Voltar ao início

Como minerar Bitcoin em casa?

22/2/21

A mineração de Bitcoins é um processo de extrema importância para a segurança da rede blockchain. Além disso, é por meio do mesmo processo que a emissão de novas moedas acontece.

Você sabe como funciona a mineração? Será que é possível a mineração de Bitcoins em casa? Essas e outras perguntas serão respondidas durante o nosso artigo!

Como funciona a mineração?

A mineração é a forma com que as transações da rede Bitcoin são validadas. A cada 10 minutos, aproximadamente, um arquivo é criado contendo nele as transações mais recentes. Damos a esse arquivo o nome de bloco.

Portanto, minerar é validar blocos na blockchain. E essa validação só acontece quando um problema matemático da rede é resolvido. Sendo assim, várias máquinas ficam tentando resolver esse problema. A máquina que tiver sucesso primeiro, valida e registra o bloco.

Ao se minerar, é dada uma recompensa ao minerador. Atualmente, 6,25 BTC é ofertado ao minerador que valida um bloco.

Como funciona a mineração?

Agora que você já sabe o valor da recompensa pela atividade de mineração, vamos conhecer os equipamentos geralmente usados para essa finalidade.

Equipamentos de mineração

No início do Bitcoin havia pouco interesse na mineração, já que a moeda digital nasceu sem ter um valor de mercado precificado. Portanto, máquinas convencionais tinham o poder de processamento computacional suficiente para validar blocos.

Com o passar dos anos e o aumento de preço do Bitcoin, foi criado um mercado específico de máquinas de mineração de criptomoedas. Atualmente, essas máquinas possuem chips de circuitos integrados de aplicação específica (ASICs) de última geração.

Como minerar criptomoedas: Equipamentos de mineração

Os maiores fabricantes de mineradoras Bitcoin se localizam na China. O preço de cada mineradora pode ultrapassar, facilmente, a casa dos milhares de dólares por unidade.

Sendo assim, a maior parte do poder de mineração do mundo está concentrada em grandes empresas, chamadas de farms,  ou em grupo de pessoas que unem o poder de processamento de seus equipamentos de forma parecida a uma cooperativa, chamada de pool de mineração.

Vale a pena tentar minerar de casa?

Ainda que você decida por importar um equipamento específico para mineração da China e configurá-lo para funcionar junto com uma pool de mineração, para minerar Bitcoin você ainda teria que calcular seus gastos com energia elétrica.

Uma grande parte dos custos de minerar Bitcoin está relacionada ao gasto de energia que as máquinas mineradoras gastam ao realizar os cálculos matemáticos necessários para a validação dos blocos da rede blockchain.

Vale a pena tentar minerar de casa?

Em regras gerais, portanto, minerar Bitcoin no Brasil se torna inviável pelo preço da energia elétrica. Um país próximo ao nosso e que possui energia mais barata que o Brasil é o Paraguai. Em outros países, como a China, há também muita atividade de mineração.

Ainda vale a pena lembrar de grandes farms que usam energia alternativa, como a eólica, para manter as suas atividades de mineração. Um exemplo de farm baseada em energia eólica é a da Layer1 Technologies, localizada no Texas.

Como obter Bitcoins?

Como você viu, minerar Bitcoins é uma tarefa que depende de vários fatores distintos para que seja lucrativa. Sendo assim, a mineração em casa, geralmente, não é a melhor opção.

A forma mais fácil de se obter a principal criptomoeda do mercado é através da compra. E a Ripio é o local ideal para a sua compra de moedas digitais! Acesse nossa plataforma para comprar ativos digitais com a segurança e simplicidade que você merece.

Para aprender mais sobre Bitcoin e criptomoedas, você pode acompanhar nossas postagens. Assim, você ficará por dentro de tudo que acontece no universo das principais moedas do mercado de criptomoedas.