Voltar ao início

Mineração de Bitcoin no PC em 6 passos

Mineração de Bitcoin no PC em 6 passos

Você sabe como fazer mineração de Bitcoin? Descubra como mineirar no seu PC de forma rápida e de graça.

Santiago Juarros
Content Analyst
12/9/22

Como fazer mineração de Bitcoin no PC? Confira o passo a passo

Você já ouviu falar em mineração de Bitcoin (BTC)? Esse processo nada mais é que a criação e a emissão de novos ativos digitais, e ele se dá com a atualização das carteiras da moeda a cada nova transação realizada. 

A mineração de BTC envolve também o registro correto em toda a rede blockchain. Esse trabalho é necessário para evitar que qualquer falha grave de segurança aconteça, pois seu sistema é descentralizado, ou seja, não depende de nenhum órgão maior para controlar esse processo. 

Preparamos este artigopara você entender um pouco mais sobre como fazer mineração de Bitcoin no PC de maneira segura e eficiente. Continue acompanhando a leitura!

O que é a mineração de criptomoedas?

Antes de saber como minerar Bitcoin, é preciso entender mais sobre essa atividade e a sua importância para a manutenção de uma carteira de investimentos de sucesso.

Enquanto as moedas convencionais, como o dólar e o real, são emitidas pelo Banco Central de cada país e têm o seu volume de circulação controlado pelo Governo, as criptomoedas, como o BTC, são emitidas de maneira independente pelos usuários das redes blockchain por meio de um processo chamado de mineração.

Portanto, minerar significa emitir a criptomoeda e a transmitir para uma rede blockchain, onde todas as transações que a utilizam serão registradas. Para garantir a segurança destas transações, o sistema de validação da rede faz uso de um algoritmo que cria uma espécie de quebra-cabeça a ser solucionado para completar a transferência. 

Esses quebra-cabeças são cálculos complexos que exigem a utilização de softwares específicos para serem solucionados.

Por que minerar criptomoedas?

Como as criptomoedas não têm uma entidade centralizadora que controla e registra suas movimentações, o método utilizado para fazê-lo é incentivando os seus próprios usuários a assumir o papel de emissor. Esse processo é recompensado com o envio de novas criptos, fomentando uma cadeia de criação e valorização do ativo.

Ao realizar a mineração de Bitcoin, o usuário passa a contribuir não só para o bom funcionamento e a segurança da criptomoeda, mas também permite que a distribuição seja feita de forma justa e que os blocos sejam ordenados cronologicamente. Assim, o usuário ganha uma quantidade determinada de moedas para cada quebra-cabeça solucionado.

Quanto custa para fazer mineração de Bitcoin?

A mineração de BTC é um processo custoso e que exige um certo investimento por parte do usuário. Primeiro, porque deve ser feito em máquinas potentes e constantemente conectadas em uma rede de energia. Segundo, porque é feito em camadas e precisa de sustentação em cadeia para funcionar.

No Brasil, o processo de mineração pode custar até US$ 33,4 mil. Hoje, o país ocupa apenas a 104ª colocação no ranking de países que mais mineram Bitcoin. Na América do Sul, o país em que se é "mais barato" para fazer mineração de Bitcoin é o Paraguai, sendo em torno de US$ 13.143.

Quantos Bitcoins é possível minerar por dia?

Não há uma quantidade exata da moeda que possa ser minerada num dia. Como dito anteriormente, tudo dependerá da força do hardware destinado para essa atividade. 

O que se sabe é que seu hardware começará a disputar com todos os outros da rede para buscar a solução dos desafios computacionais impostos pelo sistema do Bitcoin, recebendo porções da moeda de acordo com sua participação. A rede distribui 25 moedas entre os mineradores a cada desafio cumprido.

O que é o índice hashrate?

O hashrate nada mais é que a taxa de mineração. Ele é um índice medido em terahashes por segundo (TH/s) que corrobora com a segurança da blockchain. Assim, ele reforça a quantidade de pessoas ativas trabalhando para que a rede permaneça inviolável.

Esse indicador aponta a quantidade de cálculos, validações e verificações que as máquinas interligadas pela blockchain processam por segundo. Quanto maior o número de computadores ligados a essa rede, maior é o hashrate.

Ainda nessa lógica, quanto maior é o hashrate de uma máquina, maior é a chance de minerar um bloco e receber BTC como recompensa através do algoritmo Proof of Work (PoW).

Seis passos para fazer mineração de Bitcoin no PC

Agora que você já sabe mais sobre mineração de Bitcoin, confira seis dicas para você realizar este processo com segurança e eficiência. 

1. Adquira uma carteira de BTC

O primeiro passo para começar a minerar Bitcoin é adquirir uma carteira digital especializada, que tem o objetivo de guardar suas criptomoedas em segurança.

Cada carteira fornece uma chave de acesso ou um endereço para que seja possível acessar o seu conteúdo, permitindo armazenar os ativos em segurança. Muitas delas, inclusive, oferecem um backup físico em caso de problemas com o armazenamento online ou no computador.

2. Invista em um computador potente

O mundo da mineração é bastante competitivo, por isso cada detalhe na hora de montar o aparato é essencial. O computador é o primeiro hardware utilizado para a mineração, portanto, ele deve ser fortalecido para essa atividade.

