Voltar ao início

O que é a chamada "altcoin season" e como se relaciona com o preço do BTC

5/2/21

O mundo das criptomoedas geralmente é dividido em dois lados: Bitcoin e Altcoins.

Bitcoin (BTC), como se sabe, é uma criptomoeda descentralizada, ou um dinheiro eletrônico, para transações financeiras sem intermediários, entretanto verificadas por todos usuários. O BTC é considerado a primeira moeda digital descentralizada do mundo.

Altcoins, por sua vez, são outras moedas digitais alternativas ao BTC. Essas já compõem um grupo de mais de 5.000 criptomoedas. De modo geral, todas as moedas que não são o Bitcoin são denominadas altcoins.

Como acontece com o Bitcoin, as altcoins também usam a tecnologia Blockchain. Algumas dessas moedas digitais surgiram do processo de fork do Bitcoin, isso é, a criação de uma nova criptomoeda oriunda da atualização do código de funcionamento do BTC. Assim sendo, é de se esperar, essencialmente, que o funcionamento dessas, como criptoativos, esteja diretamente ligado ao ativo de sua origem.

Entre todas as criptomoedas alternativas, a de maior importância é a Ethereum, o qual é considerado não apenas uma moeda digital, mas uma plataforma aberta, onde até mesmo outras criptomoedas são criadas. Para alguns, a Ethereum é tão importante que a variação do seu preço, juntamente com o BTC, também está ligada ao efeito Altcoin Season.

O que causa a chamada Altcoin Season?

Antes de entender o que causa, vamos entender brevemente o que é. A temporada de altcoins é um período em que as moedas alternativas ao Bitcoin passam a ter uma crescente e intensa valorização. A grande maior parte das moedas mais relevantes no mercado entram em uma forte tendência de alta no curto prazo.

Tipos de token ERC20

Agora sobre a causa da altcoin season (temporada de altcoins), também é tranquilo de entender, ela geralmente começa após um período de lateralização do Bitcoin, isso é, quando nos gráficos o Bitcoin começa a andar de lado, ou seja, aparece em linha reta devido a sua estabilização de preço.

Nesse estágio, a estabilização do Bitcoin gera um tédio no mercado, devido sua dinâmica, a qual diferente dos mercados centralizados dos países, os quais funcionam em dias e horas específicos, operam sem pausas, e seus investidores começam a migrar para as altcoins.

Embora o nome possa sugerir, a Temporada de Altcoin não é necessariamente um evento que acontece durante uma época específica do ano. Na verdade, não existe essa “Temporada” todos os anos, já que no ano de 2018, isso ficou bastante nítido. Esse, no entanto, é um período durante o qual os negociantes de criptomoedas tendem a ficar excessivamente entusiasmados com o ganho de valor das moedas de menor capitalização, geralmente para que possam posteriormente vendê-las e aumentar seus ativos de Bitcoin, a longo prazo.

A estratégia seguinte, quando uma Altcoin Season parece estar por acabar, evento esse, como dito acima, ocasionado pela estabilização do BTC, o qual começa a sair do canal de consolidação e dispara, os investidores se agitam e retornam a investir em Bitcoins.

Como você pode se preparar?

Não há nada de errado em tentar ganhar dinheiro neste mercado. Para esse propósito específico, a "Altcoin Season" pode ser uma oportunidade lucrativa.

Se você for um trader de longo prazo, esse é aquele que mantém, nesse caso, os criptoativos por um longo tempo, você simplesmente precisa diversificar seu portfólio. Diversificar o portfólio é comprar várias moedas diferentes para que você não fique exposto a apenas um único ativo, dessa forma é possível aproveitar a valorização de diversos projetos em diferentes proporções e ao mesmo tempo.

Precauções com a temporada das altcoins

Embora seja promissor ver alguns mercados subirem durante estes tempos de estabilidade no preço do BTC, o termo “Temporada de Altcoin” pode ser incrivelmente enganoso. Pode-se dizer que é quase impossível distinguir entre a referida temporada e os esquemas de pump-and-dump.  Esses esquemas, por sua vez, constituem-se em uma forma de fraude que envolve uma manipulação, através de declarações positivas falsas e enganosas, com o fim de vender a moeda comprada mais barata a um preço mais alto.

Precauções com a temporada das altcoins

Ainda, em distinção com a estratégia de pump-and-dump, durante a temporada de Altcoins, não apenas o valor de uma moeda, entre as outras, começa a aumentar, mas o valor de várias. Um detalhe importante para se atentar é quanto a dominância do Bitcoin, que passa a cair de forma considerável, justamente pelo fluxo de capital estar saindo do BTC em direção às diversas altcoins.

Geralmente as criptomoedas mais proeminentes começam a ter seu valor acrescido. Se isso acontecer por um longo período de tempo, pode ter um efeito de transbordamento para o resto das moedas, levando assim o mercado geral das Altcoins a um aumento considerável de valor e capitalização.

Uma vez que a maioria das moedas que estão ganhando valor durante esta “temporada” são moedas sem nenhum caso de uso real, ou são mera especulação, é normal que elas sejam chamadas de shitcoins. Assim sendo, um investidor mais atento saberá discernir uma verdadeira temporada de altcoins.

Além de tudo isso, a altcoin season não dura para sempre. Aqueles projetos que realmente não tiverem bons fundamentos tendem a desvalorizar em proporções demasiadamente maiores que valorizaram, então um trader que é inexperiente e não possui um conhecimento profundo do mercado, corre sérios riscos de ter um grande prejuízo no final do período.

E para você que se interessou no tema e acredita que possa ser uma excelente oportunidade, reiteramos, tenha bastante cuidado e só tome decisões baseadas em fundamentos.

Caso você não saiba identificar os fundamentos de uma boa moeda, ou esteja afim de aprofundar neste novo mundo financeiro, conheça o nosso Launchpad e aprenda muito sobre tudo relacionado a criptomoedas e blockchain.