O Bitcoin é uma moeda recente, com pouco mais de dez anos de criação. Contudo, você sabia que o Bitcoin é capaz de resolver problemas relacionados com o ouro, a emissão de dinheiro, os gastos duplos e a computação descentralizada?
O problema do ouro
O ouro já vem sendo utilizado há séculos como uma reserva de valor para épocas de crise. Nos últimos meses, a valorização do preço do ouro alcançou taxas muito elevadas, só comparáveis com os valores de setembro de 2011.
Contudo, o ouro tem problemas que não são percebidos no Bitcoin, que foi criado com características semelhantes às dele. Confira alguns exemplos:
O ouro, por ser muito pesado, é difícil de carregar e transportar. Além de que ao carregá-lo você estará sujeito a ser roubado. Já no caso do Bitcoin, que é digital, a moeda chega com facilidade em qualquer parte do planeta. Assim como é difícil de ser roubado, pois as moedas só são acessadas e transacionadas com a chave privada, que apenas você deve saber qual é, caso esteja em uma carteira descentralizada.
No bitcoin é impossível também que a moeda e sua rede sejam fraudadas, uma vez que a blockchain é passível de ser verificada por qualquer pessoa, assim como qualquer tentativa de adulteração seria automaticamente rejeitada pelos mineradores, que seriam também notificados.
Tudo isso de forma descentralizada e verificável por qualquer pessoa, em qualquer local e a qualquer momento.
O problema da impressão de dinheiro
Este problema afeta todas as economias do mundo, pois a prática de imprimir mais dinheiro para ser movimentado na economia e no sistema financeiro é muito utilizada.
É claro que imprimir dinheiro não é a solução do problema, pois o dinheiro é usado para adquirir produtos, aumentando o consumo. Contudo, não acontece um aumento de produção para gerar mais produtos e aumentar a riqueza do país.
O Bitcoin é uma solução justamente por ser resistente à inflação. Ou seja, como tem a sua oferta limitada, isso garante o seu valor e estabelece o sentido de que pode acabar. Sendo assim, não corre o risco de ser desvalorizado pela oferta ilimitada como acontece com as moedas fiduciárias.
Pelo fato do Bitcoin ser criptograficamente seguro, descentralizado e matematicamente finito, ele pode servir futuramente como uma moeda universal, sem fronteiras e sem a presença de bancos controladores.
Problema do gasto duplo
O problema do gasto duplo consiste em utilizar os mesmos bitcoins para realizar mais de uma transação diferente. Ou seja, é a possibilidade de você comprar dois produtos diferentes com o mesmo dinheiro.
Essa situação com o dinheiro físico não é possível, pois ao se comprar um produto e efetuar o pagamento, não haverá mais como usar o mesmo dinheiro para adquirir outro produto. No caso do Bitcoin, como é uma moeda digital, as transações poderiam ser copiadas e retransmitidas permitindo a dupla utilização.
A solução para esse problema foi dada pela rede Bitcoin, com a verificação de cada transação com a utilização de um algoritmo para validação. Assim, os mineradores passaram a verificar e confirmar as transações realizadas, que estão publicamente disponíveis para qualquer pessoa e a qualquer momento verificar também.
Problema da computação descentralizada
Nesse caso, o problema está relacionado com a confiabilidade de uma rede descentralizada passar a informação correta e se proteger de potenciais sabotadores.
Para esse problema, a solução encontrada pelo Bitcoin foi a própria atividade de mineração, que é o principal processo de validação das transações da rede.
Nesse sentido, é criada uma rede de confiança sólida do bloco minerado para com os demais da rede do Blockchain. Sendo que essa vinculação é feita através da geração de um número de hash específico, para identificar separadamente a transação e o bloco.
Logo, a solução oferecida pelo Bitcoin pode ser considerada como ponto decisivo para a evolução da criptografia e da segurança de sistemas descentralizados.
Bitcoin é a solução para o futuro
O Bitcoin, em sua curta trajetória de pouco mais de dez anos, tem demonstrado qual será o futuro do dinheiro, pois conseguiu se apresentar como uma solução para problemas financeiros percebidos no sistema tradicional.
Para continuar aprendendo mais sobre o Bitcoin e outras criptomoedas, continue acompanhando o nosso Launchpad. Você também pode usar a Ripio para comprar e vender Bitcoin de uma forma rápida e segura.