Voltar ao início

Proof of Stake: entenda essa tecnologia

Proof of Stake: entenda essa tecnologia

Aprenda sobre a tecnologia Proof of Stake e como ela pode ser uma alternativa mais eficiente e sustentável ao Proof of Work

Santiago Juarros
Content Analyst
22/2/21

As criptomoedas não necessitam de um intermediário para realizar transações, tudo é feito por meio da própria blockchain. Portanto, a mineração e manutenção desses ativos seguem regras próprias, e geralmente são baseados em dois mecanismos: o Proof of Stake (PoS) e o Proof of Work (PoW).

Como já mencionamos em artigos anteriores, o Bitcoin (BTC) utiliza o método Proof of Work (prova de trabalho) para o seu funcionamento. A prática consiste em um forte processamento computacional para a realização de problemas matemáticos, que, por sua vez, ajudam a manter a blockchain segura e em funcionamento.

A prova de trabalho, porém, tem perdido espaço para o mecanismo de Proof of Stake (prova de participação), um método mais sustentável e acessível. Recentemente adotado pela blockchain Ethereum, o PoS é hoje a principal promessa para o futuro do universo cripto. Entenda como ele funciona.

O que é o Proof of Stake?

O Proof of Stake é um algoritmo de consenso usado na blockchain que permite aos usuários validar transações e criar novos blocos na rede. 

Diferente do Proof of Work, que requer que os usuários resolvam problemas matemáticos complexos para criar novos blocos, o PoS permite que os usuários criem novos blocos com base na quantidade de criptomoedas que possuem e estão dispostos a “apostar” como prova de sua participação.

No PoS, a capacidade de criar um novo bloco é determinada pelo número de tokens ou moedas que um usuário detém e está disposto a bloquear como garantia. Os usuários que bloqueiam mais moedas têm maior probabilidade de serem selecionados para criar novos blocos e, consequentemente, receberem uma recompensa por seu trabalho.

Vantagens do Proof of Stake

O PoS tem sido considerado por muitos usuários e especialistas do mercado cripto como uma alternativa mais eficiente e ecológica ao PoW, uma vez que não requer a quantidade massiva de energia elétrica que a prova de trabalho exige. 

Além disso, a prova de participação pode ser mais segura e resistente a ataques. Confira outras vantagens desse mecanismo de consenso:

  • Maior lealdade dos participantes: como os validadores são recompensados pela quantidade de recursos depositados em um determinado tempo, o PoS acaba incentivando os usuários a deixarem os seus recursos investidos na rede;
  • Maior dificuldade de uma só pessoa controlar a rede: o mecanismo evita o famoso “ataque 51%”, o que acaba por perpetuar a descentralização da blockchain;
  • Mais acessível: como não são necessários enormes investimentos em computadores e energia, o Proof of Stake é mais amigável para o meio-ambiente e mais acessível para os indivíduos.

Desvantagens do Proof of Stake

Apesar de ser considerado acessível, o PoS exige que o usuário tenha determinada quantia de criptomoedas para participar da atividade. Por isso, ele pode não ser tão fácil assim.

Outras desvantagens do incluem:

  • Privilegia quem tem mais: os pagamentos do staking são determinados de acordo com o montante de ativos bloqueados para garantia. Portanto, os usuários com maior quantidade de cripto em carteira são beneficiados, além de terem mais chances de serem escolhidos novamente para participar de um próximo bloco;
  • Necessidade de “bloqueio’ das criptos: o PoS exige uma quantia mínima de criptos como garantia, por isso é preciso deixar as suas moedas travadas em uma carteira por um certo período de tempo, de forma que o investidor fica exposto ao risco de desvalorização do ativo, não sendo possível vendê-lo nos momentos que julgue necessário.

O que é o Proof of Work?

Já o Proof of Work utiliza problemas matemáticos para validar as operações, sendo também conhecido como "criptografia". É exatamente por essa razão que os criptoativos são chamados de “cripto”, inclusive.

No PoW, os mineradores competem entre si usando os seus computadores para resolver o desafio matemático criptográfico, e o primeiro a resolver o algoritmo é remunerado com a criptomoeda. Esse método funciona semelhante a uma mineradora de ouro, em que para se achar ouro é preciso cavar e minerar. 

Porém, no mundo digital, todo o esforço é realizado pelos computadores, que precisam ter um alto poder energético e de processamento para validar as transações. No longo prazo, os mineradores que realizam mais provas de trabalho são os mais bem recompensados.

Vantagens do Proof of Work

Com o seu princípio de recompensa por provas de trabalho, ele incentiva a eficácia, pois quanto mais você minerar, melhor será a sua recompensa. É por conta desse mecanismo que o BTC se tornou uma moeda tão famosa, sendo a mais importante do mundo. 

Além disso, o PoW se destaca por: 

  • Método seguro: é considerado um dos algoritmos de consenso mais seguros do mercado cripto, já que requer que os mineradores resolvam problemas matemáticos complexos para criar novos blocos na rede;
  • Distribuição justa: qualquer pessoa pode participar do processo de mineração e receber uma recompensa por seu trabalho. Isso significa que não é necessário ter grandes quantidades de tokens ou moedas para começar a minerar e participar da rede;
  • Descentralização: a prova de trabalho promove a descentralização da rede, pois os mineradores estão distribuídos em todo o mundo e qualquer pessoa com um computador capaz pode participar da mineração.

Desvantagens do Proof of Work

Como dito anteriormente, a prova de trabalho se destaca negativamente por conta da sua exigência de poder computacional. 

Ainda, o método se destaca negativamente pelas seguintes razões:

  • Alto consumo energético: como todo o trabalho é feito por computadores que ficam ligados 24/7, o consumo energético é enorme. Caso você more em um país em que a conta de energia é cara, como o Brasil, realizar a mineração se torna bastante complicado;
  • Exigência de investimento em maquinário: é necessário um equipamento altamente potente, o que exige um investimento inicial muito alto em computação;
  • Centralização: o processo de mineração acaba centralizado nas enormes mining farms (empresas focadas em mineração), tornando o processo inacessível para pessoas comuns.

Qual é o melhor?

Não existe um consenso sobre qual método é melhor entre o Proof of Stake e o Proof of Work. Ambos os mecanismos têm os seus prós e contras, e atendem muito bem aos requisitos que pretendem cumprir. 

A avaliação deve partir dos objetivos que determinado projeto pretende atingir, o seu propósito e uma série de outros requisitos técnicos. A partir disso, é possível avaliar qual mecanismo de rede atende melhor a determinado projeto.

É importante lembrar que existem outros tipos de mecanismos que derivam do PoS, como o Delegated Proof of Stake (DPoS – prova de participação delegada) e o Leased Proof of Stake (LPoS – prova de participação arrendada), mas esse papo fica para outro artigo.