Voltar ao início

Full Node: o que é e para que serve?

Full Node: o que é e para que serve?

O Full Node auxilia no acompanhamento das operações financeiras com ativos digitais. Clique aqui e entenda mais sobre esse programa!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

Você sabia que os investidores de criptomoedas podem contribuir ativamente com o universo cripto? Isso é possível graças ao full node, uma das práticas mais adotadas por entusiastas e programadores que consiste em ajudar a rede Bitcoin a se manter ativa e segura.

Esse processo ajuda a verificar se os dados correspondem às regras de comercialização da wallet (carteira digital) e contribui para a transparência das atividades descentralizadas.

Atualmente, existem mais de 5 mil full nodes auxiliando na manutenção da rede Bitcoin. O programa pode ser baixado no computador e serve para validar operações na blockchain, permitindo que as redes se mantenham em constante atualização. 

Mas, afinal, por que ele é importante e como funciona na prática? Entenda o que é full node e saiba se ele vale a pena para o minerador.

O que é um full node?

A tradução literal de full node é "nó completo". Nos termos do universo cripto, o termo representa uma rede peer-to-peer (P2P) capaz de copiar a blockchain do Bitcoin. A sua principal finalidade é servir como base para as atualizações e a manutenção do sistema, já que é possível verificar de forma independente todo o registro histórico da rede “mãe”.

O software de full node pode ser instalado no computador e até em celulares, permitindo um melhor acompanhamento das operações financeiras com ativos digitais. Há versões do programa disponíveis para Windows, Mac OS e Linux. 

Levando em consideração a criptomoeda mais valiosa do mercado, o full node mais conhecido do mercado é o Bitcoin Core, programa disponibilizado gratuitamente pelo GitHub. Esse sistema possibilita a criação de um consenso voluntário, evitando que surjam operações ilícitas. 

O full node abre caminhos para uma comunicação objetiva e transparente entre os investidores. Dessa forma, essa modalidade de contato ajuda a manter a rede Bitcoin em operação através do poder de computação dos clientes.

Na prática, o que o programa faz?

O full node pode parecer complexo, mas é tão simples quanto baixar um aplicativo para assistir a filmes ou séries na internet. 

O programa trabalha para validar as operações internas do Bitcoin, e, em caso de alguma inconsistência, o usuário é notificado para rever as informações. 

O software busca nodes (nós) para unir os blocos de outros participantes da rede. Dessa forma, quanto mais usuários estiverem ativos, menor será a possibilidade de existirem dados corrompidos. 

Em suma, o usuário consegue, por meio do full node, certificar-se de que o valor de uma transação foi depositado em sua carteira digital. Além disso, é possível conhecer o remetente das moedas e validar transações.

Quanto mais entidades existirem de forma ativa, mais segura e confiável se torna a rede – por isso a criptomoeda Bitcoin (BTC) é o ativo digital mais sólido da atualidade. O full node garante o cumprimento de regras de consenso por parte dos mineradores, além de validar o saldo e reconhecer os protocolos.

Qual a diferença entre full node e mineração?

A mineração e o full node têm diferenças entre si, e a principal delas é a exigência para o processamento das criptomoedas. Enquanto a mineração exige uma capacidade de processamento maior, o full node é mais acessível e democrático para os usuários.

O full node é um software que pode ser instalado em qualquer dispositivo, e não exige tanto processamento e nem equipamentos caros – como a mineração. Desse modo, permite que mais usuários participem da comunidade e ajudem determinados projetos cripto, além de ser uma solução mais sustentável. 

Outra diferença marcante entre as duas operações é que o full node contém uma cópia completa do registro de todas as transações da blockchain e participa da validação e verificação de transações e da propagação dessas informações pela rede para outros nós. Ou seja, ele não é responsável pela criação das criptomoedas em si.

Já a mineração utiliza poder computacional para resolver problemas matemáticos complexos e validar novos blocos de transações na blockchain, garantindo a segurança e a integridade da blockchain – além de manter a descentralização da rede.

Quais são os requisitos para rodar o full node?

Ficou interessado em operar um nó por conta própria? O primeiro passo é se equipar com os requisitos necessários, começando por um desktop ou um dispositivo móvel que suporte a ferramenta. 

O Bitcoin Core, por exemplo, exige as seguintes configurações:

  • Hardware com as versões mais recentes do Windows, Mac OS X ou Linux;
  • 300 GB de espaço livre em disco local;
  • 2 GB de memória RAM;
  • Conexão de internet de banda larga com rápida velocidade de upload e download, sem limites, e que fique online por cerca de 6h por dia.

Passo a passo para usar um full node

Com a máquina formatada para receber o programa, é hora de fazer o download e instalá-lo de maneira correta. Para isso, basta acessar o site do full node desejado e baixar o software. Em seguida, salve o programa em uma pasta com ao menos 2 GB de memória livre.

Lembre-se, ainda, de desativar eventuais proteções a firewall, uma vez que alguns programas, como o Bitcoin Core, por exemplo, baseiam-se na porta 8333. Por último, caso queira limitar o tamanho do arquivo, é preciso clicar em "Definições" e "Opções" e selecionar o prune (corte) em 2 GB.

É possível usar o full node como carteira digital? 

Sim, você pode utilizá-lo como uma carteira digital de criptoativos. Por funcionar como uma espécie de cópia da blockchain em sua máquina local, o full node permite que você tenha uma cópia local de todas as transações da rede.

Para isso, basta armazenar os seus ativos em um disco rígido, o que lhe dará autonomia para controlar os seus investimentos. Além disso, essa modalidade impede que os ativos sejam atacados por hackers.

Para usar um nó completo como carteira digital, você precisa seguir os seguintes passos:

  1. Baixe e instale o software de full node para a moeda digital que você deseja usar;
  2. Sincronize a blockchain local com a rede (isso pode levar algum tempo, dependendo do tamanho da rede);
  3. Gere uma nova carteira usando o software de nó completo;
  4. Receba fundos na sua nova carteira por meio do endereço público de outra wallet ou exchange;
  5. Use a carteira para enviar e receber moedas digitais.

Quais as vantagens de usar full node?

Uma das principais vantagens do full node é a capacidade de validar as operações de forma 100% autônoma e sem intermédios. O software permite que investidores, usuários e entusiastas rodem a máquina do Bitcoin sem a necessidade de outro ente de apoio. 

Ao rodar o próprio nó, você não precisa terceirizar a confiança e a responsabilidade pelas ações. É como dizer que o programa se torna o seu próprio banco, sem a dependência de outras frentes. 

Além disso, um nó da rede Bitcoin tem acesso à sua própria mempool (local onde as transações aguardam confirmação), o que garante maior transparência de que a rede está de fato realizando as operações. 

O full node também preserva o a identidade de quem opera o software, além de ser um programa é livre e open source, permitindo uma comunicação anônima e segura para todas as partes envolvidas.

Conclusão

O full node gera segurança, autonomia e credibilidade para os usuários e investidores, que podem acompanhar as suas transações de moedas digitais. Ao utilizá-lo como uma carteira digital, o investidor tem maior controle sobre o montante de criptomoedas e tokens acumulados . 

Vale lembrar, porém, que o full node é um mecanismo de validação, sendo recomendado para os usuários avançados em códigos criptografados.