Voltar ao início

Stablecoins: Conheça as 5 principais do mercado

Stablecoins: Conheça as 5 principais do mercado

Saiba mais sobre as principais moedas estáveis do universo cripto.

Santiago Juarros
Content Analyst
11/1/21

O que são Stablecoins?

Uma stablecoin, conhecida também como moeda estável, é um modelo de criptomoeda que utiliza um fundo de reserva para garantir o seu valor. Sendo assim, para cada unidade de uma stablecoin existe um outro ativo em reserva para resguardar o seu preço.

Moedas estáveis são muito populares, já que são usadas por investidores do mercado de criptomoedas como uma forma de se proteger da alta volatilidade do setor. Através delas, é possível se resguardar em momentos de incertezas e grandes baixas deste mercado.

De forma simples, podemos dizer que moedas estáveis são interessantes porque possuem os mesmos benefícios das outras criptomoedas como segurança, velocidade de transação e taxas reduzidas. O diferencial é a solução para o problema da volatilidade.

Tether (USDT)

Esta stablecoin é a mais popular do mercado, ocupando posições de destaque entre as criptomoedas de maior capitalização.

Como sua própria sigla indica, esta moeda é lastreada com o dólar americano. Desse modo, cada unidade de USDT representa um dólar.

Apesar de sua grande fama, existe uma suspeita sobre informações inverídicas sobre as reservas de dólares que lastreiam a USDT. Acusações tentam provar que não existem todo o valor necessário em dólar para cobrir as emissões de USDT e algumas investigações indicam ainda a possibilidade de possíveis crimes financeiros envolvendo a Tether.

TrueUSD (TUSD)

Está é mais uma stablecoin pareada com o dólar americano em uma relação de 1:1. A equipe por trás da moeda possui ex-funcionários da UC Berkeley, PwC e Google, possuindo boa reputação no mercado.

Um diferencial da TrueUSD é que a empresa se esforça para manter um alto nível de transparência, com relatórios frequentes e até mesmo a publicação de seus atestados no Twitter.

Pax Gold

Esta stablecoin é emitida pela Paxos Trust Company. Com uma proposta de pareamento diferente, cada token representa uma fração de 31,1 gramas de ouro.

Investir em ouro pode ser um processo lento e burocrático, mas com a Pax Gold você consegue acessar um ativo que o representa de forma tão fácil como faria com qualquer outra criptomoeda.

A custódia da reserva fica por conta da Brink’s, empresa listada em bolsa de valores nos EUA.

DAI

Esta é a moeda estável descentralizada emitida pela plataforma MakerDAO (MKR).

Apesar de ter seu valor relacionado com o dólar, ele na verdade é pareado com um fundo de criptomoedas, que são depositadas pelos usuários que utilizam a plataforma.

Para que o preço não sofra com a volatilidade do fundo em moedas digitais, existe uma reserva maior do que o valor emitido de DAI. Além disso, existe um complexo algoritmo para equilibrar o sistema, através de mecanismos de estabilidade.

A MakerDAO encara a sua criptomoeda como a “nova maneira de abordar as stablecoins”.

USDCoin (USDC)

Como podemos perceber, existem muitas stablecoins pareadas com o dólar. E a USDC é mais uma delas

Esta moeda estável foi desenvolvida por uma joint venture de nome CENTRE. Para auditar as reservas, utiliza-se a empresa Grant Thornton, também mantida pelos próprios emissores da USDC.

Aqui na Ripio você pode comprar USDC e DAI de forma rápida e fácil, sem as complicações da bolsa de valores, por exemplo. 

Dessa forma, você pode se proteger ante uma possível desvalorização do real, já que esta stablecoin possui o mesmo valor de mercado que o dólar estadunidense!