Voltar ao início

Adicionamos SOL, a criptomoeda da Solana

Adicionamos SOL, a criptomoeda da Solana

Agora você pode negociar o utility token SOL da rede Solana direto de sua carteira. SOL é uma das maiores criptomoedas por capitalização de mercado, e uma grande stablecoin.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
8/6/22

SOL é a criptomoeda nativa da rede Solana, um dos novos tokens que podem ser negociados na Ripio pelo site ou pelo aplicativo, além de poder enviar e receber direto em sua carteira. 

A SOL é uma das 10 maiores criptomoedas por capitalização de mercado e é muito conhecida por ser uma grande concorrente da Ethereum (ETH), a segunda maior criptomoeda. Seu sucesso está relacionado com as possibilidades de uso que a Solana oferece, sendo uma blockchain sólida, escalável e mais rápida para operar smart contracts (contratos inteligentes). É possível desenvolver diversas ferramentas na rede.

O que é SOL e para que serve?

SOL é um utility token usado principalmente para pagar comissões ao operar com os dApps do ecossistema Solana. Também permite ser usado para pagar taxas ao criar dApps, programar contratos inteligentes, minerar NFTs e realizar transferências de valores na blockchain.

O token pode ser negociado em exchanges, trocados por moeda fiduciária ou utilizado em operações DeFi. A Rede Solana tem uma grande diversidade de produtos e serviços descentralizados (como Orca ou Solend), marketplaces de criptoarte e NFTs (Magic Eden, Solanart) e jogos blockchain (DeFi Land).

A Solana funciona através do método de consenso Proof-of-Stake (PoS, prova de participação) e validação por meio de Proof-of-History (PoH, prova de história), de modo que o token SOL permita que os usuários participem e garantam o funcionamento da rede por meio do staking, em que o usuário bloqueia uma quantia da moeda SOL para colaborar com a segurança e em troca, recebe recompensas em SOL. 

E como em muitos outros casos de tokens nativos de redes blockchain, o SOL também permite que você participe da governança e votação para atualizações e modificações da rede Solana. 

O que é a rede Solana e como ela funciona?

Solana é uma rede blockchain descentralizada que permite a programação de smart contracts (contratos inteligentes). Começou a ser desenvolvida em 2017 por Anatoly Yakovenko, que iniciou o trabalho para ter uma rede robusta o suficiente para funcionar de forma sincronizada como se fosse um único nó. 

A blockchain Solana era pública e operacional em 2020, foi adquirida pela Solana Labs, responsável pelo crescimento do núcleo Solana, e pela Fundação Solana, que se preocupa com o suporte da comunidade e do desenvolvimento da rede.

A Solana oferece algumas possibilidades de uso semelhantes a outras redes: contratos inteligentes, dApps, transações, criação de tokens e NFTs (tokens não fungíveis). A diferença está no desempenho da rede que é mais rápida e robusta, sustentada por uma arquitetura complexa com validação de Proof-of-History e Proof-of-Stake. 

Isso significa que a Solana mantém uma operação sólida porque todos os nós participantes estão alinhados temporalmente no mesmo processo (Proof-of-History), e também usa o sistema de votação e reputação para guardar tokens para validação (Proof-of-Stake). 

O Proof-of-History é utilizado para manter as transações mais rápidas e aumentar a velocidade da rede Solana. Além de funcionar registrando operações e determinando o tempo decorrido entre elas.

Ambos métodos de consenso, quando são utilizados juntos, facilitam a seleção dos próximos usuários que serão validadores de um bloco, já que gastam menos tempo validando a ordem das transações. 

Por sua velocidade e solidez, a Solana supera outras redes similares e consegue combinar uma estrutura flexível o suficiente para desenvolver todo tipo de aplicações, e também pode transferir valor rapidamente com custos mais baixos.

Como comprar SOL em reais no Brasil?

A criptomoeda da Solana (SOL) está disponível em nosso site e no aplicativo para ser negociada. Vale ressaltar que para comprar criptomoedas na Ripio, você precisa de uma conta ativa e com saldo em reais. Além de comprar e vender SOL, você também poderá receber e enviar da sua carteira.

  1. Se você não possui uma conta Ripio, faça o cadastro em nosso site ou baixe o aplicativo via Android, ou iOS.
  2. Ative sua conta
  3. Faça o depósito por meio de transferência bancária via PIX.
  4. Na carteira ou no módulo de compra, insira a quantidade de SOL que deseja e siga as instruções para confirmar a compra.

Lembre-se que além de holdear SOL, você também pode realizar staking, converter em moeda fiduciária, trocar por outros tokens e criptomoedas, ou realizar trade em exchanges.

Tem dúvidas de como comprar SOL na Ripio? Mande uma mensagem.