Voltar ao início

O que é a mineração de criptomoeda e como realizá-la?

27/1/21

Praticamente todas as pessoas que estão no mercado de criptomoedas já ouviram falar do termo mineração. Mas a verdade é que poucas pessoas entendem o que isso quer dizer, de fato.

As moedas digitais possuem um processo de validação das transações feitas em sua rede, a fim de garantir a confidencialidade das informações registradas nela. Existem diversos modelos de validação e, entre eles, está a mineração.

O nome mineração vem pela comparação com o processo em que o ouro é extraído: um minerador utilizando de sua força física, garimpa até encontrar a sua recompensa: uma pepita que lhe dará seu pagamento.

O que é a mineração de criptomoedas?

Na blockchain, um minerador é o nome dado ao participante da rede que fornece força computacional para ajudar na validação da rede. Como recompensa, ele pode receber criptomoedas.

Todas as moedas utilizam o processo de mineração?

A mineração de criptomoedas, também conhecida como prova de trabalho, é apenas um dos tipos de validação de rede existentes. Ela gasta muita energia elétrica e, por isso, muitos projetos preferem utilizar formas diferentes.

Um exemplo alternativo à mineração é a prova de participação, onde os participantes  ajudam a validar as transações da rede ao manter saldos em suas carteiras, recebendo recompensas por isso.

processo de mineração de criptomoedas

A popularidade da mineração veio através do bitcoin, primeiro caso de sucesso entre as criptomoedas e número um no ranking de capitalização. Já que o BTC utiliza este sistema de validação, ele se tornou referência e bem conhecido.

O que é preciso para me tornar um minerador?

Quando as criptomoedas eram menos usadas, a rede não era tão forte e haviam, comparando-se aos dias de hoje, poucos mineradores. Assim, era possível obter recompensas de mineração até mesmo em computadores pessoais.

Atualmente, a mineração de criptomoedas precisa de um equipamento próprio para a atividade. Um dos países líderes na produção destas máquinas é a China.

Portanto, as principais moedas do mercado não são mineradas com computadores de pequeno e médio porte.

Vale ainda lembrar que novos modelos de equipamentos para este fim são lançados de tempos em tempos, fazendo com que os mais antigos se tornem pouco vantajosos ou mesmo obsoletos.

Como ser um minerador de criptomoedas

Além de possuir máquinas para a mineração, é necessário instalar o equipamento em um país onde a energia elétrica é barata e abundante. Infelizmente, o Brasil não é uma boa escolha para tal. 

Minerar no Brasil tende gastar mais dinheiro em energia elétrica do que se ganha com as recompensas de mineração.

Curiosidade: quantos bitcoins já foram minerados?

Considerando o final de setembro de 2020, mais de 18,5 milhões bitcoins já haviam sido minerados. O número máximo dessas moedas virtuais será de 21 milhões, o que deve acontecer pelo ano de 2140.

Após alcançar este número, os mineradores ainda continuarão a validar a rede, mas apenas receberão como recompensa as taxas de transação da rede.

Mineração de Bitcoin

Para se obter criptomoedas, geralmente é mais fácil optar pela compra, ao invés da mineração. E para isso você pode contar com a Ripio. Somos uma plataforma completa e segura, onde você pode comprar com agilidade e preço justo.