Voltar ao início

Day trade: o que é e como funciona?

Day trade: o que é e como funciona?

Saiba tudo sobre Day Trade! O que é, como funciona, como operar de forma segura e mais segredos do universo trader!

Luana Miyuki
Content Analyst
8/12/22

A busca por investimentos de renda variável cresceu no Brasil nos últimos anos, e, nesse contexto, o mercado da Bolsa de Valores tem sido o principal foco dos investidores. Há diversas maneiras de explorar as operações especulativas, como a estratégia de day trade

As operações de day trade iniciam e finalizam no intervalo de um único dia, obrigando o investidor a focalizar suas atenções em oscilações diárias e praticamente instantâneas. A prática, no entanto, exige muito estudo e uma boa dose de paciência. Conheça mais sobre.

O que é day trade?

Como o próprio nome sugere, o day trade consiste em uma estratégia especulativa que visa a compra e venda de ativos em um curto espaço de tempo com o objetivo de lucrar com a alta ou mesmo a baixa de uma ação. 

Essa é uma das formas mais tradicionais de se operar na Bolsa de Valores, e tende a apresentar resultados rápidos e ágeis. Algumas das operações podem durar até mesmo poucos minutos, com limite máximo para o fim do pregão em um mesmo dia. 

Por ser uma estratégia e não um ativo em si, a operação de day trade pode ser realizada para qualquer tipo de ativo negociado em Bolsa. Portanto, você pode aplicá-la para a compra de ações, fundos imobiliários, ETFs e outros tipos de títulos e contratos.

Como funciona?

Na prática, o day trade funciona a partir das observações feitas pelo trader sobre um padrão ou histórico de funcionamento do ativo. O investidor “aposta” na queda ou alta de uma ação ou fundo e “prevê” o movimento futuro desse ativo. 

A estratégia é feita com base em análises de movimentação prévia e também no cenário microeconômico. Portanto, qualquer movimento diário pode afetar na alta ou na queda de uma ação – e o trader precisa prever esse movimento antecipadamente para gerar um lucro a curto prazo.

Quem pode operar?

O day trade pode ser aplicado por qualquer pessoa que esteja apta a realizar a operação, por isso tem sido uma das estratégias mais adotadas no mercado financeiro. Entretanto, é preciso avaliar os riscos envolvendo a prática, já que há grandes possibilidades de perda em caso de movimentos errados. Saiba como operar no day trade.

Se você ainda é iniciante no mercado de renda variável, pode não ser a melhor ideia comprar e vender no curto prazo. Por isso, antes de tomar uma decisão, lembre-se de avaliar o seu perfil de investidor e seus objetivos financeiros. 

Diferença entre day trade e swing trade

Basicamente, a principal diferença entre as duas modalidades é a duração das operações. Como apontado anteriormente, o day trade consiste em uma operação ágil e diária, que se inicia logo no começo do pregão e tem seu fim determinado ao longo do dia. 

Essa rapidez entre as operações exige um conhecimento específico e atenção redobrada para que o investidor “fisgue” as principais oportunidades. Já a operação de swing trade dura um tempo maior para ser efetivada. Nesse caso, o trader busca uma posição vantajosa em um período de tempo que pode levar até cinco dias.

Estratégias para uma operação de sucesso

A estratégia no day trade é definida com base no que é pensado e planejado antes mesmo do início das operações. Ou seja: em apontamentos feitos antes do pregão diário. 

Para definir o caminho a ser seguido, o trader se baseia em táticas já padronizadas para esse tipo de operação, levando em conta seus objetivos e sua situação patrimonial. Entre os tipos de estratégias de day trade mais conhecidas, destacam-se as seguintes:

  • Scalping: visa a alcançar pequenos lucros considerando as mudanças de preço que podem ocorrer, com foco numa maior quantidade de operações e relação de risco/retorno pior;
  • Reversão de tendência: representa a tentativa de lucrar com a reversão, ou seja, apostando que um preço está mais alto ou baixo do que deveria;
  • Seguidor de tendência: estratégia mais utilizada pelos traders, foca na busca dos movimentos de preços baseados na direção vigente – o investidor leva vantagem quando o preço sobe e pode sair quando acreditar no fim da tendência.

Termos do day trade

O mercado de day trade é repleto de termos e expressões específicas. Portanto, antes de ingressar nesse universo, é importante que você compreenda as principais nomenclaturas. Preparamos uma lista com as mais comumente utilizadas, confira:

  • Alavancagem: serviço que permite ao investidor operar em ações com valor maior do que o saldo em conta;
  • Margem de garantia: contrapartida exigida pela corretora ao investidor no momento de liberar alavancagem, que pode ser feita em dinheiro ou outros títulos de investimento;
  • Zerar posição: termo utilizado para se referir ao encerramento das operações;
  • Stop loss: ordem enviada pelo investidor à corretora com o objetivo de sanar suas perdas no mercado;
  • Stop gain: programação prévia e automática para que os ativos sejam vendidos quando atingirem determinado valor estabelecido pelo trader.

Como funciona o Imposto de Renda para o day trade?

Por fim, uma grande preocupação do investidor iniciante em operações de day trade é quanto às especificidades para a declaração e pagamento do Imposto de Renda. Como a compra e venda de ativos é feita diariamente, é preciso maior atenção para os limites impostos sobre os lucros gerados.

Diferentemente de outras negociações envolvendo a Bolsa de Valores, essa, em específico, não permite a isenção do pagamento de IR. Caso você tenha lucro durante o mês, é necessário pagar 20% de tributos sobre o ganho líquido. Já a compensação de prejuízos é feita apenas em operações feitas em uma mesma instituição.

Os impostos sobre o lucro de operações de day trade deve ser feito mensalmente até o último dia útil do mês, além de ser obrigatória a emissão e pagamento do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).

Conclusão

O day trade busca a lucratividade em um curto período de tempo, e por isso os riscos para o investidor se tornam maiores. O principal objetivo da prática é garantir a compra de ações em um valor baixo para que a mesma seja vendida na alta durante o pregão diário. É possível também apostar no caminho inverso.

Se você busca uma forma de gerar rendimentos em um curto período de tempo, o day trade se torna uma estratégia interessante para ser utilizada, mas não deve ser a única. Aposte em diferentes tipos de operações para garantir uma carteira diversificada e reduzir os danos em caso de perda de lucro.

Por fim, lembre-se que a operação de day trade precisa ser acompanhada de perto e demanda tempo e estudo para o investidor. É preciso ainda ter sangue frio para interpretar as ações de forma imparcial e sem deixar a emoção tomar conta. Por isso, estude bem a modalidade antes de ingressar nesse formato.