Voltar ao início

Benefícios da DeFi

Benefícios da DeFi

As duvidosas "vantagens" da banca tradicional. Como obter rendimento com criptomoedas. Mercados que nunca fecham. A independência do ecossistema DeFi.

February 8, 2022

Quando alguém tem dinheiro em uma conta bancária, pode acessar a qualquer momento. Mas você também pode imobilizá-lo por um prazo fixo, uma espécie de depósito que permite receber juros.

Ao mesmo tempo, os bancos usam esse dinheiro para entregar em empréstimos pessoais a outros clientes, ou mesmo as empresas. E cobram uma taxa de juros dos clientes desses empréstimos, mas só uma parte dessa diferença é repassada aos poupadores em termos fixos.

O sistema tradicional apresenta isso como um "prêmio" ou "benefício" para o cliente, mas na realidade os juros obtidos nos depósitos são mais que uma parcela descontada da comissão ganha pelo banco ao emprestar esse dinheiro a terceiros.

Ao contrário do modelo centralizado, os protocolos de empréstimos DeFi (como AAVE) permitem que você obtenha um retorno sobre as criptomoedas, mantendo os fundos sob seu controle e propriedade. Eles podem ser depositados em carteiras de liquidez ou de lending e retirados quando se quiser ou precisar, cobrando o que foi ganho como comissão ou juros até o momento.

Muitos jogos play-to-earn têm seus próprios sistemas de staking, que garantem a estabilidade e capitalização do projeto, para continuar crescendo no ecossistema de jogos NFT. O Axie Infinity, por exemplo, permite fazer staking de AXS, seu token de governança.


Que vantagens tem a DeFi

- Permite fazer empréstimos, negociar tokens e gerar rendimento com criptomoedas de forma segura, privada e transparente.

- Como tudo funciona em contratos inteligentes da blockchain, não é necessário ceder o controle dos ativos a nenhuma instituição, banco ou instituição financeira.

- Ao eliminar os intermediários, é perfeitamente possível obter um rendimento maior que o do sistema financeiro tradicional.

- Os contratos inteligentes garantem que os acordos sejam previsíveis e invioláveis

- Muitas vezes, o tempo de operação é mais rápido do que o do sistema financeiro tradicional. Além disso, o mercado cripto nunca fecha. 

- As comissões, rendimentos e o bom funcionamento do ecossistema não são afetados pelas políticas monetárias ou econômicas de qualquer estado, nem estão vinculadas aos ciclos do sistema financeiro tradicional.