Voltar ao início

Criptoativos: O que são e como investir

Criptoativos: O que são e como investir

Você sabe o que são criptoativos? Toda criptomoeda é um criptoativo?

Luana Miyuki
Content Analyst
5/12/22

O universo cripto ainda gera muitas dúvidas, em especial por causa da grande quantidade de palavras e dialetos próprios. Por isso, se você é um investidor iniciante e está perdido nas nomenclaturas, vamos começar pelo grande agregador desse mercado: os criptoativos

Engana-se quem pensa que eles representam apenas as moedas digitais, como o Bitcoin e o Ethereum. Apesar de serem muitas vezes utilizados como derivativos pela mídia, criptoativos e criptomoedas são diferentes entre si.

Para que você compreenda o tamanho de cada termo no contexto do universo cripto, preparamos um guia com as principais informações sobre o tema. Confira a seguir!

Entenda o que são criptoativos

Os criptoativos são representações digitais de valores transacionados no meio virtual. Ou seja, eles representam todas as opções de ativos desse formato, desde criptomoedas, tokens, blockchains e outros protocolos. Para fins regulatórios, um criptoativo é definido pela Receita Federal como:

“Uma representação digital de valor, denominada em sua própria unidade de conta, cujo preço pode ser expresso em moeda soberana local ou estrangeira, transacionado eletronicamente com a utilização de criptografia e de tecnologias de registros distribuídos, que pode ser utilizado como forma de investimento, instrumento de transferência de valores ou acesso a serviços”. 

O criptoativo não passa apenas pelo processo de mineração, mas engloba diversos outros protocolos de emissão e segurança em redes blockchain. Dependendo do projeto, esses ativos podem ser utilizados tanto para a compra de serviços dentro de uma plataforma como por meio de troca entre os usuários.

O token MRK, por exemplo, é um protocolo que permite aos usuários ter voz e definir futuras práticas na plataforma descentralizada MakerDAO. Ao injetar uma quantidade de tokens específicos para essa finalidade, os participantes podem realizar votações e decidir sobre estratégias de negócios.

Criptoativos e criptomoedas: qual é a diferença?

Conseguiu compreender a diferença entre criptoativos e criptomoedas? Se ainda está confuso, vamos para uma explicação prática. Enquanto um criptoativo engloba diferentes tipos de ativos (tanto criptomoedas como stablecoins, tokens e plataformas), a criptomoeda representa um único ativo.

Uma criptomoeda é um tipo de criptoativo. O contrário não se aplica, afinal, há diversos tipos de criptoativos no mercado. A única semelhança entre eles é o fato de estarem inseridos em meio digital e protegidos por criptografia, enquanto funcionam por meio da tecnologia blockchain.

Os principais tipos de criptoativos

Criptomoedas

As criptomoedas são o tipo de criptoativo mais conhecido no mercado. Sua principal finalidade é servir como meio de pagamento em transações financeiras em ambientes digitais e também como ativo de valor. 

Ao contrário do dinheiro “real” que estamos acostumados a utilizar no dia a dia, as criptomoedas existem apenas virtualmente e funcionam de maneira descentralizada. Isso significa que não há uma instituição ou banco regulamentando o seu uso. Cada transação é aprovada por meio de códigos organizados em formato de blocos.

As criptos mais conhecidas são o Bitcoin, o Ethereum e o Litecoin, mas, atualmente, há mais de 15 mil moedas digitais disponibilizadas no mercado. Confira uma lista com as principais criptomoedas.

Tokens

Outro criptoativo que vem ganhando espaço no mercado são os chamados tokens digitais, ativos criados para serem utilizados em ações específicas no universo de uma plataforma ou protocolo. Ao contrário das criptomoedas, os tokens não precisam de uma blockchain própria para serem emitidos, e também não podem ser trocados por dinheiro real.

Os tokens geralmente são utilizados como meio de troca para que usuários participem de ações envolvendo um determinado protocolo. Dentro dessa categoria, há duas modalidades principais: os utility tokens e os security tokens

Os tokens de utilidade servem para acessar determinada plataforma e podem ser trocados por algum produto ou serviço. É o caso dos fan tokens de clubes esportivos, que oferecem ao usuário a oportunidade de participar de ações do seu clube do coração. Já os security tokens têm garantia de valores mobiliários e servem como garantia dos negócios realizados. 

Por fim, uma das modalidades de tokens mais difundidas da atualidade é os não fungíveis – os famosos NFTs! Saiba o que é NFT e como comprar.

Saiba como investir em criptoativos

Agora que você já conhece os principais criptoativos do mercado, deve estar se perguntando como investir nessa modalidade. Há duas maneiras: por meio de uma exchange especializada ou mesmo de forma direta com outros usuários (o chamado p2p).

Para utilizar uma exchange de criptos, você deve realizar um cadastro e depositar saldo suficiente para a compra de ativos. Mas, atenção: lembre-se de pesquisar pela reputação das plataformas antes de realizar uma transação e garanta-se de que a opção é confiável. 

Quais cuidados tomar

O mercado de criptoativos vem ganhando cada vez mais adeptos, seja por interesse de diversificação, seja por curiosidade e objetivos de longo prazo. A primeira informação que você deve ter em mente é que o investimento em criptomoedas ou tokens é de alto risco – o que significa grande volatilidade e incerteza.

Antes de negociar criptos, descubra qual é o seu perfil de investidor. Como as criptos podem oscilar em um espaço curto de tempo, as estratégias adotadas devem ser feitas com base em planejamentos certeiros. Também é importante não aportar dinheiro demais em um só ativo, da mesma forma que acontece com outros investimentos de renda variável. 

O mercado de criptoativos e sua regulamentação

Muito se fala sobre a regulamentação do mercado cripto. Devido ao fator descentralizador, muitos países têm debatido formas de regulamentar os criptoativos, a fim de controlar sua emissão e expansão, além de garantir maior segurança para os investidores. 

No Brasil, apesar de não haver regulamentação específica para ativos digitais, já há alguns movimentos sendo tomados desde 2019. Por meio da Instrução Normativa 1.888, da Receita Federal, qualquer corretora que trabalhe com negociação de moedas digitais deve informar os dados de todas as transações de seus clientes ao Fisco. 

Além disso, você deve declarar seus criptoativos no Imposto de Renda anualmente, além de pagar tributos em caso de vendas e lucros acima de R$ 35 mil.

Conclusão

As exchanges de criptomoedas oferecem aos investidores uma alternativa segura para a compra e venda de criptoativos. Por meio delas, é possível negociar criptomoedas de forma prática e sem a necessidade de grande conhecimento em blockchain.