Voltar ao início

Bull Market: como funciona e suas estratégias

Bull Market: como funciona e suas estratégias

O Bull Market é uma expressão que caracteriza momentos em que as cotações estão em alta prolongada. Veja quais estratégias utilizar nestes períodos!

Luana Miyuki
Content Analyst
22/3/23

O mercado financeiro está recheado de expressões que só quem os experiencia diariamente sabe diferenciar. Um desses termos é o Bull Market, que representa um período de alta no valor dos principais ativos negociados. 

O mercado de criptomoedas também passa por esses momentos. Por isso, é importante compreender como eles se formam, quais os principais fatores a influenciar uma alta e também conhecer dicas para a hora de investir. Confira a seguir!

O que é Bull Market?

O Bull Market (em português, "mercado do touro") é um termo utilizado no mercado financeiro para descrever um período de alta nos preços dos ativos – como ações, títulos e commodities. Hoje, ele também é usado no mercado cripto, uma vez que funciona seguindo a mesma lógica.

O termo faz referência à postura do touro (bull, em inglês), simbolizando a força e a agressividade no mercado financeiro, com sua cabeça erguida e chifres apontados para cima.

Durante o Bull Market, os investidores têm uma visão otimista em relação ao mercado, o que leva a um aumento na demanda por ativos e, consequentemente, ao aumento nos preços.

Com os investidores aumentando os seus aportes, as empresas passam a ter mais facilidade para obter financiamento no mercado de capitais. No entanto, é importante lembrar que um Bull Market pode acabar a qualquer momento e os preços dos ativos podem começar a cair, dando lugar a um Bear Market.

Diferenças entre Bull Market e Bear Market

Assim como existe o Bull Market durante o período de alta, há o lado oposto: o Bear Market (mercado do urso), que representa o período de baixa no mercado de ativos voláteis. A expressão remete à maneira como os ursos atacam as suas presas, derrubando-as com suas patas.

Portanto, a  principal diferença entre os termos é a direção para onde o mercado está se movendo. Durante o Bull Market, o sentimento do investidor é mais otimista, uma vez que há maior incentivo para investir em ativos. Já no Bear Market, o investidor encontra-se mais pessimista e com tendência à vender os seus ativos.

Como funciona o Bull Market?

O funcionamento de um Bull Market varia de acordo com o tipo de ativo em questão, mas geralmente envolve um aumento na demanda dos ativos, impulsionando os seus preços para cima. Esse aumento pode ser causado por diversos fatores e também afeta o mercado cripto em geral.

À medida que a economia melhora e as empresas se tornam mais rentáveis, os investidores se sentem mais confiantes em investir  e começam a comprar mais desses ativos, o que eleva os seus preços no mercado. Essa bola de neve positiva pode ser ainda mais impulsionada por investidores institucionais – como os fundos de pensão e as empresas de investimento, que têm grandes quantidades de dinheiro para investir.

No mercado cripto, o Bull Market é geralmente impulsionado por um bom desempenho do Bitcoin (BTC). Quando a principal cripto do segmento se valoriza, ela costuma levar consigo uma gama de milhares de outros ativos, gerando um cenário pra lá de otimista.

Quanto tempo dura um Bull Market?

Não existe um prazo pré-estabelecido para definir um Bull Market, uma vez que ele pode variar de acordo com diversos fatores, como a economia, o tipo de ativo e as condições do mercado financeiro. Esse cenário pode durar apenas alguns meses ou vários anos.

Historicamente, os períodos de Bull Market têm durado em média quatro anos, com algumas exceções. Por exemplo, o Bull Market dos anos 1990, impulsionado pelo crescimento da tecnologia, durou cerca de 10 anos. Já o dos anos 1920, que antecedeu a Grande Depressão, durou cerca de nove anos.

O mais importante é entender que essa alta no mercado não dura para sempre e que ela pode ser interrompida a qualquer momento. Por isso, é preciso estar ciente dos riscos associados a esse período para minimizar as possíveis perdas quando a tendência do mercado mudar.

Quais fatores influenciam a alta no mercado?

O Bull Market pode ser causado por diversos fatores, como notícias positivas sobre a economia e as empresas, um aumento nos lucros das companhias ou mesmo a redução na taxa dos juros. No mercado cripto, o efeito é ainda mais generalizado, já que uma alta do BTC tende a “puxar” os outros tokens consigo.

