Voltar ao início

Aplicações e projetos em finanças regenerativas (ReFi)

Aplicações e projetos em finanças regenerativas (ReFi)

Conheça os tipos de aplicações práticas e os principais projetos ReFi que podem mudar o mundo.

Tim Balabuch
Content Creator
28/6/23

As finanças regenerativas (ReFi) é um campo emergente que busca integrar atividades regenerativas, seja no campo social ou no ambiental, coordenando esforços e recursos globais através da blockchain.  

Essa abordagem tem o objetivo de alinhar os investimentos e as práticas de coordenação social com a criação de valor sustentável ao longo prazo. Isso significa direcionar investimentos para projetos, comunidades e empresas que têm o potencial de regenerar recursos naturais, melhorar a qualidade de vida das comunidades locais e promover modelos de negócios resilientes e equitativos.

Tipos de aplicações básicas em ReFi

As aplicações que podem ser feitas nos projetos regenerativos são vastas, podendo atuar em diversos setores da sociedade, indo desde projetos de regeneração do tecido social desgastado em alguma comunidade carente até na ajuda no desenvolvimento de projetos que se propõem a reparar áreas devastadas por atividades extrativistas de recursos naturais. 

Dentre as diversas aplicações utilizadas em finanças regenerativas podemos citar: 

Empréstimos descentralizados (DeFi Loans)

São plataformas que permitem que os usuários concedam e solicitem empréstimos diretamente entre si, sem a necessidade de intermediários tradicionais (como os bancos). Isso possibilita o acesso a recursos financeiros de forma mais rápida, transparente e inclusiva, permitindo que pequenos agricultores, por exemplo, consigam manter as suas atividades sem depender das instituições financeiras. 

Mercados de financiamento (Funding Markets)

Essas plataformas conectam investidores a projetos ou empreendimentos com fins sociais e ambientais. Por meio desses mercados, os investidores podem financiar iniciativas alinhadas com os seus valores e objetivos, contribuindo para a regeneração econômica e social.

Tokens de impacto (Impact Tokens)

São tokens criados para representar o impacto positivo gerado por um projeto. Eles permitem que os investidores avaliem e rastreiem o impacto das suas contribuições e também promovam a transparência nas iniciativas de ReFi. Os projetos que utilizam esse recurso costumam utilizar tokens não-fungíveis (NFTs). 

Projetos de ReFi 

Quando falamos em ReFi é muito comum encontrar projetos focados no comércio de crédito de carbono. Aliás, o uso da blockchain neste setor é fundamental para a melhoria de alguns aspectos, como a transparência. No entanto, existem diversos projetos interessantes ao redor do mundo como a Green World, Nossa Terra Firme e ReFi Spring, que fazem um trabalho incrível no ecossistema, como iremos falar brevemente a seguir. 

Green World

O trabalho da Green World gira em torno da agroecologia, que combina a agricultura com árvores e outras plantas benéficas, com o objetivo de ajudar as comunidades em dificuldades a prosperar por meio de soluções baseadas na natureza e combater as mudanças climáticas para melhorar a saúde da biosfera compartilhada.

O escritório central do projeto fica no Quênia, onde foram estabelecidos 100 programas de eco-escolas que ofereceram treinamento para os agricultores sobre a saúde das mulheres e das crianças, e também sobre os meios de subsistência rurais.

Nossa Terra Firme

A Nossa Terra Firme é uma consultoria estratégica brasileira dedicada à implementação de projetos de sustentabilidade que utiliza abordagens inovadoras, pesquisa aplicada e modelos de bioeconomia. 

Parte desse trabalho é possível devido à utilização da tecnologia blockchain no desenvolvimento de tokens de impacto para causas sociais e ambientais. Esse trabalho deu ao projeto uma certificação do primeiro grupo indígena de ETH Developers no Brasil. 

ReFi Spring

A ReFi Spring é uma organização que visa capacitar e dar suporte às pessoas que fomentam o movimento ReFi ao redor do mundo. As iniciativas são focadas em eventos, cursos e discussões sobre projetos que estão sendo desenvolvidos em um determinado local. Dessa forma, a ReFi Spring é um facilitador para que esses eventos possam existir e alcançar os seus objetivos. 

O suporte dado pela organização vai desde treinamentos sobre marketing, cursos sobre ReFi, curadoria de conteúdo sobre o tema, contatos com especialistas da área e incentivos financeiros para um pontapé inicial. O projeto tem alcance mundial e mantém grupos ativos em praticamente todos os continentes do mundo.  

Considerações finais

Como diversos outros setores do ecossistema, as finanças regenerativas ainda engatinham, possuindo muito espaço para desenvolvimento e crescimento. 

Os desafios impostos pelas mudanças climáticas e sociais podem encontrar no uso da blockchain um sistema mais eficiente para a coordenação de pessoas e de recursos focados em regenerar o nosso planeta. Resta ver como essas iniciativas irão se consolidar ao longo dos anos.