Voltar ao início

O que é um token ERC20?

O que é um token ERC20?

Aprenda mais sobre um dos modelos mais populares de tokens

Santiago Juarros
Content Analyst
26/10/20

O que é um token? Nem todas as pessoas sabem: por mais que seja natural usarmos as palavras “token” e “criptomoeda” como sinônimos, existe uma diferença muito relevante entre elas.

A palavra criptomoeda, ou moeda digital, é utilizada para ativos de criptografia que possuem blockchain própria. Portanto, Bitcoin, Ethereum, Ripple e Litecoin são exemplos de criptomoedas.

Já token é a palavra usada para ativos que não possuem uma blockchain. Por exemplo, as stablecoins USDT e USD Coin são tokens da rede Ethereum. Isso quer dizer que elas dependem da mesma blockchain da moeda ETH para existirem.

O token ERC20

ERC20 é o nome dado a um modelo de token emitido pela rede Ethereum. Dessa forma, quando um projeto possui um token ERC20, significa que ele foi construído dentro da blockchain da Ethereum. Sendo assim, podemos dizer que os tokens ERC20 podem ser diretamente afetados quando ocorre uma alteração na rede principal da ETH.

Em setembro de 2020, já haviam mais de 300 mil tokens ERC20 criados na rede Ethereum, conforme o EtherScan

Ethereum e tokens ERC-20
Ethereum é a tecnologia que permite a criação de contratos inteligentes e tokens.

Qual a vantagem/desvantagem de criar um ERC20?

A principal desvantagem de um token ERC20 já foi mencionada aqui: ele depende da rede Ethereum para existir. Isso causa uma relação de dependência entre ele e a ETH, já que esse formato de token não possui blockchain própria.

Se olharmos por uma perspectiva diferente, ter um token que roda através da blockchain da Ethereum também traz algumas vantagens.

A primeira delas é que tokens ERC20 são de fácil criação e manutenção. Com um pouco de estudo e interesse, a maior parte de programadores iniciantes e entusiastas são capazes de criar um token nessa rede.

Utilizar a blockchain da ETH ainda traz uma redução de custos de desenvolvimento e estrutura. Criar uma moeda e mantê-la pode ser um processo demorado e caro. Já pensando num token ERC20, o custo de emissão é muito baixo e não há custos consideráveis para mantê-lo. 

Como todos estes tokens seguem o mesmos padrões e protocolos, a integração com várias carteiras e aplicações que suportam a rede é relativamente simples. Por isso, estes tokens são uma boa opção para projetos com orçamento reduzido ou pouco foco em desenvolvimento de um blockchain.

Casos de usos para os tokens

Na prática, existe uma infinidade de casos reais em que um token pode ser a solução. Aqui vai alguns deles:

  • Sistemas de votação: em modelos de governança descentralizada, um token pode representar o direito a um voto;
  • Troca de valor: tokens podem ajudar a criar um sistema econômico interno dentro de um aplicativo;
  • Troca por produtos: um ERC20 pode ser usado para uma venda antecipada. Assim, após um lançamento, o usuário troca seu token pelo produto acordado entre as partes.
  • Representação de um outro ativo: um token pode representar porcentagens de uma empresa, ou até mesmo um valor em metais como ouro ou em moedas fiduciárias.
Tipos de token ERC20
Os tokens ERC20 são compatíveis com qualquer projeto que utilize a rede Ethereum.

Aplicações em Finanças Descentralizadas

Os tokens ERC20 estão em alta popularidade por serem amplamente utilizados em DeFi, que quer dizer finanças descentralizadas.

DeFi são aplicações, muitas vezes de código aberto, que procuram trazer serviços monetários com taxas bem mais baixas que os bancos praticam. Exemplos de serviços DeFi são empréstimos e fundos de investimento, num formato onde abre-se mão da centralização tradicional do setor.

Vale a pena comprar tokens ERC20?

Com centenas de milhares de opções de tokens, é muito importante que uma compra seja feita baseada em análise cuidadosa. Muitos projetos possuem um bom roteiro de desenvolvimento e boas intenções, mas outros podem ser menos confiáveis e com grandes riscos envolvidos.

Na Ripio, você pode comprar USDC, que é um token ERC20, onde cada uma de suas unidades representa um dólar americano. Você também pode utilizar a Ripio para comprar Ethereum, a moeda por trás da blockchain que suporta este tipo de token. 

Aproveite nossa plataforma de negociação e compre ativos digitais de forma segura e simples.