Voltar ao início

Quais são os ativos digitais mais conhecidos?

Quais são os ativos digitais mais conhecidos?

Uma lista com 5 populares projetos do mercado de criptomoedas

Santiago Juarros
Content Analyst
11/1/21

É possível que existam dezenas de milhares de criptomoedas no mercado. Se formos considerar apenas os tokens criados na rede Ethereum, somente este número consegue ultrapassar a marca das centenas de milhares de projetos.

Num mercado em plena ascensão e número incontável de opções em ativos digitais, quais seriam alguns dos projetos mais conhecidos no setor?

A seguir temos a lista de 5 criptomoedas selecionadas. O critério para a escolha levou apenas o caráter informativo deste artigo. Sendo assim, não encare como uma lista em sequência da mais popular para a menos.

Lembre-se também que o mercado pode mudar muito com o tempo. Quer dizer que não faria sentido também fazer uma lista pelos maiores mercados em capitalização. Em poucos dias o cenário poderia ser outro.

Bitcoin

É impossível escrever uma lista de moedas conhecidas sem mencionar uma das primeiras criptomoedas existentes. Desde sua idealização, em 2008, até os dias de hoje, esta moeda é considerada referência para as demais.

Pioneira e tradicional, podemos entender a sua importância ao lembrarmos que o próprio mercado se divide em bitcoin e altcoins, ou seja, moedas alternativas ao bitcoin.

O que é Bitcoin?

Ethereum

Fundado por Vitalik Buterin em Janeiro de 2014 e lançado no ano seguinte, ETH possui diferenciais que trouxeram uma boa reputação e grande adoção.

São muitas as empresas e desenvolvedores que utilizam a funcionalidade de criação de tokens da blockchain Ethereum.

Somando-se essa funcionalidade com contratos inteligentes, outra tecnologia adotada na rede, é possível que empresas lancem programas de financiamento e arrecade fundos para seus projetos.

o que é Ethereum?

Ripple (XRP)

A XRP foi criada pela Ripple para ser uma alternativa mais rápida, barata e escalonada para ativos digitais e plataformas de pagamento de dinheiro já existentes como SWIFT.

A Ripple possui acordos com empresas do setor financeiro tradicional, como bancos. Podemos destacar a parceria com o Bank of America (BofA), que é um dos principais bancos dos Estados Unidos.

Apesar da popularidade, parte da comunidade de criptomoedas critica a XRP pelos seus fortes indícios de centralização.

o que é Ripple?

Tether (USDT)

Esta é a principal stablecoin do mercado de criptomoedas. Uma stablecoin, ou moeda estável, é o nome dado para um ativo digital que possui seu preço relacionado a outro ativo, com o propósito de reduzir a sua volatilidade.

USDT é pareada com o dólar. Isso quer dizer que cada token tende a valer um dólar americano. Em teoria, espera-se que para cada token emitido, um dólar seja mantido em uma reserva, como garantia do preço.

o que é Tether?

Binance Coin

A BNB é a moeda suportada pela exchange Binance. Inicialmente, esse ativo foi criado em 2017 como um token na rede Ethereum, mas ganhou uma blockchain própria em 2019. O nome de sua rede é Binance Chain.

Segundo o site CoinmarketCap, que é de propriedade da Binance, BNB pode ser usado como um método de pagamento, um token de utilidade para pagar por taxas na corretora Binance e para participar nas vendas de tokens nos lançamentos da Binance. BNB também alimenta a Binance DEX (corretora descentralizada).

Binance Coin

E então? O que achou de nossa lista? A sua criptomoeda preferida está aqui?

Se você quer comprar ou vender bitcoin e Ethereum, duas das moedas de nossa lista, você pode contar com a Ripio para uma experiência de negociação segura, simples e rápida.