Voltar ao início

Conheça XRP, a moeda da Ripple

Conheça XRP, a moeda da Ripple

A criptomoeda do sistema de pagamento de código aberto da Ripple, aceita em mais de 300 projetos, está disponível para negociação na plataforma.

Santiago Juarros
Content Analyst
6/6/22

A Ripple é uma ferramenta de pagamentos e transferências que foi uma das pioneiras no mercado cripto, e possui sua própria criptomoeda - a XRP, que já está disponível para negociação, tanto na plataforma quanto no aplicativo da Ripio.

A Ripple oferece uma rede de pagamentos e trocas através da RippleNet, que gerencia grandes clientes: bancos, processadores de pagamento e exchanges. A RippleNet trabalha com um banco de dados contábil chamado Ledger XRP, que compartilha alguns processos de validação com blockchains como Bitcoin ou Ethereum, mas que funciona de forma centralizada. 

A XRP é uma das 10 criptomoedas mais importantes por capitalização de mercado e uma das referências do setor, embora seu modelo seja diferente de outros projetos cripto.

O que é Ripple?

A Ripple não é uma fundação ou organização sem fins lucrativos, como outros projetos. Na verdade, é uma empresa com uma criptomoeda centralizada e, por se enquadrar como empresa, está sujeita a regulamentações e leis sobre fundos e transferências.

A Ripple iniciou o projeto com o nome de “OpenCoin” em 2012, mas mudou de nome em 2013 para “Ripple Labs”. Em 2015 alterou novamente para “Ripple”, seu nome atual. O projeto foi fundado por Jed McCaleb (criador da primeira exchange Mt Gox e do token Stellar) e Chris Larsen.

Por mais que o nome tenha mudado algumas vezes, as funções continuaram as mesmas: a Ripple permite a transferência de valores com um sistema de chaves públicas e privadas, onde seus próprios servidores e os de seus parceiros, podem interagir com seu XRP Ledger para realizar transações, embora se reserve ao direito de habilitar as transações. A RippleNet é uma rede centralizada dependente da Ripple.

O que é e para que serve a XRP?

XRP é a criptomoeda da Ripple, um projeto centralizado por uma empresa, utilizado para conectar bancos, provedores de pagamentos, trocas de ativos digitais e empresas. A moeda é usada como instrumento de valor para pagar os custos de operação na rede. 

Diferente do jeito usual que comissões geradas são pagas no mercado cripto, com as pessoas recebendo moedas, a Ripple opera por meio de queima de tokens. Assim, cada transação que opera por meio da Ripple gera uma queima de XRP, ou seja, um valor é destruído para ajudar a reduzir o fornecimento total de XRP, gerando escassez da moeda. 

No mercado cripto, queimar um token significa destruir uma quantia determinada do ativo para que possa promover a escassez, isso acaba geralmente afetando sua avaliação.

A Ripple possui um acordo com mais de 300 empresas, exchanges, processadores de pagamento e outras plataformas, para que seu token XRP possa ser utilizado. 

A XRP é considerada uma moeda “ponte” que funciona na rede Ripple, buscando trazer melhorias significativas em torno das transações internacionais entre instituições  financeiras, deixando o processo mais rápido, barato e confiável. Tendo como principal objetivo ajudar as empresas a entrarem para o mercado cripto e operar de maneira que não  seja totalmente descentralizada. 

O que é XRP Ledger e como funciona

A XRP Ledger é uma rede de registros contábeis que registra as operações do sistema de pagamento de código aberto da Ripple. Atuando com base em um sistema de chaves públicas e privadas, similar ao Bitcoin, embora tenha características diferentes como a falta de suporte nos processos de mineração ou validação. Por isso, a Ripple é uma blockchain centralizada, dependendo do controle e autorização da empresa por trás da criptomoeda.

Como a validação não é dada por um consenso (há um pequeno número de servidores e nós habilitados), a Ripple permite operar de forma muito rápida e com baixo custo. A XRP Ledger não cobra taxas de transferência, mas uma pequena quantidade de XRP é queimada e reduzida do fornecimento total.

Basicamente, XRP Ledger é a blockchain da moeda Ripple (XRP), que funciona por meio de uma rede chamada “RippleNet”. A rede trabalha em grande escala e facilita as transferências entre diversas moedas fiat.

Como comprar XRP em Reais no Brasil

O token XRP já está disponível na plataforma e no aplicativo da Ripio. É importante lembrar que para comprar criptomoedas na Ripio você precisa de uma conta ativa e de saldo em reais. Além de comprar e vender XRP, você também pode receber e enviar de sua carteira.

  1. Se você não possui conta na Ripio é só se cadastrar pelo site, ou aplicativo para Android ou iOS.
  2. Ative sua conta. 
  3. Faça um depósito por transferência bancária via PIX ou transferência bancária.
  4. Em sua carteira tem a opção de comprar, basta inserir a quantidade de XRP que deseja e seguir as instruções para confirmar a compra.

Lembre-se de que além de holdear XRP, você pode utilizar para realizar staking e obter rendimentos ou converter em moeda fiduciária para trocar por outros tokens e criptomoedas na plataforma da Ripio. 

Tem dúvidas sobre como comprar XRP na Ripio? Escreva para nós.