Voltar ao início

Blockchain Games: Novidades e Lançamentos

Blockchain Games: Novidades e Lançamentos

Os Blcokchain Games estão cada vez mais presentes no setor de jogos e entretenimento. Parcerias e projetos inovadores seguem surgindo.

Luis Cecatto
Content Analyst
7/7/22

Os Blockchain Games são uma modalidade que ainda está no começo do seu desenvolvimento, mas que já está deixando sua marca. As comunidades que são ativas e engajadas estão crescendo, atualizações e novos estilos de jogos estão aparecendo e a jogabilidade melhorando. O futuro está cheio de possibilidades.

Grandes empresas e desenvolvedoras de jogos do mundo já se atentaram para os Blockchain Games. Projetos vêm sendo estudados, anunciados e lançados no mercado. 

Ubisoft e a Quartz

A Ubisoft, desenvolvedora mundial de games, está dando início a um projeto ligado à Blockchain: o Ubisoft Quartz. Será uma plataforma para que jogadores possam adquirir seus Digits (os primeiros NFTs jogáveis em games AAA) e funcionarão com tecnologia de baixo consumo de energia

Primeiramente, os Digits serão lançados em uma versão beta dentro do Tom Clancy's Ghost Recon Breakpoint exclusivamente para PC, via Ubisoft Connect. Serão edições limitadas, e cada edição terá um número fixo de itens. 

Essa é a nova maneira que a Ubisoft achou para testar itens cosméticos, sempre combinados a diversão de jogar jogos com qualidade AAA e à exclusividade dos NFTs. Cada Digit será uma peça única dentro dos mundos da Ubisoft, já que eles vêm com certificados de propriedade armazenados na Blockchain que a empresa está desenvolvendo.  

Além do projeto Quartz, a desenvolvedora também conta com o Tezos, um blockchain que funciona por meio da prova de participação (proof-of-staking), que utiliza menos energia para funcionar que as blockchains mais conhecidas, o Bitcoin e a Ethereum, que são baseados em proof-of-work (prova de trabalho). 

Epic Games e Gala Games

A Epic Games, empresa conhecida mundialmente no universo dos games por conta do sucesso Fortnite, está estudando entrar para o mundo dos Blockchain Games. Buscando uma parceria com a Gala Games, uma das principais empresas de jogos em blockchain do mundo, a Epic Games Store poderá comercializar o jogo GRIT

GRIT é um jogo de batalha royale, situado no velho oeste, construído em parceria com a Unreal Engine e tem lançamento previsto para 2022. Assim que lançado, o jogo promete fácil acesso a Web3 e destaca o ponto fundamental que as NFTs podem trazer para enriquecer os jogos

No entanto, por ser um mercado que ainda está em desenvolvimento, não é possível cravar um sucesso de lançamento, mas certamente o investimento de grandes empresas ajuda o setor como um todo.

Além da parceria com a Gala Games, a Epic Games ainda fará parte do Metaverse Standards Forum (Fórum de padrões do Metaverso), que contará com 36 participantes. A ideia é organizar projetos práticos para criar padrões comuns, como ferramentas de prototipagem e hackathons. Além da Epic, o Fórum conta com grandes players do mercado de tecnologia do mundo, como a empresa Meta e a Microsoft. 

Desenvolvedora Zynga

A desenvolvedora de games Zynga ficou muito famosa quando desenvolveu o jogo FarmVille e o CSR Racing. Esses jogos definitivamente marcaram gerações e é com esse intuito que a empresa está estudando maneiras para entrar no mundo dos Blockchain Games. Durante o ano de 2021, a empresa recrutou um veterano da indústria de games como Vice Presidente da divisão responsável pelos Blockchain Gaming, Matt Wolf. 

A ideia do estúdio de criação é aumentar a equipe de funcionários até o final do ano de 2022. A Zynga também tem planos e parcerias com a Axios, para criação de jogos baseados em Blockchain com NFTs novos, já que o posicionamento é criar títulos do zero e não adicionar NFTs em jogos já existentes e consolidados como FarmVille. Vem coisa nova por aí.  

Por fim, a empresa está investindo pesado no setor de Blockchain Games, pois acredita que o próximo passo de evolução da tecnologia é a blockchain e os NFTs. A Zynga está criando uma comunidade engajada para ter a oportunidade de dar às pessoas a chance de se divertirem e ganharem uma renda extra com isso (o famoso play-to-earn). 

 League of Legends e Riot Games

O jogo de Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) mais famoso do mundo também tem estudos e projetos para criação de uma blockchain própria, com seu próprio token e NFTs. A empresa produtora do LOL (League of Legends), a Riot Games, recentemente fez um pedido para protocolar pedidos de registro de marcas, onde constam menções a NFTs e blockchain

Além do LOL, a empresa conta com outros 3 jogos de sucesso: o Wild Rift, Valorant e Legends of Runeterra, totalizando mais de 180 milhões de usuários ativos. A Riot Games pode vir a se tornar líder no setor de Blockchain Games caso aplique os protocolos necessários em todos os seus 4 jogos mais bem sucedidos

Embora não seja nada concreto, o pedido de protocolo da Riot Games e as medidas que as outras empresas desenvolvedoras de games estão tomando internacionalmente, mostra que o futuro para o setor de Blockchain Games é bem promissor. A quantidade de investimentos que estão sendo feitos nesse mercado, mostra a capacidade e a intangibilidade que os criptoativos podem atingir, já que cada desenvolvedora busca um modelo de jogo diferente, mas com a presença dos NFTs, porém cada um com suas funções.

Por fim, o mercado de blockchain games está só começando a se desenvolver e novidades empolgantes vem por aí. Mas é importante também mostrar que os criptoativos não tem usabilidades e aplicabilidades apenas para jogos e itens colecionáveis, mas sim que podem trazer inovações tecnológicas e melhorias para todo um setor já consolidado. 

Confira aqui um artigo sobre as várias outras aplicações dos criptoativos.