Voltar ao início

O quão ágeis são as operações com criptomoedas?

O quão ágeis são as operações com criptomoedas?

Quanto tempo leva uma transação com moedas digitais? A velocidade uma da suas ventagens.

Santiago Juarros
Content Analyst
11/1/21

Uma das vantagens das criptomoedas é a velocidade de suas transações. 

Através de ativos digitais, é possível enviar valores para qualquer parte do mundo através da internet, com custo baixo e sem complicações. 

Vale lembrar que uma transação internacional com moeda estatal costuma ter um valor considerável em taxas, além de passar por um processo tão burocrático que pode levar vários dias até ser completada.

Cada moeda digital tem sua forma de validação da rede. Sendo assim, o tempo de confirmação de uma operação varia de acordo com a tecnologia e escolha de cada criptoativo.

O que são confirmações?

Ao fazermos uma transação com criptomoedas, ela entra numa fila de espera para que seja incluída em um bloco. Um bloco é um arquivo com os dados das transações da rede mais recentes.

Assim que uma transação é incluída em um bloco através do processo de validação, ela recebe 1 confirmação. A cada bloco seguinte, o número de confirmações aumenta para aquela  transação.

Quanto mais confirmações recebidas, mais segura é uma transação, pois a cada confirmação torna-se ainda mais improvável a possibilidade de revertê-la.

Alguns serviços esperam mais de uma confirmação de rede de certas moedas antes de creditar um saldo em moedas digitais. Por exemplo, para o bitcoin, algumas exchanges atualizam o saldo de um cliente após cerca de 6 confirmações de rede.

O tempo de confirmação de algumas moedas populares

Como já dissemos, cada moeda possui seu processo de validação e isso interfere no tempo da confirmação do bloco e, consequentemente, de uma transação. A seguir veremos o tempo médio de confirmação de algumas criptomoedas famosas.

É bom ter em mente que em momentos de congestionamento da rede, ou seja, quando há um volume muito alto de transações pendentes, o tempo de confirmação pode aumentar bastante. 

  • Bitcoin: na blockchain do bitcoin, um bloco é extraído, em média, a cada 10 minutos. Como os usuários de bitcoin geralmente consideram um mínimo de 6 confirmações para uma transação altamente segura, podemos considerar que uma operação confirmada e irreversível leva uma hora, aproximadamente.
  • Ethereum: o intervalo da geração de blocos é a cada 15 segundos, aproximadamente. Uma transação com 30 confirmações é altamente segura, levando então a média de 7.5 minutos.
  • Cosmos: o intervalo entre os blocos da rede podem ser tão curtos quanto 5 segundos. E a transação precisa somente de uma confirmação para ser validade.
  • Nano: esse ativo usa um mecanismo de consenso chamado Voto por Representante Públicos (ORV em inglês). Com essa tecnologia, transações podem ser confirmadas com tempo inferior a um segundo.

Observação: Lembre-se que neste artigo apenas estamos tratando sobre o tempo de confirmação de algumas criptomoedas. Para uma análise completa do projeto, existem outros pontos importantes além do tempo da transação, como time, segurança, tecnologia e capitalização de mercado.

Por isso, não há intenção neste artigo de dizer que uma moeda é melhor que a outra. Apenas mostramos a informação sobre um aspecto em específico, com fins educativos e sem a intenção de incentivar um investimento em qualquer projeto em especial.

Continue acompanhando nossos artigos para conhecer mais sobre o universo das criptomoedas. A Ripio também está aqui para te ajudar a comprar e vender ativos digitais.