Voltar ao início

Como entrar no mercado de criptomoedas?

Como entrar no mercado de criptomoedas?

Os primeiros passos para o investidor iniciante em criptoativos

Santiago Juarros
Content Analyst
11/1/21

Existe um grande número de pessoas que desejam entrar para o mercado de criptomoedas, mas não se sentem prontos. Os motivos podem variar: insegurança, falta de conhecimento sobre a tecnologia ou até mesmo falta de orientações sobre onde e como comprar.

Se você está no grupo que quer comprar bitcoin e altcoins mas ainda não realizou nenhuma operação, este artigo irá te ajudar a entender os pontos essenciais para entrar no mercado.

Aqui vão algumas perguntas e respostas básicas sobre o universo dos criptoativos.

Quanto devo investir?

Ao entrar para o mundo dos investidores, você deve saber que não deve arriscar um dinheiro que não pode perder. Por isso, o dinheiro colocado em investimento de risco deve ser aquele que não te fará falta, em caso de problemas.

Outro ponto importante é saber que você não deve arriscar tudo que tem investindo em um só ativo. Portanto, estude mais sobre o assunto e crie sua carteira de investimentos. Faça planos e decida quantos por cento dela você quer investir em BTC e altcoins.

Como iniciar no mercado cripto

Tenho medo de investir pela volatilidade. Que posso fazer?

É verdade que o mercado de criptomoedas é muito volátil. Se quiser minimizar este problema ao investir, você pode utilizar compras parciais regulares e obter um preço médio.

Por exemplo, você pode comprar 100 reais de BTC semanalmente. Assim, caso o preço caia, sua próxima compra vai ser capaz de obter um pouco mais da moeda do que a compra anterior, equilibrando o preço que foi pago, no total.

Onde posso comprar bitcoin e criptomoedas?

Você deve realizar compras somente em empresas de boa reputação e consolidadas no mercado. Não compre de estranhos ou de empresas que você não confia. Caso haja algum problema, pode ser bem difícil recuperar o seu dinheiro.

Um bom local para a compra é com a Ripio. Na Ripio você pode comprar Bitcoin, Ethereum, DAI e USD Coin, de forma segura e rápida.

Onde armazenar minhas criptomoedas?

Cada usuário é responsável pela segurança de suas moedas digitais. Por isso, é importante reservar um tempo para estudar o assunto. Use um computador ou celular confiável para acessar suas moedas. Caso você use dispositivos infectados, sua chave pode ser exposta e você por seu saldo em risco.

Existem muitas formas de carteiras diferentes: você pode usar uma carteira física (Hardware Wallets), baixar aplicativos para o seu celular ou mesmo programas para seu computador.

Carteira Bitcoin

Caso prefira, a Ripio possui uma carteira online, modelo também conhecido como hot wallet. Neste formato de carteira, seu saldo fica sob os cuidados da empresa, de forma segura e acessível sempre que você precisar.

Onde posso conhecer e estudar mais?

A Ripio oferece material para que você aprenda o mais importante para amadurecer no mercado de criptomoeda. Você pode acessar ao clicar aqui, e assim ler sobre os tópicos mais recentes sobre o mundo das criptomoedas: artigos, notícias e muito mais.

Por fim, saiba que a melhor forma de entender mais sobre criptomoedas é iniciando no mercado. O ideal é que você compre de forma gradual, aos poucos, colocando em prática o que tiver estudado. E, para isso, você pode contar sempre com a Ripio: sua porta de acesso ao mundo cripto.