Voltar ao início

Chiliz Token: o token que premia seu fanatismo

Chiliz Token: o token que premia seu fanatismo

A Chiliz criou uma nova economia para os clubes esportivos e seus torcedores: O Chiliz Token. Saiba mais sobre a chave para o mundo dos Fan Tokens.

Santiago Juarros
Content Analyst
23/2/22

O universo cripto permitiu a criação de diversas aplicações ao longo dos últimos anos. Além do Bitcoin (BTC), novos ativos digitais ganharam a atenção do público, sendo os utility tokens (tokens de utilidade) bons exemplos disso. O token Chiliz (CHZ) , por exemplo, desponta como um dos ativos mais interessantes da atualidade – em especial para os fãs de futebol.

Os fan tokens conquistaram o mercado, tornando-se uma tendência entre os clubes de futebol estrangeiros e nacionais: as vendas de tokens esportivos de times como Corinthians, Atlético Mineiro, São Paulo e Flamengo somaram mais de US$ 8 milhões em arrecadação em 2021 (R$ 43,63 milhões pela cotação à época).

Com a promessa de dar maior voz ao torcedor, esses tokens são ótimas apostas para quem quer ter voz ativa no clube de coração, além de, claro, aproveitar boas oportunidades de lucro no mercado cripto. Conheça mais sobre o CHZ a seguir.

O que é Chiliz (CHZ) token?

Criado pela Socios.com, o CHZ é um token utilitário que permite a participação nas decisões dos clubes de futebol e de outros segmentos esportivos. Esse tipo de ativo serve como moeda participativa em ações exclusivas e é voltado especificamente para os fãs da modalidade.

O token utiliza o padrão ERC-20 disponibilizado pela blockchain da Ethereum. A emissão desses ativos é limitada, e quando lançados, eles costumam ser distribuídos por cotas ou inteiramente. 

O objetivo da Socios.com é aproximar os torcedores de seus clubes, como uma espécie de sócio-torcedor digital. Dessa forma, o torcedor pode participar de decisões de forma direta por meio da compra dos ativos. Além do futebol, há tokens voltados para modalidades como UFC, F1 e e-sports.

Principais características do token Chiliz 

Diferentemente de uma criptomoeda, como o BTC, o CHZ é um token utilitário. Ou seja, ele serve como meio de troca dentro de outra plataforma – nesse caso, a Socios.com. Dessa forma, ele funciona como um ativo para a troca de fan tokens de clubes, permitindo a participação dos torcedores e podendo valorizar conforme mais usuários o compram. 

Ele também pode ser utilizado como opção de investimento em uma estratégia de diversificação. Você pode acompanhar a lista completa dos times que aderiram ao token Chiliz pela plataforma da Socios.com. 

Para que serve o token CHZ?

O CHZ permite que os torcedores interajam de forma direta com o seu clube, seja por meio de participação em decisões ou por descontos em eventos e jogos. Cada clube tem a autonomia para decidir quais ações serão ofertadas aos torcedores, destacando-se práticas como:

  • Participação em enquetes;
  • Experiências VIPs em estádios e centros de treinamento;
  • Desconto na compra de itens em lojas oficiais;
  • Conteúdos exclusivos;
  • Escolha de uniformes;
  • Promoções e sorteios com jogadores;
  • Valorização da marca do clube.


Como os fan tokens são usados?

Se você é um entusiasta do esporte e também fanático pelo seu time, a compra de CHZ permite que você invista em fan tokens ligados ao clube. Esses tokens, por sua vez, geram recursos para os cofres das instituições, enquanto uma parte é compartilhada com a empresa detentora dos tokens.

Com eles, os torcedores têm o privilégio de participar de algo semelhante a uma reunião virtual de sócios, na qual podem tomar decisões sobre o clube — como o design da camiseta, a cor do uniforme ou a ampliação de uma arquibancada —, tendo uma nova forma de se sentir parte dos movimentos do time.

Além disso, os fan tokens são como um investimento em seu clube. Como são tokens com valor econômico, e com preço volátil, eles podem gerar ganhos financeiros à medida que o clube se torna mais popular ou poderoso. Mas é importante que você tenha em mente que, da mesma forma, o seu preço também pode cair.

Cada clube tem o seu próprio suprimento limitado de fan tokens, e, como dissemos, eles têm valor econômico, pois são fungíveis que podem ser trocados por experiências VIPs, ingressos, produtos exclusivos e muito mais.

Compre CHZ em reais

Os times parceiros da Socios.com disponibilizam o ativo tanto pela plataforma oficial como por exchanges especializadas – você pode negociar CHZ aqui na Ripio, por exemplo. Ao adquirir CHZ por meio das exchanges, é preciso transferir o ativo para a carteira da Socios.com e então trocá-lo pelos fan tokens de clubes de sua preferência.

Ao realizar a troca de um utility token por um fan token do seu clube do coração, você pode utilizá-los para diversas funcionalidades, como venda exclusiva de ingressos, experiências com os atletas e voto em assembleias. 

Lembre-se que além de manter o token CHZ, você pode convertê-lo em moedas fiduciárias ou negociá-lo na exchange por outras criptomoedas.