Voltar ao início

O que são os Wrapped Tokens e para que servem

O que são os Wrapped Tokens e para que servem

Conheça a relação entre os Wrapped Tokens e os dApps de maneira fácil e prática.

Santiago Juarros
Content Analyst
19/11/21

Os Wrapped Tokens são ativos multi-institucionais que possibilitam a troca de moedas de diferentes instituições em uma rede em particular.

Por exemplo, o Bitcoin tem a sua própria rede, assim como a Ethereum, ou seja, a utilização de um Bitcoin na rede Ethereum não é possível, e vice-versa. E por essa razão, foi inventado o Wrapped Token.

O Bitcoin Wrapped (WBTC) foi criado para ser utilizado na rede da Ethereum com o mesmo valor, como se fosse uma Bitcoin normal.

Mas se atente: mesmo o Wrapped Token “copiando” o valor do ativo digital, não significa que você possui o ativo em si - Caso você compre um WBTC, você possui uma Wrapped Bitcoin e não um Bitcoin em si.

A WBTC foi a primeira moeda criada baseada nos Wrapped Tokens, dentro da rede ERC-20, da Ethereum, na proporção 1:1 com o Bitcoin, que significa que 1 WBTC tem o mesmo valor que 1 BTC

Desta maneira todo o ecossistema das dApps passam a ter acesso nativo ao Bitcoin.

O que são dApps?

dApps (Decentralized application) são aplicativos descentralizados com código aberto e autônomos.

Qualquer modificação em dApps só podem ser executadas após consenso entre todos seus participantes.

Como as criptomoedas, os dApps funcionam com a tecnologia blockchain, assim todas suas informações são armazenadas no bloco, protegidos por sua criptografia e acessíveis a todos os participantes da rede descentralizada.

Como funciona o WBTC?

O Wrapped Bitcoin garante o mesmo preço de um Bitcoin a todo momento, por meio de smart contracts

Smart Contracts são contratos digitais autoexecutáveis que usam a tecnologia para garantir que os acordos firmados serão cumpridos.

Em outras palavras, podemos entender esses contratos inteligentes como códigos de programação que definem regras estritas e suas consequências – da mesma forma que um documento tradicional, estabelecendo obrigações, benefícios e penalidades devidas às partes em diferentes circunstâncias.

Dessa forma, garantindo a réplica do preço do Bitcoin em tempo real e regulando o fundo de acordo com a oferta e demanda de transações.

Qual o maior benefício dos wrapped tokens?

O grande benefício de Wrapped Tokens consiste em zerar custos de transferência entre criptoativos de uma rede a outra, facilitando a sua utilização e agilizando todo o processo.

De um lado, como os Wrapped Tokens estão em uma única rede Blockchain, os dApps podem processar transações rapidamente e com baixo custo. 

De outro, os usuários podem realizar transações com confiança, pois os contratos inteligentes garantem que o valor dos Wrapped Tokens irão replicar o valor do ativo original.

O modelo é perfeito para aumentar a eficácia dos dApps, garantindo o acesso nativo a diversas outras moedas, sem o árduo trabalho de conversão entre diferentes redes e tempo de processamento. 

Um ganho para todos - os usuários economizam em custos de transação, e as redes ficam menos congestionadas. 

O futuro dos tokens e a utilização de wrapped tokens

Com o crescimento da rede Ethereum, cada vez mais criptomoedas estão desenvolvendo as suas versões de wrapped tokens para fazerem parte desta revolução e serem consideradas como soluções e meios de utilização para os dApps.

Atualmente, cada rede blockchain gerencia as informações referentes a sua própria rede, sem ter informações de uma outra rede.

Por exemplo, a rede Bitcoin funciona perfeitamente e independente da rede Ethereum (e vice-versa), mesmo ambos utilizando a tecnologia blockchain para funcionar.

O wrapped token vem como uma solução inovadora para fazer essas duas redes se comunicarem e compartilhar dados perfeitamente, como se não existissem barreiras, e é apenas um passo inicial para todo o potencial que a tecnologia blockchain tem de melhorar as nossas vidas e trazer o poder de voltar ao indivíduo.


Agora que você já sabe o que são Wrapped Tokens, que tal navegar por outros temas? Conheça o Launchpad, nossa plataforma de educação sobre criptomoedas e blockchain.