Voltar ao início

Investir em Bitcoin: Como fazer esse investimento?

Investir em Bitcoin: Como fazer esse investimento?

Descubra aqui o que é e como investir em Bitcoin, como está a valorização dessa criptomoeda, quais os riscos desse investimento e mais!

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

Investir em Bitcoin: saiba como

O mercado cripto ganhou espaço entre os investidores por conta do aumento da descrença com os bancos e órgãos centrais nos últimos anos, fazendo com que muitos migrassem as suas aplicações para as opções descentralizadas. O grande precursor desse movimento tem nome: o Bitcoin (BTC).

Criada em 2009 e desenvolvida por Satoshi Nakamoto, a principal cripto do mercado tem se destacado devido ao seu alto poder de valorização e, principalmente, por ser descentralizada. Ela surgiu com o objetivo de romper o monopólio do sistema financeiro tradicional e hoje é base para a criação dos mais de 20 mil criptoativos existentes. 

Mas afinal, como investir em Bitcoin? Assim como outros mercados, o de criptomoedas também exige conhecimento avançado e uma boa dose de paciência, já que pode oscilar bastante no curto prazo. Confira todos os detalhes a seguir!

Quais os benefícios do investimento em Bitcoin?

Ao longo dos últimos anos, o BTC virou protagonista no mercado, seja para fins de meio de pagamento como para ativo de valor. Em 2021 veio a sua maior adesão: El Salvador adotou a cripto como uma de suas moedas principais, tornando-se o primeiro país a abraçar de vez o projeto.

A principal vantagem do ativo, segundo os seus entusiastas, é o seu fator descentralizador. Ou seja, ao contrário dos ativos fiduciários, como dólar, euro ou real, que são emitidos “infinitamente” pelos países emissores, além de seguirem o regramento próprio do setor monetário, o Bitcoin não é emitido e nem regularizado por nenhum governo ou Banco Central. Isso faz com que muitos investidores se sintam no “poder” da moeda, podendo negociá-la como bem entender e de acordo com a lei de oferta e demanda. 

Qual o rendimento do Bitcoin? 

Desde o seu surgimento, o BTC se consolidou como a criptomoeda mais estável e poderosa do mercado. Ao longo dos últimos anos, a cripto se provou como a mais segura e promissora, mesmo em meio a cenários de crise.

O chamado “inverno cripto”, que atingiu as criptomoedas em 2022, tem feito o Bitcoin performar abaixo das expectativas, mas, ainda assim, a sua oscilação não é nada quando comparada a de outros ativos menores. 

Apesar de todas as dúvidas e a falta de regulamentação, o investimento em BTC tem se mantido interessante, especialmente graças ao aumento do seu valor unitário. De 2010 para cá, a moeda já acumula uma valorização de mais de 13.000%.

Essa grande alta registrada nos últimos anos fez com que a procura pelo ativo crescesse ainda mais entre os investidores, fazendo com que o número de aplicações em Bitcoin superasse o número de pessoas com contas na bolsa de valores brasileira em 2021.

Quanto vale um Bitcoin ?

O preço do BTC é definido pela chamada lei da oferta e procura. Logo, quanto mais investidores estiverem de olho na moeda, mais ela tende a valorizar. Ainda assim, trata-se de um ativo extremamente volátil e que deve ser visto para fins de longo prazo.

O que avaliar antes de investir em Bitcoin?

Para definir se investir em Bitcoin é uma boa ideia para você, antes é preciso avaliar os riscos envolvidos. O primeiro deles é que, assim como outros investimentos do mercado, as criptomoedas também têm fraquezas que precisam ser consideradas. Por isso, para saber como investir com segurança nesse ativo, atente-se para os seguintes pontos: 

Descentralização

O que para muitos é um fator motivador para investir na cripto, para outros pode ser um risco: o fato de o BTC ser descentralizado pode deixar muitos investidores à mercê em caso de roubo de dados ou perda de ativos. 

Como não há uma regulamentação específica na maior parte do mundo, as criptomoedas são negociadas de maneira instável e a responsabilidade fica toda por conta do usuário. Porém, vale lembrar que o ambiente das blockchains é extremamente seguro. Embora até hoje não tenha grandes problemas, é importante considerar a descentralização como um possível fator de risco.

Valorização

Outro ponto que merece destaque é a forma como se dá a valorização do Bitcoin. Como a lei da oferta e da procura é, basicamente, o único fator determinante para a valorização, isso faz com que o valor da moeda oscile bastante, ocasionando grandes desvalorizações do dia para a noite, por exemplo.