Para que a sua decisão seja acertada, sugerimos analisar quatro variáveis importantes:

  • Qual é o hashrate do computador, o que, basicamente, representa a nota da capacidade do equipamento em realizar a mineração de BTC de forma eficiente;
  • Os custos de consumo elétrico ao deixar a máquina ligada;
  • O investimento necessário para realizar a aquisição do computador;
  • Os custos de manutenção da máquina.

3. Instale um programa de mineração

Para fazer a mineração de Bitcoins, é preciso contar com um software que tenha essa finalidade. A escolha deve ser feita levando em consideração a plataforma de mineração escolhida e a máquina utilizada.

A lista de programas é vasta, por isso faça uma pesquisa completa antes de tomar uma decisão. Alguns exemplos conhecidos são o CGMIner e o EasyMiner.

4. Participe de um pool de mineração

Minerar BTC sozinho é uma péssima ideia para quem está começando ou para quem não tem condições de bancar uma máquina potente. O ideal é começar participando de um pool de mineração, que é basicamente um grupo de usuários que se reúne para minerar e dividir os ganhos da atividade. Desta maneira, o poder computacional de todos os integrantes é combinado na hora de resolver os desafios. 

Nesse cenário, cada membro do pool recebe uma parte do algoritmo a ser resolvido, tornando o processo mais fácil para todos e gerando agilidade e eficiência.

5. Utilize a nuvem

Uma das estratégias mais eficientes para realizar o processo de mineração é utilizar a nuvem. Há dois tipos de mineração em nuvem: a que pode ser comprada de uma empresa que fornece o serviço e a P2P.

No caso da P2P, compra-se certo período de tempo de uma máquina de alguém que esteja em um lugar onde a energia elétrica não é tão cara quanto no Brasil. O mais importante, nesse caso, é se certificar de que a ação de comprar a mineração em nuvem será mais lucrativa do que a convencional.

6. Faça manutenções periódicas

Assim como todo bem material, é preciso cuidar dos PCs que são utilizados na mineração para que elas possam durar mais e realizar o trabalho com eficiência.

Por isso, procure realizar as manutenções necessárias no seu equipamento. Além de evitar um gasto maior com a atividade, isso ajuda a reduzir o risco de incidentes que possam prejudicar a atividade, como o aquecimento da máquina, por exemplo.

Benefícios de fazer a mineração de Bitcoins

O processo de mineração de BTC tem prós e contras, mas, ainda assim, essa atividade oferece mais vantagens que desvantagens para os mineradores. Algumas das principais são:

Contribuição com a rede

Para fortalecer a rede Bitcoin é preciso contribuir efetivamente com ela. Afinal, é preciso que mais usuários sejam adeptos da atividade para que ela possa crescer.

Se você é um entusiasta do mercado cripto, a atividade de mineração é a que mais te aproxima do núcleo desse universo, já que você contribui diretamente para que o mercado continue se fortalecendo e para que novas criptomoedas sejam emitidas, gerando um ciclo positivo para todos os envolvidos.

Ganhar dinheiro

Outra grande vantagem para quem é adepto da mineração está na conquista financeira, uma vez que a recompensa pelo sucesso na resolução dos algoritmos em cada transação é feita por meio de créditos em BTC.

Ou seja, o minerador que tiver sucesso conseguirá acumular cada vez mais frações de Bitcoin, que poderão ser vendidas no futuro.

Complementar a renda

Sabemos que nem sempre a mineração é a principal fonte de renda do minerador, e não é preciso que ele se dedique somente a isso, até porque quem faz a maior parte do trabalho é o computador.

Ainda assim, esses ganhos exponenciais geram renda passiva para os usuários do Bitcoin, o que pode ser uma boa complementação em sua renda total.

Dificuldades do processo de mineração

Um ponto bastante relevante que se discute sobre a mineração de BTC é a sua relação controversa com medidas sustentáveis, pois a sua prática exige um grande esforço energético, o que gera um grande desperdício de energia. 

Um estudo da Universidade de Cambridge apontou que os procedimentos computacionais de mineração consomem cerca de 121,36 terawatt-horas (TWh) por ano, o equivalente a 1 bilhão de quilowatts. Esse número corresponde ao consumo energético anual da Argentina. Se fosse um país, a rede Bitcoin seria o 24º que mais consome energia no mundo.

Entretanto, especialistas acreditam que há medidas muito mais nocivas ao redor do mundo que não ganham a mesma atenção dos governantes, e que esse argumento pode estar sendo utilizado apenas como forma de boicotar o avanço das criptomoedas. Porém, se há soluções para reduzir o impacto ambiental causado pelas criptos, ainda não sabemos.

É possível minerar Bitcoin pelo celular?

Nem sempre são necessárias placas de vídeo e CPUs potentes para minerar criptomoedas. Quando o assunto é mineração de Bitcoin de graça, uma ótima opção é o seu próprio celular!

Existem diversos aplicativos para celular com processador A11 que permitem fazer a mineração do próprio aparelho, onde quer que você esteja.

No entanto, apesar da praticidade, minerar Bitcoin é uma atividade que consome muita bateria e pode afetar o bom funcionamento do seu aparelho. Assim, é necessário pesar os prós e contras e ver o que vale a pena para você.

Conclusão

Deu para perceber que a mineração é algo relativamente simples, mas que precisa de um certo cuidado. É imprescindível estudar sobre o assunto antes de começar a investir em processadores mais potentes ou se jogar em um processo de mineração que ainda não conhece.

O mercado de criptomoedas pode trazer bons retornos, mas é preciso saber o que fazer para diminuir os riscos de realizar investimentos ruins.