Voltar ao início

Altcoin: o que é e como investir

Altcoin: o que é e como investir

Qualquer moeda que não seja o bitcoin é caracterizada como uma altcoin. Saiba o que são, para que servem, suas categorias e como comprar!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

As altcoins surgiram da base do Bitcoin (BTC), e elas, geralmente, oferecem soluções mais simples e baratas quando comparadas à principal cripto do mercado. Hoje existem milhares de moedas alternativas em circulação, com muitas funcionando por conta própria e com particularidades até mais interessantes que o BTC. 

Para investir nesses ativos, entretanto, é preciso compreender os seus riscos. Acompanhe o texto a seguir e saiba o que é altcoin e quais são as principais características e riscos envolvendo essas moedas. 

O que são altcoins?

O termo "altcoin" surgiu ainda no início do mercado cripto, quando qualquer moeda alternativa ao BTC era denominada como tal. Com a expansão do universo cripto e uma variedade imensa de ativos disponíveis, as altcoins hoje têm vida própria. 

De qualquer forma, elas são opções “secundárias” quando comparadas às principais opções do mercado, como o BTC e o Ether (ETH). 

Existem milhares de altcoins diferentes, cada uma com suas próprias características e propósitos únicos. Algumas são criadas com o objetivo de melhorar a velocidade ou a segurança das transações, enquanto outras são projetadas para fornecer recursos específicos, como contratos inteligentes ou armazenamento descentralizado de dados.

Quais são as altcoins mais conhecidas?

Uma das primeiras altcoins do mercado foi a Litecoin (LTC), cripto criada com a mesma base da rede Bitcoin, mas com a proposta de ter maior escalabilidade e menores taxas. A partir dela, milhares de altcoins surgiram ao longo dos últimos anos por meio de projetos próprios e particularidades que vão muito além do BTC.

Dentre as principais altcoins do mercado, destacam-se:

  • Ethereum (ETH): plataforma de contrato inteligente que permite a criação de aplicativos descentralizados (dApps) e tokens baseados em blockchain;
  • Ripple (XRP): rede e criptomoeda voltada para a simplificação e aceleração de transações internacionais entre bancos e outras instituições financeiras;
  • Cardano (ADA): plataforma de contrato inteligente que utiliza um sistema de prova de participação (PoS) para validar transações em sua rede;
  • Dogecoin (DOGE): criptomeme que ganhou popularidade graças ao seu uso por celebridades e personalidades do entretenimento;
  • Litecoin (LTC): primeira altcoin criada sob a base do BTC, é considerada mais leve e rápida; 
  • Polkadot (DOT): plataforma de contratos inteligentes que permite que diferentes blockchains interajam entre si;
  • Chainlink (LINK): rede de oráculos descentralizados que fornecem informações externas para contratos inteligentes;
  • Stellar (XLM): plataforma de pagamentos internacionais que permite que as transações sejam realizadas em segundos com baixas taxas;
  • Uniswap (UNI): plataforma descentralizada de troca de criptomoedas que utiliza um sistema de pool de liquidez.

Quais são as características das altcoins?

As altcoins podem servir a diferentes propósitos e não há como especificar características em comum entre elas, uma vez que cada uma é desenvolvida com uma finalidade distinta. 

Algumas são projetadas para oferecer recursos que a rede Bitcoin não oferece, como contratos inteligentes ou transações mais rápidas. Outras são criadas para resolver problemas específicos em setores específicos — é o caso da Ripple, que é usada para facilitar transações financeiras internacionais.

As altcoins tendem a ser mais voláteis que o BTC, já que são menos conhecidas e têm menos liquidez. Isso significa que o seu preço pode flutuar significativamente em um curto período de tempo. 

Por fim, embora as altcoins tenham ganhado popularidade nos últimos anos, a adoção geral ainda é menor do que a principal cripto do mercado.

Como comprar altcoins?

A negociação de altcoins é feita da mesma forma que o BTC: de maneira direta entre os usuários (pelo método peer-to-peer) ou por intermédio de uma exchange especializada. A segunda opção é a maneira mais prática e rápida de comprar e vender criptomoedas quando você não tem conhecimento necessário para interagir com redes descentralizadas.

Para isso, basta escolher uma plataforma confiável e segura que permita a compra e venda de altcoins. A Ripio, por exemplo, oferece uma grande variedade de altcoins para negociação aqui na plataforma.

Depois disso, basta fazer um cadastro e adicionar saldo suficiente em reais para fazer a conversão e comprar os ativos. Vale lembrar que a negociação de altcoins é arriscada e pode resultar em perdas significativas. Portanto, é importante pesquisar cuidadosamente sobre os projetos e nunca investir mais do que está disposto a perder.

Riscos de comprar altcoins

Como dito anteriormente, as altcoins costumam ser mais voláteis do que outras criptomoedas mais estabelecidas. Além disso, muitas delas têm baixa liquidez devido à falta de adoção e volume de negociação, o que pode tornar a negociação mais arriscada.

Algumas altcoins desconhecidas podem ser alvo de esquemas de “pump and dump”, método que consiste em grupos organizados de investidores tentando inflar artificialmente o preço de uma cripto antes de vendê-la a um preço mais alto, deixando os investidores menos experientes com perdas significativas.

Vale mais a pena comprar BTC ou altcoins?

O BTC é a criptomoeda mais estável e conhecida do mercado, mas nem sempre pode ser a melhor opção para quem deseja diversificar a carteira. Por isso, as altcoins são uma boa forma de alternar ativos no mercado cripto..

Tanto as altcoins como o Bitcoin utilizam a tecnologia blockchain para manter os registros imutáveis das transações. Além disso, tratam-se de ativos descentralizados, o que significa dizer que não são controlados por um único órgão ou instituição.

No entanto, há muito mais diferenças entre as altcoins e a principal criptomoeda do mercado, como o objetivo do projeto, o algoritmo de mineração, a velocidade de transação, a capacidade de processamento, entre outros. 

O Bitcoin utiliza mineração por prova de trabalho (PoW), mecanismo altamente intensivo em energia e que requer hardware especializado. Já algumas altcoins utilizam a prova de participação (PoS), modelo que é mais eficiente e barato. Por fim, o BTC tem a maior capitalização de mercado, enquanto que as altcoins não chegam nem perto desse valor.