O mercado das criptomoedas geralmente é dividido em duas frentes: Bitcoin e Altcoins, cada uma com suas especificidades.
O Bitcoin (BTC), como se sabe, é a primeira e mais famosa criptomoeda desse universo de ativos descentralizados. Já as Altcoins, por sua vez, são moedas “secundárias”, que surgiram da base do Bitcoin e com objetivos específicos.
Essas moedas alternativas já compõem um grupo de mais de 20 mil criptomoedas. De modo geral, todas as moedas que não são o BTC são denominadas Altcoins, mas ambas utilizam a tecnologia blockchain.
Entre todas as criptomoedas alternativas, a de maior importância é a da rede Ethereum (ETH), considerada não apenas uma moeda digital, mas uma plataforma aberta de criação e desenvolvimento de milhares de ativos.
Para alguns, o ETH é tão importante que a variação do seu preço, juntamente com o BTC, também está ligado ao efeito Altcoin Season. Mas, afinal, o que é o Altcoin Season e quais são as suas causas? Confira a seguir.
O que causa a Altcoin Season?
A Altcoin Season (ou "temporada de Altcoins", em português) é um período em que as moedas alternativas ao Bitcoin passam a ter uma crescente e intensa valorização. Ou seja, é quando boa parte dos principais ativos deste segmento entram em uma forte tendência de alta no curto prazo.
A Altcoin Season geralmente começa após um período de lateralização do BTC, isto é, quando a principal cripto do mercado começa a “andar de lado” nos gráficos. Ou seja, aparece em linha reta devido a sua estabilização de preço.
Nesse estágio, a estabilização do Bitcoin ocasiona um sentimento de tédio no mercado, gerando um incentivo para a busca por moedas alternativas. Diante desse cenário, os investidores passam a “migrar” para as Altcoins, apostando em ativos alternativos.
Embora o nome possa sugerir, a temporada de Altcoin não necessariamente acontece durante uma época específica do ano. Na verdade, não existe uma “temporada” todos os anos – e em 2018 isso ficou bastante nítido. A Altcoin Season é um período em que os negociantes de criptomoedas tendem a ficar excessivamente entusiasmados com o ganho de valor com essas moedas de menor capitalização.
A temporada chega ao fim quando o BTC volta a performar com entusiasmo no mercado. Assim, os investidores deixam as moedas alternativas de lado para voltar a investir na principal cripto do mercado.
Como se preparar para uma Altcoin Season?
Se você deseja aproveitar uma Altcoin Season para diversificar o portfólio, é preciso se planejar. Não há nada de errado em tentar ganhar dinheiro neste mercado, aliás é uma excelente estratégia, e para esse propósito específico, essa temporada pode ser uma oportunidade lucrativa.
Se você for um trader de longo prazo, ou seja, que mantém os criptoativos guardados por um longo tempo, essa é a estratégia mais comum, inclusive. Para diversificar o portfólio a fim de não ficar exposto a apenas um único ativo, é possível aproveitar a valorização de diversos projetos e em diferentes proporções ao mesmo tempo.
Para aproveitar uma Altcoin Season com sabedoria, siga este passo a passo:
- Faça sua pesquisa: antes de investir em qualquer Altcoin é importante pesquisar e entender a tecnologia por trás da criptomoeda, sua equipe de desenvolvimento, o seu histórico de preços e outras informações relevantes;
- Diversifique seus investimentos: embora algumas Altcoins possam ter um potencial maior de retorno do que outras, também é importante diversificar os seus investimentos em várias Altcoins a fim de minimizar o risco;
- Monitore as tendências do mercado: fique atento às tendências do mercado de criptomoedas, incluindo notícias e eventos que possam afetar os preços das Altcoins. Também é importante monitorar o desempenho do Bitcoin, pois isso pode afetar o preço das Altcoins;
- Tenha uma estratégia clara: antes de investir em qualquer criptomoeda é importante ter uma estratégia clara em mente. Determine os seus objetivos de investimento, o seu nível de risco e a quantidade de dinheiro que você está disposto a investir;
- Tenha paciência: embora a Altcoin Season possa oferecer grandes oportunidades de lucro, também é importante ter paciência e não investir mais do que você pode perder. O mercado de criptomoedas é altamente volátil e pode haver grandes quedas nos preços das Altcoins a qualquer momento.
Precauções com a temporada das Altcoins
Embora seja promissor ver alguns mercados subirem durante tempos de estabilidade no preço do BTC, a Altcoin Season pode ser bastante arriscada, já que esses ativos, vale lembrar, costumam ser ainda mais voláteis que o Bitcoin.
Pode-se dizer que é quase impossível distinguir a referida temporada dos esquemas de pump-and-dump ("inflar e largar" em tradução livre), uma forma de fraude que envolve manipulação por meio de falsas declarações positivas, com o intuito de vender uma moeda comprada mais barata por um preço mais alto.
Outro detalhe importante para se atentar é quanto a dominância do Bitcoin, que passa a cair de forma considerável justamente pelo seu fluxo de capital estar indo em direção às Altcoins.
Geralmente, as criptomoedas mais promissoras começam a ter seu valor acrescido. Se isso acontecer por um longo período de tempo, pode ter um efeito de transbordamento para o resto das criptos, elevando o mercado geral das Altcoins. Mas, apesar de a maioria das Altcoins ganharem valor durante a Altcoin Season, elas ainda são ativos com pouco poder de utilização.
Qual a melhor estratégia?
Não há uma única estratégia que funcione para todos durante uma Altcoin Season, pois cada investidor tem os seus próprios objetivos e níveis de risco.
Em linhas gerais, a melhor estratégia é sempre escolher as moedas com sabedoria, diversificar os investimentos, acompanhar as notícias e tendências do mercado, definir seu nível de risco, aproveitar as quedas de preços e ter uma estratégia de saída.
Por fim, vale lembrar que a Altcoin Season não dura para sempre. Projetos sem real valor e fundamento tendem a desvalorizar com rapidez, portanto, um trader inexperiente corre sérios riscos de ter um grande prejuízo no fim desse período.