Ainda que, em um momento, o BTC esteja em alta, é um risco acreditar que o preço da moeda vai se elevar para sempre. Por isso, a cautela é importante, e deve estar sempre atrelada ao conhecimento específico do mercado.

Hackers

Embora até hoje não tenha sido registrado nenhum ataque direto significativo à blockchain e essa tecnologia seja considerada extremamente segura, a invasão e o ataque de pessoas mal intencionadas sempre podem ocorrer em exchanges desprotegidas ou mesmo nas transações peer-to-peer (P2P).

Também existe o risco de perda de dados da carteira de armazenamento dos ativos. Por isso, é importante encontrar um dispositivo seguro e ficar atento sobre a melhor forma de proteger seus Bitcoin. Esses são sempre riscos que devem ser considerados. 

Concorrência

Por fim, vale ficar atento à concorrência, uma vez que hoje o mercado tem mais de 20 mil opções de criptomoedas em circulação, sendo a Ethereum a principal concorrente do Bitcoin. Ao mesmo tempo que surgem novas tecnologias, também é preciso se atentar para as chamadas “shitcoins”, moedas sem fundamentos claros e que afundam o mercado.

No longo prazo, o BTC pode se tornar obsoleto à medida que projetos expandidos ganham força no mercado. Assim, é preciso ficar atento às novidades desse universo que se moderniza tão rapidamente.

Principais dicas para você investir em Bitcoin

Agora que você já tem mais informações, vamos ver as principais dicas para investir em Bitcoin? Confira!

Estude o mercado e os riscos

Como dito anteriormente, assim como qualquer investimento, investir em BTC e criptomoedas traz alguns riscos. Então, é preciso entendê-los muito bem e estar ciente das melhores formas de evitá-los. 

Se você não sabe como investir em cripto, o primeiro passo é estudar o mercado: os projetos, histórico de preços, cenário macroeconômico etc., já que tudo isso afeta a valorização da moeda. Converse com pessoas que atuam no setor, leia matérias e informativos sobre a área e busque por cursos e especializações antes de optar pela negociação direta. 

Seja cauteloso

Como o Bitcoin é considerado um investimento volátil, você precisa agir com cautela. Isso significa investir apenas um montante que não fará falta para você, evitando comprometer todo o orçamento caso a moeda venha a desvalorizar mais do que o previsto, por exemplo.

Comece aos poucos e, conforme você for entendendo mais sobre o mercado, vá aumentando as suas ações, mas sempre sem colocar em risco o seu patrimônio ou o da sua família.

Diversifique a carteira

Quem é investidor sabe da importância de diversificar os investimentos, e com as criptomoedas isso não poderia ser diferente. Além de ter o BTC sob posse, você pode apostar em outros ativos que estejam performando bem no mercado, como Ethereum (ETH), Tether (USDT), Cardano (ADA), Solana (SOL) etc.

Mesmo que a valorização dessas altcoins não seja tão estável como a do Bitcoin, ainda são ativos interessantes para o longo prazo, uma vez que utilizam tecnologias mais modernas e expandidas. Por outro lado, você estará protegendo o seu patrimônio das oscilações do mercado e poderá compensar uma perda com a alta de outra moeda.

Encontre uma boa exchange

As exchanges especializadas são plataformas voltadas para a negociação de criptoativos, e, portanto, são opções mais seguras na hora de investir de forma indireta. Ainda assim, é preciso ficar atento às empresas disponíveis no mercado, conhecendo a fundo sobre a reputação e as taxas incluídas nas transações.

Antes de começar a trabalhar com essas plataformas, pesquise sobre o seu tempo de existência, quem são os donos, o histórico da empresa, as taxas cobradas e o nível de segurança oferecido. Em geral, as exchanges podem cobrar tanto por taxa fixa quanto por comissão, além das taxas para retirada do dinheiro e transferência bancária. 

Conclusão

Como é possível observar, investir em BTC é uma tendência que deve durar muitos anos, afinal, está só no “começo”. Porém, para conseguir ganhar dinheiro dessa forma, é indispensável conhecer muito bem o mercado e agir com cautela, evitando investir somas exageradas de dinheiro que podem lhe causar possíveis prejuízos. 

Para negociar com segurança, é importante que você tenha um conhecimento mais avançado desse mercado e o auxílio de plataformas confiáveis e seguras de compra e venda, como a Ripio.