado cripto.

O diferencial da XRP, em comparação às outras criptomoedas, é que ela funciona para além da blockchain, uma vez que o protocolo pode ser implementado em sistemas de bancos e instituições tradicionais.

Além disso, o XRP é geralmente utilizado por empresas do ramo para bancar as taxas de transação entre instituições financeiras. Ou seja, ela funciona como uma moeda ponte: caso o banco não tenha determinada moeda, ele utiliza a XRP como ponte para converter a outro ativo.

O que é o protocolo de pagamento Ripple?

O protocolo de pagamento Ripple foi criado em 2004 e remodelado em 2012. Esse sistema permite que instituições tradicionais façam pagamentos de maneira instantânea e mais rápida, além de otimizar as transações financeiras globais.

O Ripple permite a compatibilidade entre diversos tokens, desde os que representam moedas físicas e milhas, até ouro ou qualquer outro tipo de dinheiro. Além de ser um protocolo que ajuda na permissão de pagamentos de forma segura, também atua no mercado das criptomoedas. 

Vantagens do Ripple

O Ripple foi criado com o objetivo de fornecer capacidade para os bancos competirem com as criptomoedas, pois disponibiliza uma tecnologia para que essas instituições possam se equiparar com essa nova onda do mercado financeiro, que nada mais é do que o próprio mundo das criptomoedas e das redes blockchain. 

A tecnologia Ripple permite que os pagamentos internacionais sejam feitos em tempo real e a baixo custo. Ou seja, esse projeto contraria a ideologia das criptomoedas, que é a de ser descentralizada e fora do sistema tradicional.

Ainda assim, ele permite que bancos e instituições se modernizem para oferecer serviços mais ágeis e práticos para o cliente final. 

Além disso, a rede Ripple permite a transferência de qualquer moeda, seja dólar, euro, libra, BTC ou qualquer criptomoeda, o que não necessariamente a faz uma concorrente da moeda virtual mais famosa do mercado digital.

Como é feita a distribuição do token Ripple (XRP)?

Há um número limitado da cripto XRP existentes, sendo em torno de 100 bilhões. Quando ela foi criada, 20% de sua capacidade ficou na mão de seus criadores, enquanto 80% foi doado para instituições de caridade por meio de uma instituição chamada Ripple Labs.

Em 2017 foi criado um contrato inteligente que permite apenas o uso de 1 bilhão de XRP por mês pela Ripple Labs. Hoje, podemos estimar que há mais de 40 bilhões de XRP em circulação no mercado.

Um fato interessante sobre a criptomoeda é que uma parte mínima da mesma é destruída a cada transação realizada. Pode não parecer muita coisa, mas isso contribui para o aumento do seu valor de mercado. Estima-se atualmente que mais de 7 milhões de XRP já foram destruídos.

Como as transações são validadas no Ripple?

Para entender como funcionam as transações em Ripple, primeiramente é preciso compreender o seu processo de consenso, que nada mais é do que a maneira como o seu algoritmo funciona. Esse algoritmo é aplicado em todos os nós da rede em questão de segundos, o que garante a concordância da rede de forma instantânea.

Quando o consenso é atingido, o Ledger (estrutura que representa o registro de uma transação) é considerado “fechado”, o que mostra qual é o estado atual da rede, validando o processo de consenso.

É importante também compreender que a rede conta com diversos servidores que reúnem as transações que não foram validadas. Portanto, um usuário – ou uma empresa específica que se utilize do sistema – pode criar uma lista para que interessados ingressem ao processo de validação caso tenham interesse em contribuir com o trabalho.

Esse processo de validação ocorre após uma espécie de “votação” entre todos os usuários dos servidores presentes da rede. 

Dessa forma, uma transação pode ser validada o mais rápido possível quando comparada com outras tecnologias de criptomoedas. Reforçamos também que há diversas regras que evitam que fraudes aconteçam, tornando o Ripple rápido e eficiente.

Como comprar XRP?

Como dito anteriormente, o XRP é um dos ativos digitais mais valiosos do mercado cripto. De acordo com o ranking da CoinMarketCap, ele fica entre os 10 mais bem posicionados com base na capitalização de mercado.

Se você ficou interessado em diversificar seus investimentos e quer comprar XRP, é possível negociar o ativo por meio da Ripio. O token está disponível tanto em sua plataforma como no aplicativo móvel.

Conclusão

Além de ser uma das principais criptomoedas do mercado, a XRP se diferencia por não passar pelo processo de mineração, como o BTC. Por isso, suas transações são praticamente instantâneas, levando apenas alguns segundos para serem validadas, diferente das transações de outras criptomoedas, que podem demorar minutos.

Assim como o Bitcoin, ela também tem uma distribuição limitada, de modo que não existirão moedas infinitas no mercado. Essa escassez faz com que seu valor de mercado ganhe cada vez mais tração.

O token XRP faz parte de um protocolo de pagamentos que visa facilitar transações financeiras em todo o mundo. Hoje, mais de 300 empresas globais utilizam o Ripple para otimizar as suas atividades financeiras, como é o caso do Bank of America, American Express, RBC e Santander.

Agora que você já sabe o que é Ripple e sua cripto XRP, que tal continuar por dentro de todas as informações sobre o mercado cripto?