Entenda como diferentes cenários podem influenciar e gerar um cenário de alta:

  • Crescimento econômico: quando a economia de um país está crescendo, as empresas tendem a ter melhores resultados financeiros, o que pode impulsionar a demanda por suas ações e levar a um aumento nos preços dos ativos;
  • Política monetária: quando os bancos centrais reduzem as taxas de juros, por exemplo, pode-se ter  um aumento na demanda por ativos de risco e impulsionar os seus preços para cima;
  • Política fiscal: o valor dos ativos podem aumentar quando um governo reduz impostos para as empresas ou oferece incentivos fiscais para os investidores;
  • Mudanças regulatórias: uma vez que as regulamentações se tornam mais flexíveis ou menos restritivas, isso pode beneficiar as empresas de capital aberto; 
  • Fatores políticos: uma política estável pode impulsionar a confiança dos investidores e levar a um aumento nos preços.
  • Sentimento do mercado: quando os investidores tendem a comprar mais ativos quando estão otimistas e confiantes em relação às perspectivas econômicas.

Estratégias para aproveitar um Bull Market

Existem diversas estratégias de investimentos para quem deseja se beneficiar de um período de Bull Market. Confira as principais:

Operar comprado

Uma das principais estratégias é a chamada operação comprada ou compra de ações. Nesse tipo de tática, o investidor compra ativos de empresas que estão se beneficiando do ambiente de alta e espera que os preços subam no futuro.

Para implementar essa estratégia, o investidor deve analisar o cenário macroeconômico, escolher empresas com bom desempenho, comprar as ações e monitorar o mercado de perto.

Comprar mais e fazer uma análise fundamentalista 

Outra estratégia que pode ser utilizada durante o Bull Market é comprar mais dos ativos que  já estão na carteira e realizar uma análise mais aprofundada sobre elas. A análise fundamentalista consiste em avaliar a saúde financeira de uma empresa ou projeto, levando em conta critérios como o histórico de resultados, a qualidade da gestão etc.

Durante um Bull Market, pode ser interessante realizar uma análise fundamentalista sobre os ativos que já fazem parte do portfólio para identificar aqueles que têm maior potencial de crescimento e rentabilidade.

Aplicar o value investing e diversificar a carteira 

O value investing é uma estratégia de investimentos que consiste em comprar ativos de projetos que estão sendo subestimados pelo mercado, ou seja, que são negociados abaixo de seu valor intrínseco. A ideia é que, ao longo do tempo, o mercado reconheça o verdadeiro valor do projeto e os seus ativos se valorizem

Durante o Bull Market, pode ser mais difícil encontrar projetos desse tipo, uma vez que o ambiente de alta tende a fazer com que os preços dos ativos subam. Porém, ainda é possível encontrar companhias que estejam em baixa – especialmente aquelas de setores menos populares ou que estejam passando por dificuldades temporárias.

Praticar o buy and hold e a resistência emocional

O buy and hold é uma estratégia de investimentos que consiste em comprar ações de empresas qualificadas e segurar os ativos por um longo prazo, independentemente das flutuações de curto prazo do mercado. No mercado cripto, a estratégia é conhecida como HODL

Como no Bull Market os projetos de qualidade tendem a se valorizar ainda mais, isso pode gerar excelentes retornos para os investidores que praticam o buy and hold. Porém, é importante que o investidor tenha resistência emocional e não se deixe levar pelas flutuações de curto prazo.

Reduzir a exposição em renda fixa

O Bull Market é um ótimo período para reduzir a exposição em ativos de renda fixa, uma vez que os de renda variável estão aquecidos. Ações, criptomoedas, fundos imobiliários e ETFs (Fundo de Índice) tendem a se beneficiar do ambiente de alta do mercado e gerar retornos mais altos do que os investimentos de renda fixa.

Uma vez que você ajusta a sua alocação de ativos, é importante monitorar a carteira regularmente e fazer alterações sempre que necessário. É possível que ocorram mudanças no mercado ou na economia que afetem a performance dos investimentos, por isso é preciso estar preparado para tomar decisões assertivas.

Buscar empresas pagadoras de dividendos

Por fim, outra estratégia certeira para este período é focar em empresas que pagam dividendos. Essa tática pode ser especialmente atrativa para os investidores que buscam retornos mais estáveis e previsíveis, além de uma fonte de renda passiva.

As empresas que pagam dividendos geralmente têm um histórico consistente de geração de lucros e fluxo de caixa, o que as permite distribuir parte dos ganhos aos acionistas. Durante um Bull Market, essas empresas podem se beneficiar de um aumento na demanda por seus produtos ou serviços, além de uma melhoria no ambiente econômico como um todo.

Agora que você já sabe o que é Bull Market, que tal aproveitar para conferir outros conteúdos valiosos sobre mercado aqui na Ripio?