Voltar ao início

DAI

DAI

Contratos inteligentes e regulação de preços DAI. Como funciona seu mecanismo de compensação de valor. Firmeza da estabilidade do CDI ao longo do tempo.

DAI é uma stablecoin cujo valor está lastreado ao do dólar americano e que faz parte da comunidade de desenvolvimento descentralizado MakerDAO.

As DAIs são apoiadas por um smart contracts de CDP (Obrigação de Dívida Colateralizada - Collateralized Debt Obligation), um tipo de contrato inteligente que garante a estabilidade do sistema e de preços. E que é baseado na blockchain Ethereum, então todas as informações sobre o projeto e seu funcionamento são públicas.

O que distingue a DAI das outras stablecoins é seu mecanismo de compensação de valor, no qual nenhuma organização central intervém. Por outro lado, o contrato inteligente já contempla desde sua origem todas as variáveis ​​que lhe permitem funcionar.

DAI
A DAI possui um sistema próprio para evitar a volatilidade, com o qual garante uma variação mínima.


De acordo com essa compensação programada, se o preço do DAI cair abaixo do dólar, os usuários são recompensados ​​por reter seus DAIs a uma taxa de juros, e o custo de criação de novos DAIs também aumenta. Dessa forma, a emissão é desestimulada, geram-se escassez e o preço volta a se estabilizar em US$ 1.

Se o preço do DAI ultrapassar o dólar, é revertido. A criação de novas DAIs torna-se mais barata e a taxa de compensação é reduzida, o que estimula a criação de DAIs e diminui o preço.

De qualquer forma, essas variações são mínimas: durante 2021, o preço esteve sempre entre 0,99 e 1,01, apenas com frações abaixo ou acima desses valores.


Se você quiser saber mais sobre o DAI, consulte nosso guia completo sobre stablecoins.