Voltar ao início

O que são as DEXs

As exchanges descentralizadas ou DEXs permitem que você troque tokens de forma automatizada, diretamente na blockchain e sem a necessidade de intermediários ou transferência de controle de suas criptomoedas para uma empresa.

Por que eles são tão importantes? Além de as comissões serem menores, as DEXs permitem a troca de tokens ou criptos por outros, de forma rápida e fácil. Isso é super importante na DeFi, onde a oferta de benefícios de um protocolo ou de outro pode mudar com frequência. Assim, pode obter os tokens que oferecem o melhor rendimento ou desempenho, o mais rápido possível.

As transações em DEXs são diretas e ocorrem em interfaces simples e amigáveis. Mas eles são executados por meio de contratos inteligentes e são registrados de forma automática e permanente na blockchain, publicamente e visíveis a todos, mas protegendo a privacidade dos usuários.

Qué son los dexes
Entre outras coisas, as dex permitem trocas automatizadas, a partir de fundos contribuídos pelos usuários.

DApps, Aplicativos Descentralizados 

A criação das criptomoedas revolucionou a maneira de entender o dinheiro. Mas a evolução da tecnologia blockchain originou muitos outros tipos de recursos que vão além do uso monetário.

Ser capaz de criar software que roda na blockchain abriu um mundo de oportunidades para desenvolvedores, empresas e entusiastas. Esses aplicativos são conhecidos como dApps, ou aplicativos descentralizados.

A descentralização é uma característica fundamental para não depender de nenhum controle central. Portanto, DApps são programas abertos e acessíveis a todos e não requerem servidores centrais.

Em comparação com os aplicativos centralizados tradicionais, os aplicativos descentralizados têm vantagens, como imutabilidade de dados ou solução do problema de confiança. É que, enquanto o software padrão é criado e controlado por uma empresa ou entidade, uma "autoridade central" que pode alterar seus termos e condições a qualquer momento, em vez disso, nos DApps todo o processo está à vista, ele é aberto.

Na verdade, esses aplicativos podem ser auditados, pois seu código aberto está disponível ao público em geral para descobrir como funcionam e o que fazem com nossos dados e fundos.