Voltar ao início

Atualizações da Balancer

Atualizações da Balancer

Conheça as mudanças no protocolo Balancer e suas vantagens.

Tim Balabuch
Content Creator
5/12/22

As finanças descentralizadas (DeFi) deixaram de ser apenas um conceito e se tornaram realidade no ecossistema das criptomoedas graças à tecnologia dos contratos inteligentes (smart contracts) proporcionada pela blockchain da Ethereum. 

Com isso, vários projetos de DeFi também tiveram um grande impacto e crescimento em todo o mercado. Um deles é a Balancer, uma famosa exchange descentralizada (DEX) que permite que seus usuários negociem criptoativos sem a necessidade de intermediários. 

O que é Balancer

Desde o seu início, em setembro de 2019, a Balancer se posicionou como um dos 10 principais projetos de DeFi. Ela se destaca principalmente por ser como um fundo de index que é constituído por diferentes ativos. A Balancer faz isso por meio de pools de liquidez, onde você pode criar um portfólio com diferentes tokens ERC-20. 

Se você quiser saber mais sobre o que é e como funciona a Balancer, nós temos este artigo aqui na Launchpad que explica essa plataforma e a sua criptomoeda nativa. O que queremos trazer hoje são algumas atualizações importantes que aconteceram nesse projeto.

Atualizações importantes no tokenomics

Em março de 2022 foi implementado um novo tipo de tokenomics na Balancer, sendo conhecido como veBal. A proposta foi aprovada pela comunidade que incluiu também um novo modelo de governança.

O token nativo da Balancer é o BAL, mas apenas ter este token não dá aos seus detentos nenhum direito de voto ou outro benefício neste modelo de governança. Para ter acesso aos benefícios é necessário ser detentor do token veBAL.

Talvez o aspecto mais importante dessa atualização seja como conseguir o veBAL. Para isso, você precisa prover liquidez em um pool de 80% BAL e 20% ETH. Ao fazer isso, você receberá os tokens deste pool. Com eles em mãos, você deve travá-los. O tempo de trava pode variar entre 2 semanas, 1 mês, 3 meses, 6 meses ou até 1 ano. Quanto mais tempo você travar os tokens do pool de liquidez, mais veBAL receberá.

Vantagens do veBAL

Quem possui este token recebe 10% das emissões semanais de $BAL. Além disso, também recebe 75% da receita do protocolo — este é um ponto muito importante, porque a Balancer segue o modelo de Real Yield, algo que já comentamos aqui

Os holders de veBAL ainda têm direitos de governança no ecossistema, sendo que este modelo se assemelha muito à dinâmica do protocolo Curve.

O modelo de tokenomics apresentado pela Balancer é inovador e responde a uma necessidade do mercado, já que, geralmente, quando se fala de travamento de tokens há uma redução de liquidez neste ecossistema. Mas, ao associar o veBAL a uma pool, a Balancer cria um incentivo para o aumento de liquidez. Dessa maneira, este novo tokenomics é significativamente mais eficiente na captura de liquidez quando comparado à típica mineração de pools.

Outro ponto positivo deste modelo é que ao expor os usuários ao token ETH, cria-se uma redução significativa do impermanent loss (perda impermanente) quando comparamos com as pools comuns, onde os tokens são divididos meio a meio.

Fonte: Balancer

Em suma, este modelo novo apresentado pela Balancer cria uma liquidez sustentável e, principalmente, de longo prazo, reduzindo os custos para outras DAOs (organizações autônomas descentralizadas) e protocolos que queiram adicionar veBAL ao seu tesouro. Além disso, o usuário varejo tem a oportunidade de se expor a um ativo com benefícios práticos e claros de maneira sustentável e relativamente simples.

Há ainda outras atualizações do ponto de vista mais técnico, mas acredito que os pontos apresentados neste artigo são os mais importantes para o leitor comum, e também são suficientes para gerar o interesse nos leitores mais técnicos. 

A Balancer vem implementando várias atualizações importantes e ganhando importância no ecossistema de criptomoedas, por isso estamos aqui para comentar essa e as outras futuras atualizações deste protocolo aqui na Launchpad.