Voltar ao início

Você aceitaria receber seu salário em BTC?

26/10/20

Você já se imaginou recebendo todo o seu salário mensal em bitcoin? Quais seriam os benefícios e o quais os desafios envolvidos ao usar criptomoedas para este fim?

Se você sempre teve interesse ou mesmo curiosidade sobre o assunto, esta é a hora de você conhecer mais.

Alguma empresa já paga em bitcoin?

A cada dia as moedas digitais ficam mais populares. Algumas empresas entusiastas do mercado então procuram formas de promover ainda mais as criptomoedas. Uma das formas de promoção é o pagamento de salário em bitcoin.

Como exemplo, podemos citar uma grande empresa de internet japonesa, chamada GMO Group. Ela virou notícia quando deu a opção a seus funcionários, que somavam mais de quatro mil pessoas, do recebimento de salário em BTC.

Normalmente, uma empresa não obriga seu funcionário a receber em criptomoedas. Ela dá a opção e o trabalhador somente aceita a sugestão se sentir confortável sobre a ideia. No momento em que o pagamento é feito, ele recebe o mesmo valor que receberia em moeda fiduciária, convertido em um saldo de BTC.

Salario em Bitcoin
Para as pessoas que trabalham em outros países o salario em Bitcoin pode ser uma vantagem

Vantagens em receber seu salário em bitcoin

Para pessoas que trabalham ou prestam serviço para empresas que estão localizadas em outros países, receber em bitcoin ou outras criptomoedas reduz a burocracia da transação de dinheiro entre países diferentes.

Além de ser mais rápido, a transferência internacional de valores usando moedas digitais é muito mais barata

Para quem não se enquadra na situação acima, vale lembrar que receber em bitcoin é apoiar e usar uma moeda feita para a liberdade do consumidor. Sendo assim, ninguém pode impedir que você gaste o que recebeu nem há risco que o governo ou alguma entidade congele sua conta.

Em resumo, ao optar por receber em bitcoin ou até mesmo outras criptomoedas relacionadas, significa que você está sendo pago em algo confiável, rápido e fácil de usar.

Desvantagens em receber seu salário em bitcoin

A principal desvantagem a ser mencionada aqui é a volatilidade. Com variações bruscas de preço, manter todo o salário em bitcoin possui um risco bem alto. 

Acordar e ver que o seu saldo aumentou em 10% em relação à moeda fiduciária seria maravilhoso. Mas você estaria disposto a correr o risco de acordar e identificar uma queda na mesma proporção?

Como poucas pessoas podem lidar com o problema da volatilidade, realmente esta é uma grande desvantagem.

Outro ponto desfavorável é que se você precisar fazer uma declaração fiscal sobre os seus rendimentos, isso pode ser uma grande dor de cabeça. Sem muitos contadores experientes na área, além de legislações novas e incompletas que dificultam o controle das operações com criptomoedas.

Vale a pena receber meu pagamento em criptomoedas?

Para responder a essa pergunta, muitas variáveis precisam ser colocadas na mesa. A sua situação deve ser analisada de forma individual

Por exemplo, se uma pessoa recebe pequenos valores por serviços prestados pela internet, incluindo clientes no exterior, receber em BTC pode ser uma boa opção.

Já para quem precisa movimentar grandes quantidades de dinheiro entre moeda fiduciária e criptomoedas em operações de pagamento e não possui um bom contador para auxiliar, talvez aqui apareça algum problema.

O que você pensa? Você gostaria de receber seu salário em bitcoin? Seja qual for sua resposta, a Ripio está aqui para ajudar a comprar, vender e armazenar a mais famosa das moedas digitais.