Voltar ao início

Liquidez: o que é como afeta seus investimentos

Liquidez: o que é como afeta seus investimentos

A liquidez é um termo que se refere à facilidade e a rapidez com que uma pessoa pode resgatar um investimento. Saiba mais sobre esse processo!

Luana Miyuki
Content Analyst
23/3/23

A liquidez é um dos principais fatores a se levar em conta na hora de escolher os melhores tipos de investimentos. Isso porque, quanto maior a liquidez, menor tende a ser a rentabilidade dos ativos.

Mas, afinal, o que ela representa de fato e como impacta no valor dos ativos? Confira o texto a seguir e saiba o que é liquidez e qual é o seu papel no mercado cripto.

O que é liquidez?

A liquidez se refere à facilidade com que um ativo pode ser convertido em dinheiro sem perda significativa de valor. Em outras palavras, ela representa a capacidade de um investimento ser vendido rapidamente e sem grandes perdas financeiras. 

Quando um investimento é altamente líquido, é fácil de comprar ou vender a qualquer momento, uma vez que há uma grande demanda pelo ativo no mercado. Esse é o caso das ações negociadas em bolsa, dos fundos mútuos e das criptomoedas. 

Por outro lado, os investimentos com baixa liquidez são aqueles que são difíceis de vender rapidamente ou que exigem grandes penalidades para resgatar o investimento, como os imóveis ou os investimentos em empresas privadas. Em geral, quanto maior a liquidez de um investimento, menor é o risco para o investidor.

O que é risco de liquidez?

Já o risco de liquidez é associado à possibilidade de um investimento não poder ser vendido ou negociado no mercado sem perda de valor. Assim, o investidor pode ter dificuldade em encontrar compradores para os seus ativos, seja por conta de uma demanda baixa no mercado, seja por restrições que impedem a venda.

Esse risco é particularmente preocupante nos investimentos de longo prazo, como títulos de dívida ou fundos imobiliários, que podem não ter muita demanda no mercado secundário. Dessa forma, se o investidor precisar do dinheiro antes do vencimento, ele pode ter dificuldade em vendê-los pelo preço que pagou.

Por que a liquidez é importante?

A liquidez é um dos aspectos mais essenciais de se levar em conta na hora de escolher um investimento, porque ela permite que os investidores tenham acesso imediato a seu dinheiro caso precisem dele para emergências ou oportunidades de investimento. 

Os investidores podem usar a liquidez para diversificar a carteira de investimentos e gerenciar o risco. Dessa forma, pode vender os ativos de menor desempenho e reinvestir o montante em ativos mais promissores. A liquidez também é importante para o mercado cripto, já que ajuda a manter a estabilidade do setor.

Como a liquidez se relaciona com a rentabilidade?

Como dito anteriormente, os ativos com maior liquidez tendem a ter menor potencial de retorno, enquanto os investimentos com menor liquidez tendem a ter maior potencial de retorno. Ou seja, a relação entre liquidez e rentabilidade é uma consideração para lá de essencial para o planejamento dos investimentos.

Os investimentos de alta liquidez oferecem menor potencial de retorno porque são considerados mais seguros e fáceis de comprar e vender no mercado. Como resultado, os investidores se dispõem a pagar um preço mais alto, limitando o potencial de retorno.

Já os investimentos menos líquidos oferecem maior potencial de retorno, porque há um risco maior envolvido. Exemplo: investir em uma criptomoeda recém lançada no mercado pode oferecer retornos significativamente maiores, mas pode ser difícil encontrar compradores para esse investimento em um curto espaço de tempo.

Entretanto, vale lembrar que o potencial de retorno é apenas uma parte da equação de investimento. Por isso, antes de investir é preciso considerar outros fatores, como o seu perfil de investidor, a sua tolerância ao risco e os objetivos financeiros. Além disso, você deve avaliar a liquidez do investimento e as restrições associadas a ele.

Como a liquidez de um investimento é definida?

Agora que você já sabe o que é liquidez, fica mais fácil compreender como ela é definida. O principal fator é a facilidade com que um ativo pode ser negociado sem que seu preço seja afetado. 

Existem algumas métricas que podem ser usadas para avaliar a liquidez de um investimento, como:

  1. Volume de negociações: é medido levando em conta a quantidade de um ativo negociado no mercado em determinado período de tempo. Criptos com alto volume de negociações, por exemplo, geralmente têm alta liquidez, já que existem muitos investidores dispostos a negociar os ativos;
  2. Spread de oferta e demanda: é a diferença entre o preço de oferta e o preço de venda de um ativo. Ativos com spreads estreitos geralmente têm alta liquidez;
  3. Tempo de negociação: refere-se ao tempo que leva para um investidor comprar ou vender um ativo no mercado. Ativos que podem ser negociados rapidamente geralmente têm alta liquidez, enquanto aqueles que levam dias ou semanas para serem negociados têm baixa liquidez.

Outros fatores que podem afetar a liquidez incluem a volatilidade do mercado, a demanda e as restrições regulatórias ou contratuais que podem limitar a capacidade do investidor de negociar o ativo. Vale lembrar que a liquidez pode mudar ao longo do tempo: um investimento altamente líquido hoje pode se tornar menos líquido no futuro.

Como funciona a liquidez para as criptomoedas?

Apesar de também ser utilizada como parâmetro no mercado cripto, é preciso deixar claro que a liquidez nesse setor age de forma diferente quando comparada ao mercado financeiro porque as criptomoedas são negociadas em mercados descentralizados e não regulados.

A liquidez de uma criptomoeda é, geralmente, medida pela sua capacidade de ser negociada em várias exchanges de criptomoedas e pelo volume de negociações diárias. Quanto maior o número de exchanges listadas e do volume de negociações nesses mercados, mais líquida se torna uma determinada criptomoeda.

Por fim, é importante lembrar que as criptomoedas são ativos altamente voláteis, o que significa que a liquidez pode mudar rapidamente, especialmente em períodos de grandes flutuações de preços. Além disso, a falta de regulamentação pode tornar a avaliação da liquidez de algumas criptos mais desafiadora por parte dos investidores