Voltar ao início

Chiliz (CHZ): O Token dos amantes de futebol

Chiliz (CHZ): O Token dos amantes de futebol

Já pensou em tomar decisões do seu time do coração? Adquirindo Chiliz você pode realizar esse sonho.

Luana Miyuki
Content Analyst
12/12/22

A expansão do mercado cripto permitiu que diversas aplicações fossem criadas ao longo dos últimos anos. Para além do Bitcoin (BTC), novos formatos de ativos digitais ganharam a preferência do público, sendo os utility tokens bons exemplos disso. Nesse cenário, o Chiliz (CHZ) desponta como um dos ativos mais interessantes da atualidade, em especial para os fãs de futebol.

Os tokens esportivos conquistaram o mercado, tornando-se uma tendência entre clubes de futebol estrangeiros e nacionais: as vendas de fan tokens de times como Corinthians, Atlético Mineiro, São Paulo e Flamengo somaram mais de US$ 8 milhões em arrecadação em 2021 (R$ 43.6 milhões pela cotação à época).

Com a promessa de dar mais voz ao torcedor, esses tokens são ótimas apostas para quem quer ter voz ativa no clube, além de, claro, aproveitar boas oportunidades de lucro no mercado cripto. Conheça mais sobre Chiliz a seguir.

O que é Chiliz (CHZ)?

Criado pela Socios.com, o Chiliz (CHZ) é um token utilitário capaz de gerar participação em decisões de clubes de futebol e também em outros segmentos esportivos. Esse criptoativo serve como moeda participativa em ações exclusivas e é voltado especificamente para os fãs de esportes.

O token utiliza o padrão ERC-20, disponibilizado pela rede blockchain da Ethereum. A emissão desses ativos é limitada — isto é, quando lançados, eles costumam ser distribuídos por cotas ou inteiramente. 

O objetivo da Socios.com é permitir que os torcedores se aproximem mais dos clubes, tornando-se como uma espécie de sócio-torcedor digital. Assim, é possível participar de decisões de forma direta por meio da compra dos ativos. Além do futebol, há tokens voltados para modalidades como UFC, F1 e e-sports.

Utility tokens: para que servem

Diferentemente de uma criptomoeda como o Bitcoin, um token utilitário é desenvolvido para servir como meio de troca específico dentro de outra plataforma – no caso de CHZ, ele é usado pelo site Socios.com.

Dessa forma, ele funciona como um ativo para a troca de fan tokens de clubes, permitindo a participação dos torcedores e pode valorizar conforme mais usuários o comprem. Ou seja, CHZ pode também ser utilizado como opção de investimento.

Quais times fazem parte?

O futebol é a modalidade esportiva que mais atraiu a atenção para os fan tokens, em especial por conta da diversidade de times que aderiram ao mercado cripto. Apesar de ser uma novidade no Brasil, a febre dos tokens já começou na Europa. 

O Paris Saint Germain (PSG), por exemplo, é um dos primeiros clubes europeus a adotar os ativos digitais no futebol. Outros gigantes europeus, como Milan, Barcelona, Juventus e Manchester United também utilizam Chiliz como parte de sua estratégia de ampliação de seus produtos e serviços digitais e para engajar os torcedores. 

Você pode acompanhar a lista completa de times que aderiram ao Chiliz pela plataforma da Socios.com. Entre os brasileiros, destacam-se:

  • Corinthians;
  • Flamengo;
  • Atlético-MG;
  • Santos;
  • São Paulo;
  • Palmeiras;
  • Vasco da Gama;
  • Internacional.

De quais decisões você pode participar ao comprar Chiliz?

O CHZ é um ativo que permite aos torcedores interagir de forma direta com o seu clube, seja por meio de participação em decisões, seja por descontos em eventos e jogos. Os times parceiros da Socios.com disponibilizam o ativo tanto pela plataforma oficial quanto por exchanges especializadas.

Cada clube tem a autonomia para decidir quais ações serão ofertadas aos torcedores, destacando-se práticas como:

  • Participação em enquetes;
  • Experiências VIP em estádios e CTs;
  • Desconto na compra de itens em lojas oficiais;
  • Conteúdos exclusivos;
  • Escolha de uniformes;
  • Promoções e sorteios com jogadores;
  • Valorização da marca do clube.

Como participar das decisões

Para que você tenha voz ativa no seu clube, comece comprando Chiliz pelo próprio site da Socios.com ou em plataformas parceiras. Se adquiri-lo por meio de uma exchange indireta, é preciso transferir o ativo para a carteira (wallet) da Socios.com e então trocá-lo por fan tokens de clubes da sua preferência.

Ao realizar a troca de um utility token por um fan token do seu clube do coração, você pode utilizá-lo para diversas funcionalidades, como venda exclusiva de ingressos, experiências com os atletas e voto em assembleias. 

Conclusão

Se você é entusiasta do esporte e também fanático pelo seu time, a compra de CHZ permite que você invista em fan tokens ligados ao seu clube preferido. A venda de ativos para os torcedores permite que parte do montante adquirido seja direcionado para os cofres das instituições, enquanto a outra parte é compartilhada com a empresa detentora dos tokens.

Por parte dos torcedores, o fan token permite uma participação mais direta em decisões do clube. À medida que a torcida abraça a ideia, maiores são as rendas dos clubes e, consequentemente, o investimento em contratações de novos atletas, a modernização da estrutura e por aí vai. 

Já como investimento, é uma boa aposta para diversificar a carteira de criptoativos e apostar no crescimento e na expansão de vários clubes ao redor do mundo.

Cuidados que você deve tomar

Por fim, é importante ressaltar que os fan tokens dependem que os clubes e a procura por parte das torcidas valorizem. Para que o ativo tenha utilidade e, portanto, valor, é preciso que o time organize a participação direta dos torcedores.

Caso a parceria entre o clube e a emissora parceira seja finalizada, as funcionalidades do fan token deixam de existir. Já o Chiliz permanece útil para diversas outras modalidades esportivas, além de ser um ativo de valor que pode gerar lucros no longo prazo.