Voltar ao início

O que é Full Node e qual é a funcionalidade do programa?

O que é Full Node e qual é a funcionalidade do programa?

Descubra o que é o Full Node e quais as funcionalidades desse programa.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

Os investidores de criptomoedas têm a possibilidade de se conectar em redes que permitem a expansão do mercado de ativos. Com isso, um comprador pode, por exemplo, validar as operações e acompanhar suas transações através da Blockchain do Bitcoin. Esse processo ajuda a verificar se os dados correspondem às regras de comercialização da wallet (carteira digital). 

Mesmo sendo um negócio descentralizado, os investimentos em moedas digitais possibilitam a criação do Full Node, que contribui para a transparência das atividades com os ativos. 

Atualmente, existem mais de 5 mil Full Nodes auxiliando na manutenção da rede Bitcoin. Com isso, o sistema apresenta um desempenho melhor para que um investidor comercialize as suas criptomoedas com segurança e agilidade.

Pensando nisso, te convidamos a prosseguir com a leitura para saber como um Full Node pode te ajudar no mercado de criptoativos. 

O que é um Full Node?

Também  chamado de “Nó completo”, o programa, ao ser instalado em um computador, permite um melhor acompanhamento das operações financeiras com ativos digitais.

A proposta dessa ferramenta é manter a atividade da rede  Bitcoin e verificar a autenticidade dos produtos negociados. O sistema possibilita a criação de um consenso voluntário e pode evitar que surjam  operações ilícitas. 

O Full Node abre os caminhos para uma comunicação objetiva e transparente entre os investidores. Dessa forma, essa modalidade de contato  ajuda a manter a rede  Bitcoin em operação através do poder de computação dos clientes. 

Na prática, o que o programa faz?

O Full Node pode parecer complexo, mas é tão simples quanto baixar um aplicativo para assistir a filmes ou séries na internet. 

O programa trabalha para validar as operações internas  do Bitcoin. Em caso de alguma inconsistência, o usuário é notificado para rever as informações. O produto está disponível para os sistemas operacionais  Windowns, Linux e Mac Os.

A plataforma mais utilizada para os Full Nodes é a Bitcoin Core, mas existem outras ferramentas, como a Bitcore e a BTCD.

Um Full Node consiste em buscar outros “nodes” (nós) para unir os blocos de outros participantes da rede. Dessa forma, quanto mais usuários estiverem ativos, menor será a possibilidade de existirem riscos de dados corrompidos. 

Em suma, através do Full Node, um usuário consegue se certificar de que o valor de uma transação foi depositado em sua carteira digital. Além disso, é possível conhecer o remetente das moedas e validar transações.

Full Node x Minerador. Qual a diferença?

Esses serviços possuem funções semelhantes, mas existem algumas informações que você deve se atentar para conhecer a modalidade de cada sistema. 

A mineração valida e registra as informações na Blockchain. No entanto,  exige a instalação de um programa com capacidade de processamento maior e  um código para conectar os blocos à rede  Bitcoin.

Para rodar um minerador com eficiência, é necessário utilizar um equipamento com uma potência melhor para processamentos dos dados.

Requisitos para rodar o Full Node

Para rodar o programa, basta apenas ter um computador, que contenha, pelo menos, 2 GB de armazenamento interno e que esteja com a versão recente do Windows, Linux, Mac Os, Android ou iOS. Além disso, é indispensável uma taxa de upload de, no mínimo, 50 kb/s (kilobytes por segundo).  

Após instalar o aplicativo, é preciso salvar o arquivo em um diretório do dispositivo eletrônico e seguir os passos para a conclusão. 

Passo a passo para usar o Full Node

 Para começar a utilizar o Full Node:

  • Baixe o programa Bitcoin Core;
  • Instale-o;
  • Autorize o Firewall a acessar o programa à porta 8333;
  • Clique em “Definições” para limitar o tamanho do arquivo do Bitcoin Core; 
  • Em seguida, vá em “Opções” e selecione o “Prune” para 2 GB.

Usar Full Node como carteira digital

É possível que o usuário utilize a plataforma Full Node como uma carteira digital. Para isso, basta  armazenar os seus ativos em um disco rígido, o que lhe dará autonomia para controlar os seus investimentos. Além disso, essa modalidade impede que os ativos sejam atacados por hackers. 

Quais as vantagens de usar Full Node?

Ao executar um Full Node, o usuário  garantirá alguns benefícios para otimizar as suas operações, como:

  • Privacidade;
  • Autonomia para  conferir as operações;
  • Melhor custo-benefício;
  • Segurança na comercialização dos ativos.

Conclusão

O Full Node gera segurança, autonomia e credibilidade entre os investidores, que podem acompanhar as suas transações de moedas digitais. 

Ainda, os usuários podem utilizar o Full Node como uma carteira digital, o que lhes permite  ter um controle melhor sobre o montante acumulado com os investimentos realizados. 

O programa é fácil de instalar e exige apenas um espaço maior na memória interna dos dispositivos para funcionar sem dificuldades ou interferências.

Além disso, esse serviço permite que a comunicação entre os investidores traga credibilidade, confiança e também uma qualidade melhor à rede  Bitcoin.