Voltar ao início

Entenda as diferenças entre criptomoedas e ações

Entenda as diferenças entre criptomoedas e ações

Entenda as diferenças entre criptomoedas e ações

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
23/9/22

Existem diversas semelhanças e diferenças entre o mercado tradicional e o de criptomoedas. Por isso, antes de começar a investir em um desses mercados, é preciso entender um pouco mais sobre cada um!

Explicaremos o que há em comum entre a bolsa de valores e as criptomoedas e as diferenças entre estes dois mercados. Siga a leitura!

Horário de funcionamento

Uma das principais diferenças entre a bolsa de valores e o mercado de criptomoedas é o horário de funcionamento.

Podemos dizer que o mercado de criptomoedas nunca dorme, isso porque ele funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, no mundo inteiro. Logo, o investidor tem a liberdade de optar pelo melhor horário para fazer suas negociações.

Na bolsa de valores, isso funciona de maneira diferente. O mercado tem um horário de abertura e de fechamento do pregão, e opera apenas de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

Volatilidade

A volatilidade das criptomoedas é um dos fatores que preocupa os investidores que desejam iniciar neste mercado.

No entanto, quem pensa que os preços das ações não sofrem com a volatilidade está enganado. As ações também estão sujeitas a mudanças de preços.

Mas não se preocupe, a oscilação não deve ser vista como algo negativo, visto que desta maneira os traders podem obter lucro de forma mais rápida.

De todo modo, lembre-se, caso esteja iniciando no mercado financeiro, comece investindo pouco.

Valores para iniciar no mercado

Quem vê o preço da unidade do Bitcoin fica assustado, mas calma, é possível comprar frações da criptomoeda.

Tanto no mercado tradicional quanto no de criptomoedas, você pode começar com menos de cem reais. No entanto, na bolsa de valores, as ações são negociadas em lotes, logo, você pode optar por comprar um lote integral ou fracionado.

Na BitcoinTrade, é possível iniciar com apenas R$25,00. Essa é uma boa opção para quem quer aprender sobre este meio.

Paciência

Paciência é a palavra chave caso esteja interessado em começar a investir.

A frase “não existe dinheiro fácil”, é a mais pura verdade. Você deve ter calma e esperar o momento certo tanto para comprar quanto para vender suas ações ou criptomoedas.

Nunca deixe que as emoções influenciem nas suas atitudes, logo, se houver uma queda no mercado não de desespere. Espere o timing certo para atingir um resultado satisfatório. Tomando as decisões com calma, dificilmente se arrependerá depois.

Perfil de investidor

Existem diferentes perfis de investidores. Cada tipo depende de alguns fatores como, por exemplo, a tolerância aos riscos e o tempo que se deseja investir. Por conta disso, antes de fazer qualquer aplicação, o ideal é identificar qual é o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou agressivo.

Segurança

A tecnologia que garante a segurança das criptomoedas é a blockchain, uma cadeia de blocos que funciona como um “banco de dados”. Nela ficam registrados para sempre todos os dados e informações de um determinado processo.

Já as bolsas de valores, apesar de serem seguras, já sofreram ataques de hackers. Em 2011, o grupo hacker Anonymous invadiu o site da Bolsa de Valores de Nova York, deixando-o lento por alguns minutos.

Descentralização

Ao contrário das bolsas de valores que dependem de regulamentações feitas pelo estado e necessitam de órgãos regulamentadores como o Bacen para funcionar, as criptomoedas possuem um sistema descentralizado, ou seja, não dependem de governo nem instituições.

Riscos

Em ambos os mercados o investidor está sujeito a riscos. Porém, para minimizar a chance de perder dinheiro, é necessário estudar sobre o mercado, saber analisar gráficos, começar investindo aos pouco, e ter paciência.

Nós criamos este conteúdo para você que quer fazer parte do universo cripto e ele pode ser a sua porta de entrada nesse novo mundo. Ainda não conhece a plataforma da Ripio? Acesse o site para se cadastrar e começar a fazer parte da nova economia digital.